Consumidor-o-consumidor-no-centro-de-sua-empresa-1524x1017 Consumidor 4.0: o consumidor no centro de sua empresa

O consumidor 4.0 é resultado de todos os meios que possui a sua disposição. Esse perfil é marcado por possuir características muito específicas, como o alto nível de exigência, adaptação ao meio digital e pelo seu amplo acesso à informação.

Nos dias de hoje, apenas vender um produto não basta. É de extrema importância que a sua empresa consiga criar uma experiência e envolvimento, por meio de suas plataformas digitais, para assim atrair o seu consumidor.

Será que a sua empresa está pronta para atender esse tipo de cliente? Leia e entenda tudo sobre o consumidor 4.0!

Como os hábitos de consumo mudaram?

As empresas devem se adaptar as modificações realizadas no perfil de seus clientes. Com a sua facilidade ao acesso à informação e mudança na cobrança por produtos, as marcas têm se movimentado e estudado para oferecer soluções às necessidades e desejos das pessoas.

Segundo levantamento realizado pelo NGN Intelligence, 71% dos consumidores preferem a modalidade online em relação às comprar em lojas físicas, o que significa que os meios online estão cada vez mais importantes no dia a dia das pessoas, fazendo com que haja imersão das empresas nesse mundo digital.

Mas afinal, quem é o consumidor 4.0?

O fato de o consumidor ter fácil acesso à informação fez com que as empresas mudassem a sua postura. Agora, as marcas precisam se adaptar ao cliente, não só com a produção de produtos diferentes, mas se comunicando e se mostrando presente, inovando e trabalhando com todos os diferentes canais de comunicação.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, novos produtos de empresas de grande consumo costumam falhar ainda em seu primeiro ano. Uma das razões para isso é que as marcas não se preocupam a resolverem as principais necessidades ou frustações das pessoas, que estão cada vez mais exigentes quanto essas novidades.

Isso comprova o quão importante a posição do público-alvo se tornou para o sucesso de um produto. O consumidor deve estar no centro das estratégias das empresas, que devem passar a ter uma comunicação em tempo real e multifacetada, ao invés da tradicional bilateral.

Quais as principais dicas de relacionamento com o consumidor 4.0?

Confira as nossas dicas para se destacar nessa nova realidade de mercado:

  • Procure ouvir o consumidor

Uma das principais mudanças que precisam ser feitas para se adaptar aos consumidores 4.0 é passar a compreender quem são as pessoas que a sua empresa possui como clientes.

É preciso utilizar desses conhecimentos sobre o seu público-alvo para criar uma imagem nas plataformas digitais que transmita transparência e foque na construção de relações duradouras com o consumidor.

  • Tenha presença ampla em diversas redes sociais

Para que a empresa consiga se comunicar de forma eficiente com consumidores 4.0, é preciso que a marca diversifique seus canais de atendimento.

Seja Email, Whatsapp, Instagram, Facebook ou até Twitter. A marca precisa estar preparada para atender qualquer demanda.

Para isso, é muito importante que a empresa estabeleça uma imagem organizacional, de forma que ofereça o mesmo conteúdo em todos esses canais de comunicação, mas se adaptando a cada um deles.

Por exemplo, a sua empresa pode adotar uma linguagem mais informal e humorística no Twitter, já que é mais utilizado pelo público jovem, porém, não pode aplicar a mesma estratégia no Email.

  • Atraia pelo Inbound Marketing

Os consumidores da nova realidade de mercado absorvem diversos conteúdos na Internet, desde vídeos a postagens em blogs, por isso é importante que a sua empresa esteja presente também nesses formatos de transmissão de informação. Esse conceito de captação de audiência é base do estudo do Inbound Marketing, que traz o público pela ideia de valor.

  • Faça a união dos universos online e offline

Por ser um nativo digital, o consumidor 4.0 espera que as marcas estejam presentes no mundo digital e real, da forma mais natural possível.

A empresa deve usar de seus meios de propagandas, como outdoors, de forma que transmita a mesma mensagem que as suas plataformas digitais, além de também atrair os consumidores a conhecê-las, gerando mais engajamento.

  • Interaja com o público

O consumidor 4.0 deseja a interação com suas marcas favoritas. Isso lhe da a sensação de que é mais do que uma simples relação de compra. Ele se sente importante e tem a sensação de que a sua opinião gera impacto nas decisões da empresa.

Esse engajamento tem grande importância nas estratégias de marketing das empresas atualmente. Como indicador, ele mostra o quão envolvido o seu público demonstra estar nas redes sociais e o ajuda a criar as melhores estratégias para atrair o consumidor.

Agora que você já sabe tudo sobre os consumidores 4.0, é hora de começar a definir as suas estratégias para aumentar ainda mais o lucro de sua empresa!

Leia também: Como vender nas redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros