Além-das-redes-sociais...4-1524x1016 Além das redes sociais...

Que as redes sociais fazem parte da vida da maioria dos indivíduos, não é novidade nenhuma para ninguém, não é mesmo? Além de serem um ótimo meio de comunicação para as pessoas em geral, pode ser um canal importantíssimo para o sucesso das empresas.

Através delas, as corporações são capazes de aumentar a sua cartela de clientes, além de também conseguir ter um contato mais próximo com eles.

Se você já conhece as estratégias de Inbound Marketing, provavelmente sabe que as mídias sociais compõem um canal importante dentro de uma estratégia de sucesso.

Quer saber por que e como elas podem auxiliar no sucesso da sua empresa? Leia a matéria e descubra!

Antes de tudo, relembre o conceito de Inbound Marketing

Traduzindo livremente, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração, ou seja, é a estratégia idealizada para atrair o interesse do público de forma natural, através de conteúdos que sanem necessidades e dúvidas sobre determinado assunto e a respeito do produto/serviço proporcionado pela empresa.

Essa estratégia pode ser dividida em 4 partes:

  • Atrair novos visitantes para o seu site (usuários);
  • Convertê-los em contatos, ou seja, leads;
  • Transformá-los em clientes;
  • Conquistá-los de forma que se transformem em embaixadores da marca.

Ok, mas… onde as redes sociais se tornam tão importantes nesse processo?

As mídias sociais possuem um papel importante em todas as etapas do Inbound Marketing. Se você parar para pensar na quantidade de pessoas que utilizam as redes sociais hoje em dia, vai entender essa importância.

Segundo uma pesquisa realizada pela GlobalWebIndex, o Brasil é o 2º país no mundo em que os indivíduos passam mais tempo navegando nas redes sociais. São 150 minutos, em média, por dia, sempre procurando por entretenimento, informação, interação e, é onde a sua empresa entra, consumo.

Além-das-redes-sociais...2 Além das redes sociais...

Quando você cria um material rico, como um eBook, um guia ou um infográfico, ou até mesmo um post para um blog, a divulgação é essencial para que ocorram conversões. Pensando nisso, dá para compreender que as redes sociais podem cumprir esse papel com excelência, não é mesmo?

E o legal é que você pode fazer isso de diversas maneiras, como por exemplo:

  • Utilizar um meme que está fazendo muito sucesso para divulgar o seu material rico;
  • Elaborar um vídeo interessante para expor um infográfico;
  • Montar enquetes relacionadas com assuntos do blog de sua empresa para aumentar o seu engajamento.

Fora diversas outras ações que você pode idealizar. Lembre-se de abusar da criatividade nesse processo!

Contudo, além de divulgar os seus conteúdos e criar uma base de fãs, é importante ter em mente que não tem como a sua empresa ter controle total da audiência nas redes sociais.

Por isso, para não perder nenhuma oportunidade e manter o contato com os seus seguidores, é essencial que você transforme os usuários em leads e os insiram em fluxos de nutrição, que podem ser realizados através de email marketing, por exemplo, para que continuem tendo acesso a informações sobre o produto/serviço de sua empresa.

Nesse momento, você já poderá se relacionar com esses possíveis clientes através de dois canais, redes sociais e email.

Além-das-redes-sociais... Além das redes sociais...

Mas afinal, como transformar os usuários em Leads?

Antes de tudo, você sabe o que são Leads? Bom, na linguagem do Marketing Digital, é um potencial cliente que em algum momento deixou dados de contato para a sua empresa.

Mas como transferir esses indivíduos para as plataformas de marketing que farão a gestão desses leads, automatizando as ações de marketing digital e com isso melhorando o desempenho da sua estratégia, como o RD Station?

Uma das estratégias mais utilizadas por corporações do mundo inteiro é o uso de “iscas digitais”, capazes de direcionar essas pessoas para uma Landing Page (página de captação de leads), onde o usuário poderá realizar uma conversão, e em troca de algo, como um guia, ebook ou até mesmo um quiz, deixará os seus dados de contato e fará parte da sua base de Leads.

Além-das-redes-sociais...3-1524x1017 Além das redes sociais...

Essa conversão acontece quando o indivíduo disponibiliza alguns dados muito importantes, como nome e email. Com eles, a sua empresa é capaz de criar conteúdo personalizado e nutrir o Lead com o objetivo final de transformá-lo em um cliente fiel e embaixador de sua marca.

Como anda a interação da sua empresa nas redes sociais? Vocês as utilizam com os objetivos descritos acima? Ainda não?! Não perca tempo e comece agora mesmo!