187_1-1524x1524 Inside sales: conheça 4 benefícios para a sua empresa

O inside sales anda ganhando muita força no Brasil nos últimos anos. Trata-se de uma estratégia de vendas remota que permite uma melhora considerável nos resultados e menores custos quando comparado ao processo de vendas tradicional.

Interessante, não é mesmo?

Leia e saiba tudo sobre essa estratégia!

Confira também: Além das redes sociais…

O que é inside sales?

O termo inside sales vêm da língua inglesa e significa “vendas internas”. A estratégia consiste em trazer os vendedores que atuariam exclusivamente na rua para dentro da empresa, onde terão a tarefa de entrar em contato com os clientes de forma remota para passar as informações a respeito dos produtos.

Além disso, trata-se da venda que ocorre somente à aquelas pessoas que, de uma forma ou de outra, demonstraram interesse naquilo que a empresa está disponibilizando.

Esse interesse pode se manifestar por:

Inside-sales-conheça-4-benefícios-para-a-sua-empresa Inside sales: conheça 4 benefícios para a sua empresa

Por esses motivos o inside sales atua muito bem em conjunto com estratégias como o marketing de conteúdo, que busca informar o cliente com a utilização de e-books, infográficos, artigos, formulários e outros materiais informativos e, ao mesmo tempo, consegue dados valiosos sobre os possíveis consumidores.

Inside sales x Telemarketing

É muito comum acabar confundindo essa estratégia com o telemarketing, porém as duas são totalmente diferentes.

Enquanto o telemarketing realiza um contato um tanto quanto exagerado com o público, com o objetivo de vender os mais variados produtos via telefone, a técnica de inside sales é menos intrusiva e mais informativa. Ela utiliza diversos contatos, seja por telefone ou por outros meios de comunicação, como as redes sociais, fazendo com que o cliente tenha mais conhecimento sobre o produto ou serviço em questão.

Inside-sales-conheça-4-benefícios-para-a-sua-empresa4 Inside sales: conheça 4 benefícios para a sua empresa

4 benefícios do modelo inside sales para a sua empresa

Inside-sales-conheça-4-benefícios-para-a-sua-empresa2 Inside sales: conheça 4 benefícios para a sua empresa

  • Redução de Custos de Aquisição de Clientes

Um dos grandes benefícios do modelo de vendas internas, ou inside sales, é a redução do custo de aquisição do cliente.

Enquanto ter uma equipe de vendas nas ruas gera um custo muito grande e os resultados nem sempre são satisfatórios, o inside sales utiliza as facilidades criadas pelo uso de tecnologias e estratégias, como o Inbound Marketing, para aumentar a produtividade, ou seja, vender mais em menos tempo e com um custo muito reduzido.

  • Aumenta a produtividade do time de vendas

A redução do item acima está diretamente relacionada com o aumento da produtividade dos seus vendedores. Para entender, é só pensar em um único fator: o deslocamento.

Pensando nas grandes metrópoles, é praticamente impossível fugir do congestionamento. Então, como os vendedores conseguirão atingir as suas metas de visitas de clientes diárias, semanais e mensais se perdem boa parte do tempo presos dentro do carro?

Por esse motivo, o sistema de vendas interna pode ser uma boa opção, já que não existem fatores externos que atrapalharão no rendimento do seu time de vendas. Caberá unicamente ao time comercial realizar o maior número de ligações possíveis, enviar emails e fazer tantas demonstrações possíveis dentro da rotina de vendas!

  • Facilidade de implementação para os colaboradores

O avanço dos meios tecnológicos modificou os processos no trabalho, mas ela também faz, é claro, parte do dia a dia de praticamente todas as pessoas. Por isso, apesar de representar uma mudança significativa no modo de trabalhar, a estratégia de inside sales é baseada naquilo que todos os funcionários conhecem muito bem e, portanto, é fácil de implementar para a equipe de vendas.

  • Captação e conversão de um número maior de leads

A estratégia de vendas internas, especialmente quando consideramos que ela permite à equipe trabalhar conectada o tempo todo nos sistemas de gestão da empresa, possibilitam a captação de um maior número de leads.

Tendo como base as informações colhidas pelo site, blog ou redes sociais da empresa, por exemplo, a equipe de vendas pode entrar em contato com os leads no momento certo, de acordo com o que eles conhecem da companhia até então. Com isso, nenhum lead precisa ser perdido!

O inside sales e o modelo tradicional de vendas

Esse novo modelo pode muito bem ser trabalhado em conjunto com o modelo antigo, ou seja, o tradicional. A grande maioria das empresas fazem a transição de um processo para o outro gradualmente, adaptando de forma natural seus processos e a equipe de vendas ao inside sales.

Mesmo se o processo de vendas internas estiver bem desenvolvido, o contato pessoal ainda é necessário. Pois, por mais que o cliente já conheça o produto/serviço por ter lido sobre na web e conversado com os vendedores, pode ser muito agendar uma visita para tentar concluir a venda.

Inside-sales-conheça-4-benefícios-para-a-sua-empresa3 Inside sales: conheça 4 benefícios para a sua empresa

Viu como aplicar um modelo de inside sales pode ser muito vantajoso para a sua firma? Comece agora mesmo a modificar o seu processo de venda!