Orçamentos
Análise de dados em marketing é fundamental na estratégia

Análise de dados em marketing é fundamental na estratégia

A análise de dados em marketing  é muito importante porque permite entender se uma estratégia está dando certo e gerando resultados. 

É a partir dessa análise que os profissionais podem saber se as ações estão atingindo quem deveria e rendendo conforme o esperado. Caso não estejam, é necessário investir em uma mudança de rota.

Entenda por que isso é tão fundamental para obter sucesso.

Importância da análise de dados em marketing

William Edwards Deming, um estatístico e professor universitário norte-americano, que ganhou reconhecimento pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, disse que “não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”. 

Essa frase pode ser utilizada para entender a importância dos dados e sua análise para a evolução de qualquer estratégia de marketing. 

Primeiramente, é preciso ter um objetivo para traçar as estratégias, visto que elas estarão focadas no ponto a ser alcançado. Conceitos muito amplos podem não gerar resultados ou resultados diferentes do que a pessoa gostaria. Por isso, é preciso saber qual a meta:  conseguir mais clientes? Converter mais? Aumentar engajamento em alguma rede social? 

Seja o que for, precisa ser bem definido. Desde os canais onde serão aplicadas as estratégias, público-alvo, tom de voz etc. Só quando essas informações estiverem bem definidas, é que será possível colocar em prática e, depois de um tempo, coletar os dados para análise. 

Sabendo qual o objetivo da estratégia, a pessoa irá analisar os resultados e entender se aquelas ideias iniciais geraram bons resultados. 

Se o objetivo era converter mais e os dados apontarem para uma queda nas vendas, será preciso entender melhor o que aconteceu e mudar. Ou se o objetivo era conseguir mais seguidores e os dados mostrarem um aumento real, a estratégia deu certo. Nesse caso, é possível prosseguir dessa forma ou lapidar a estratégia para ir além. 

A partir dessas tentativas e erros, estudo do que tem sido feito, do que converte melhor e o que não dá certo, a pessoa irá conhecer melhor seu público, o que mais gostam de consumir e irá criar conteúdos e estratégias cada vez mais assertivos. 

Leia mais:

Como fazer análise de dados em marketing?

Hoje, a internet oferece diversos dados para que as pessoas possam analisar, portanto, para não ficar perdido, o modo de fazer a análise e os dados analisados serão definidos pelos canais e motivos das estratégias. 

Sendo assim, caso a pessoa tenha criado conteúdo para redes sociais e blog com objetivo de preparar o cliente para o processo de compra e convencê-lo, faz sentido analisar dados como pessoas atingidas, cliques no link, conversão, visitas ao site, tempo de permanência, entre outros. 

O tempo de permanência, por exemplo, é um dado utilizado em blogs. A partir dele é possível entender o tempo médio que o cliente fica em uma página. Com isso, fica fácil da pessoa testar diferentes tamanhos de textos, para verificar se o seu público-alvo prefere um conteúdo mais extenso ou mais direto. 

O dado de cliques no link também é interessante nesses casos. Com ele, será possível verificar se o conteúdo gerou interesse na pessoa e ela abriu o link para verificar mais informações ou efetuar a compra. Esse dado pode ser complementado com botões de conversão, para que a pessoa tire insights de testar novos tipos de conteúdo ou CTA para tentar converter em vendas. 

Nas redes sociais, dados como número de comentários, curtidas, compartilhamentos e pessoas atingidas ajudam a entender como a estratégia traçada foi recebida.

Como obter os melhores resultados a partir da análise de dados em marketing?

As estratégias de marketing são baseadas muitas vezes em tentativa e erro, portanto, a melhor forma de conseguir extrair o melhor resultado possível das estratégias é testando diferentes combinações e analisando os dados. 

Principalmente no começo, quando não há dados suficientes para comparar, o mais interessante é testar diferentes horários de publicação, tamanho de texto, tipo de conteúdo e canais diferentes. Após um tempo, será possível dizer quais são os melhores para o público-alvo da marca/empresa. 

Leia também:

Conclusão

Análise de dados pode não ser o assunto preferido de muita gente, mas é extremamente necessária para se obter sucesso com o marketing digital. 

Mas, para os que não quiserem se responsabilizar por isso ou queiram ter mais profissionalismo nas análises, recorrer a uma agência de marketing digital é a solução. 

A agência é formada por profissionais qualificados, que irão entender a dor de cada cliente e traçar as melhores estratégias. E, depois de um tempo das estratégias estarem rodando, irão analisar os dados gerados para entender o que deu certo e o que pode ser melhorado. 

Dessa forma, a pessoa pode focar em outros aspectos e deixar os dados com profissionais que entendem quais dados são importantes e como analisá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram