Orçamentos
Marketing de conteúdo em sites e-commerce: por que é tão importante?

Marketing de conteúdo em sites e-commerce: por que é tão importante?

O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital que pode render ótimos resultados.

Apesar de ser uma ótima opção para diferentes segmentos no mundo digital, quando o assunto é e-commerce, o conteúdo se torna ainda mais importante no momento de conquistar o consumidor.

Sabe por quê? Leia e saiba tudo sobre o assunto!

As pesquisas dos consumidores online

Quem nunca fez uma pesquisa do Google antes de tomar a decisão de comprar determinado produto, seja on-line ou off-line? Esse é um hábito que o avanço das tecnologias nos proporcionou, o que acaba influenciando na nossa decisão de compra.

Segundo o levantamento da Math Ads, especializada em gestão de mídias sociais, nove em cada 10 brasileiros fazem pesquisas na internet antes de concluir uma compra. 

De acordo com a 2ª edição do estudo ‘State of Search Brazil’, realizado pela agência de SEO Hedgehog Digital (especializada em Search Engine Optimization) em parceria com a Opinion Box, 60% das pessoas escaneiam a primeira página e apenas 18% delas vão além. 

Sabe o que isso significa? Que os sites que estão bem posicionados nos buscadores conseguem converter acessos em vendas sem precisar gastar com links patrocinados. 

Assim já dá para ter uma ideia da importância do marketing de conteúdo na composição do seu e-commerce, não é mesmo?

Leia mais:

O consumidor precisa confiar na sua loja virtual

Antes de começar a detalhar quais são as estratégias que você pode adotar e a importância de cada uma para melhorar os resultados do seu negócio, é importante lembrar algo que já é bem óbvio: o consumidor que compra on- line precisa ter confiança na sua loja virtual.

Como o seu futuro cliente não terá a mercadoria em mãos para analisar, sentir o peso, ligar, desligar e fazer outros testes que são possíveis em lojas físicas, a compra será efetuada com base nas informações presentes no seu site, sejam por textos, vídeos ou fotos.

Resumindo: o conteúdo no mundo dos e-commerces vai muito além do que simplesmente divulgar a mercadoria. Ele precisa trazer segurança!

Para introduzir o conteúdo em seu site, conheça a sua persona

É possível aprofundar ainda mais o seu olhar para o cliente, por meio da criação da persona.

Resumindo rapidamente, a persona trata-se da personificação do seu cliente ideal, com definições específicas de carreira, hábitos e necessidades.

A partir daí começam os trabalhos com os conteúdos em seu e-commerce. 

Confira as principais estratégias de marketing de conteúdo que podem te auxiliar na busca pelos melhores resultados!

Descrição dos produtos

Quando o assunto é e-commerce, a atenção à descrição das mercadorias deve ser redobrada e é por isso que essa é a primeira estratégia a ser introduzida na sua loja virtual.

Se fizer um teste e procurar por “camisas de manga longa” no Google, verá que os sites dispostos nas primeiras posições da ferramenta são os que possuem descrições bem detalhadas.

O que essas empresas fizeram foi utilizar as ferramentas de SEO, ou seja, investir em palavras-chaves, tanto na descrição quanto nas imagens dos produtos.

Blogs

A criação de um blog é a principal estratégia para conseguir bons resultados nas pesquisas orgânicas.

Assim como nas descrições dos produtos, os conteúdos postados no blog também devem utilizar palavras-chaves para que o robô do Google considere que o material é relevante e posicione melhor a sua loja virtual, o que acarretará no aumento do número de acessos.

Lembre-se: esses conteúdos devem ir ao encontro de seu cliente ideal, portanto, a análise da persona é indispensável para produzir textos que realmente tragam resultados.

Imagens

Ao realizar a sua pesquisa, o consumidor, além de procurar informações sobre o produto, também busca boas imagens para visualizar melhor o que está prestes a comprar.

Por esse motivo, produza imagens de boa qualidade, onde o cliente possa verificar todos os ângulos da mercadoria e tenha uma sensação semelhante à de uma loja física.

Vídeos

De acordo com uma pesquisa realizada pelo E-tailing Group, 52% dos consumidores preferem fazer uma compra após assistirem vídeos sobre o produto. Isso mostra o quanto esse tipo de conteúdo vem crescendo e é funcional. 

Se aproveitando disso, é possível produzir vídeos detalhando o funcionamento de seu produto, suas principais características e dar dicas para o seu uso diário.

ebook como estruturar a sua empresa para ter sucesso com o marketing digital

Marketing de conteúdo em e-commerce: 6 dicas

Em e-commerces, marketing e vendas devem andar lado a lado, pois juntas irão gerar resultados financeiros para a empresa. 

Confira abaixo 6 dicas de como introduzir o marketing de conteúdo no e-commerce:

Pesquise bastante

O primeiro passo para implantar o marketing de conteúdo é fazer diversas pesquisas para entender a sua concorrência. 

O que estão fazendo? Quais estratégias estão utilizando? Quais dessas estratégias estão dando mais certo?

Analisando essas informações é possível entender qual o caminho seguir. 

Planeje os conteúdos

Criar os conteúdos sem um planejamento também não irá gerar resultados. Por isso, planejar o que será feito é importante. 

Com as pesquisas de concorrentes feitas, é possível ter uma ideia do que anda funcionando ou não no seu nicho. A partir daí é preciso pensar em como adaptar para a empresa, sem copiar a concorrência. 

Planeje a publicação

A data e hora da publicação também são pontos importantes, isso porque cada público está mais ativo em certos momentos do dia e é nesses horários que se deve publicar os conteúdos. 

No começo é preciso publicar e analisar os dados para poder entender quais horários performam melhor. Depois de entender em quais horários o público-alvo está mais ativo, é só planejar os conteúdos. 

Faça materiais ricos

Os materiais ricos são conteúdos mais completos oferecidos para os clientes, como e-books ou infográficos. 

São ótimos exemplos de como atrair clientes, pois são criados para sanar a dor da persona.

Para que a pessoa obtenha esse material, é possível colocar um formulário onde ela precisará fornecer dados básicos como nome e e-mail. Com esses dados em mãos, é possível planejar conteúdos personalizados, via e-mail marketing, para que esse lead se torne um cliente. 

Tenha um FAQ

Quando o consumidor entra em uma loja física, os vendedores estão à sua disposição para esclarecer dúvidas em relação aos produtos. No e-commerce isso não é possível, portanto, criar um FAQ é uma ótima opção. 

O FAQ é um local  de perguntas e respostas, onde serão respondidas as perguntas mais comuns em relação aos produtos vendidos. 

A partir das perguntas mais recebidas pelo serviço de atendimento ao cliente, é possível montar o FAQ e ir adicionando mais informações ao longo do tempo. 

Avalie os resultados

Mesmo que as estratégias sejam bem pensadas, não há garantia de que irão funcionar do jeito esperado. Por isso, após um tempo de execução, é preciso avaliar os resultados obtidos e entender o que pode ser melhorado. 

Fazendo uma manutenção sempre que necessário é possível chegar aos melhores resultados possíveis. 

Viu como o marketing de conteúdo pode oferecer diversos benefícios para o seu negócio? Não perca tempo e comece agora mesmo a utilizá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram