agência-de-marketing-digital-1524x1082 Agência de Marketing Digital: passo a passo para contratar uma

As empresas estão gastando mais de seus orçamentos em publicidade digital do que nunca e subindo de patamar em função dessas iniciativas, mas a sua empresa ainda não utiliza o marketing digital. Por quê?

Você pode até pensar que não precisa de uma agência de marketing digital, mas um rápido raio-X do cenário vai apresentar que mais e mais empresas estão optando por implementar o marketing digital, seja de forma interna, educando e treinando colaboradores ou mesmo contratando um serviço terceirizado.

Nem sempre as empresas têm tempo e pessoal para treinamento para o marketing digital, por isso, se a internet chegou para mudar o mundo mesmo, com cenas claras e precisas na área de negócios, por que não aproveitar essa tendência e contratar uma agência de marketing digital para melhorar seus resultados?

Não se esqueça que a paisagem cibernética está em constante mudança, existem novas táticas que surgem todos os dias. Ter uma agência que ajude a mostrar novos caminhos vai ajudar muito a trilhar esse vasto território.

Mas antes de tomar essa decisão, quem quer contratar uma agência de marketing digital precisa seguir alguns passos. Vamos a eles.

Identifique as necessidades da sua empresa

As agências de marketing digital executam os projetos dos clientes que desejam trabalhar com a  metodologia do marketing digital, ou seja, descobrir onde seu público-alvo, persona, concentra a atenção no meio digital e criar iscas que possam render bons resultados para sua empresa.

Mas o que de fato você decidiu fazer na sua empresa com o marketing digital? É preciso definir esses objetivos antes de contratar uma agência.

Por exemplo, você quer investir nos potenciais das redes sociais, quer investir em mídia paga ou pretende realizar automação por meio de e-mail?

Se você ainda não tem uma resposta para isso, um planejamento de marketing deve ser inciado imediatamente e uma empresa qualificada é a melhor opção para isso.

Por isso, esse olhar para dentro pode ser muito significativo para chegar a certas respostas. Olhe para o seu site, seus conteúdos ou seus e-mails. Estão revelando uma presença digital ruim, sem objetivos e metas?

Uma agência de marketing digital pode ajudar as empresas a trabalharem seus resultados investindo nos anúncios do Google Adwords ou Facebook, promovendo melhores resultados no Google por meio de SEO (Search Engine Optimization), realizando uma estratégia de conteúdo, de e-mail marketing, melhorando o design do site para gerar mais tráfego, etc. São muitas as possibilidades!

Se você está perdido e sem respostas para as questões acima, somente uma boa agência de marketing digital poderá te ajudar a organizar o melhor  planejamento e traçar uma estratégia que vise atender a sua persona.

Uma vez que é necessário um bom estudo de mercado e de persona para saber quais os canais digitais investir, quanto investir e qual a ordem de prioridade para começar.

Mas algumas perguntas são essenciais antes de fazer essa contratação:

  • Preciso de uma agência ou consultoria?
  • Localização
  • Qual é o investimento que você está disposto a fazer para essa contratação?
  • Qual é o tamanho da agência que você quer?
  • Tenho pessoal interno para ser o contato da agência, fazer as aprovações necessárias e fornecer informações para os briefings?

Agência ou consultoria?

Quando você pensa em ter apenas uma consultoria, vai dispor de consultores que analisam e orientam, mas não executam o que você precisa.

Os próprios consultores podem avaliar, identificar os problemas e propor soluções, entre elas, a própria contratação de uma agência.

As agências, por outro lado, analisam o cenário, fazem a avaliação e executam o que a empresa vai precisar no segmento do marketing digital.

A vantagem de se contratar uma agência, é o fato dela concentrar diversos profissionais qualificados para elaborar um escopo bem diferenciado. Uma vez que o marketing digital precisa de profissionais especializados em conteúdo,  redes sociais, SEO, mídia paga, e-mail marketing, automação de marketing, copywriting, estratégia e planejamento. Isso é o mínimo!!!

Você precisa analisar se vale a pena ter todas as pessoas internamente.

Localização

Um dos aspectos mais benéficos da internet é reduzir as fronteiras. Para muitos serviços, a localização física não é essencial para obter bons resultados.

No caso de uma agência de marketing digital, todos os serviços podem ser realizados à distância. Vamos citar os exemplos do entendimento das personas do cliente, a criação da estratégia, a produção de conteúdo e até mesmo o envio dos materiais para a aprovação.

Tudo isso pode ser realizado através de e-mails, reuniões por Skype ou Google Hangouts.

Definitivamente, hoje em dia a localização não é mais um problema.

Quais os serviços que a agência oferece?

Depois de decidida a contratação da agência também é preciso entender outros aspectos, como os serviços que a agência de marketing digital tem a oferecer e o nicho de especialização.

É preciso saber que nem todas as empresas de marketing digital são iguais. Algumas trabalham com todo o projeto do Marketing Digital, outras são especialistas em uma parte da estratégia, como conteúdo, mídias sociais ou mídias pagas.

Algumas empresas são mais direcionados a vendas, enquanto outras para métricas, já outras atendem todas as áreas do marketing digital e podem ter uma ampla capacidade de atendimento.

Mas se a empresa contratante tem algum nicho definido no qual quer investir, talvez uma agência especializada em uma fração do marketing digital possa render grandes resultados.

Sempre é preciso avaliar as necessidades da própria empresa e conhecer qual o orçamento disponível para empreender o que o contratante quer ou precisa.

Outro ponto importante é tomar cuidado com agências de marketing digital com preços muito baixos. A sua empresa pode acreditar que está fazendo um bom negócio, mas lembre-se que a tendência é que você obtenha o que paga, ou seja, se paga pouco, pode não ter os melhores resultados.

Quais os resultados da agência?

Uma boa agência de marketing digital é focada em resultados. Tenha certeza que as metas dessa empresa serão alinhadas com a sua.

É  importante conhecer os resultados anteriores da agência, ela tem cases para te apresentar?

A transparência é sempre elemento de fundamental importância nessa relação cliente-agência.

A agência precisa ser receptiva às suas perguntas, dar os devidos esclarecimentos, apresentar quem será seu principal ponto de contato, ou seja, quem está por trás da cortina e manterá a empresa contratante informada sobre todas as ações.

Estrutura interna

É importante que você tenha uma pessoa interna apta a fornecer toda a informação necessária para que a agência possa desempenhar um bom trabalho, assim como fazer as aprovações necessárias. Essa parceria, entre agência e cliente,  é fundamental para bons resultados.