Escolha uma Página

Como-fazer-live-dicas-e-hacks-para-aproveitar-o-potencial-de-uma-live Como fazer live: dicas e hacks para aproveitar o potencial de uma live

Um das principais transformações observadas nesses tempos de quarentena foi o grande crescimento das lives, ou seja, transmissões ao vivo por plataformas como Instagram, Facebook ou YouTube.

A ferramenta não é algo novo, mas ganhou muita força e se tornou uma aliada de empresas que fazem Marketing Digital!

Confira o texto abaixo e aprenda como fazer live de sucesso!

Antes de tudo, qual é a importância das lives para as estratégias de Marketing Digital de uma empresa?

Muitas pessoas podem pensar que é uma brincadeira fútil e sem propósito, mas promover a realização de lives é algo muito benéfico para qualquer tipo de negócio. Isso porque as plataformas costumam dar certa prioridade para os vídeos ao vivo, notificando todos os seguidores do perfil em questão e aumentando a possibilidade das pessoas se interessarem pelo conteúdo.

Porém, a visibilidade imediata não é o único propósito. Se pararmos para pensar no que, de fato, se constitui uma live, vamos perceber que ela é uma excelente forma de fazer de se aproximar dos seguidores, já que há formas de promover interação durante o vídeo ao vivo.

A partir do momento em que a empresa passa a utilizar essa ferramenta da forma correta, compartilhando experiências de valor para o seu público, ela humaniza a marca e passa a conseguir o que talvez seja o elemento mais importante para o sucesso no mundo digital: o engajamento.

O engajamento aumenta o lucro e o Marketing evoluiu para ajudar com isso!

Para entender a frase acima, é necessário ter em mente que, com o avanço tecnológico e a intensa transformação digital da qual o mundo passou e continua passando, as formas de se fazer Marketing mudaram, se adaptando às novas preferências do consumidor. Por conta disso, nasceu o Marketing de Relacionamento, conceito e estratégia que diz que não basta mais somente atrair os clientes, mas sim manter o seu interesse e envolvimento, garantindo um bom relacionamento para compras futuras.

Porém, para que isso aconteça, é necessário buscar a palavrinha que falamos antes aqui no texto: engajamento. Engajar, segundo o dicionário Aurélio, quer dizer participar de forma voluntária de algo, ou seja, uma pessoa engajada é aquela que é comprometida e empenhada com uma causa. 

Isto é, criar engajamento no público de uma empresa é a forma de fazer com que as pessoas fiquem comprometidas com a corporação. Confira alguns benefícios dessa condição:

1- Buscar formas de promover o engajamento, como é o caso das lives, faz com que o cliente se sinta especial, valorizado e motivado a retornar a comprar sempre que precisar;

2- Nos dias de hoje, o valor de um produto vai muito além do que o seu preço. As pessoas estão dispostas a pagar até mais se sentirem que há um valor agregado no que estão comprando, o que acontece quando a empresa busca o engajamento;

3- Por fim, um cliente satisfeito com qualidade do produto e com o conteúdo interativo que a empresa é capaz de oferecer se transforma, naturalmente, em um divulgador da marca, indicando familiares e amigos, aumentando a visibilidade do negócio em questão.

Como-fazer-live-dicas-e-hacks-para-aproveitar-o-potencial-de-uma-live Como fazer live: dicas e hacks para aproveitar o potencial de uma live

Agora que você já sabe a importância das lives e, principalmente, do engajamento criado por elas, confira algumas dicas para fazer uma transmissão ao vivo potencializada!

Como dito anteriormente, as lives são excelentes ferramentas para que as empresas se conectem com o seu público de maneira única e inteligente, porém, se engana quem pensa que, para se ter sucesso na transmissão, é necessário somente sentar na frente de uma câmera e dar play. Confira algumas dicas para potencializar a live da sua empresa:

1- Procurar avisar os seguidores com antecedência, fazendo posts de divulgação, pelo menos, um dia antes da transmissão, dando mais tempo para as pessoas se prepararem;

2- Procure escolher temas que despertem a curiosidade dos seguidores, como entrevistas com funcionários, bastidores da empresa, demonstração de produtos, perguntas e respostas. Geralmente, esses assuntos instigam a curiosidade das pessoas e fazem com que o engajamento seja ainda maior;

3- Não espere o momento da live para promover interação, mas faça isso já na hora que for divulgar a temática, pedindo para o público enviar perguntas para serem respondidas durante a transmissão e compartilhar o post de divulgação para os amigos. Para isso, a empresa pode pensar em alguma recompensa em sorteio para todos que participarem, com o objetivo de aumentar a efetividade;

4- O público de uma live, seja ela no Instagram, YouTube, Facebook ou qualquer outra plataforma, é muito rotativo, portanto, de tempos em tempos, é importante que o apresentador em questão relembre o tema da transmissão, buscando “prender” a atenção de quem está chegando naquele momento.

A parte técnica também é importante para se fazer uma transmissão de qualidade!

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é necessário investir fortunas em equipamentos muito caros para fazer uma boa live, mas sim ter em mente que alguns detalhes técnicos são fundamentais para manter o engajamento durante a transmissão, como por exemplo:

1- Ter o cuidado de utilizar um microfone que não faça barulho e faça com que as pessoas escutem a transmissão de forma fácil e na altura ideal;

2- A iluminação também é algo muito importante, mas isso não significa que é necessário investir em equipamentos profissionais. Realizar a transmissão em uma sala clara já pode ser o suficiente;

3- Como transmitir ao vivo consome bastante banda, é muito importante realizar a transmissão com uma internet de qualidade, visando evitar que tenha quedas e, consequentemente, faça com que as pessoas percam o interesse.

Além de tudo isso, também é muito importante dar uma atenção para a estrutura da live, mantendo um roteiro escrito em mãos para evitar que a transmissão perca a “linha” e se torne desinteressante!

Como-fazer-live-dicas-e-hacks-para-aproveitar-o-potencial-de-uma-live2 Como fazer live: dicas e hacks para aproveitar o potencial de uma live

A sua empresa já faz lives? 

Se a resposta for negativa, saiba que você está perdendo uma excelente oportunidade de fazer Marketing Digital. Portanto, use as nossas dicas e comece o quanto antes!