Escolha uma Página

Como-criar-um-blog-de-sucesso-1524x1016 Como criar um blog de sucesso?

Muitas pessoas ouvem que atualmente as oportunidades estão no meio digital e que muita gente tem ganhado dinheiro com blogs. Mas como criar um blog de sucesso?

Existe sim um passo a passo e atitudes certas para alçar o seu blog a um patamar bem-sucedido.

Confira nossas dicas de como criar um blog de sucesso e, inclusive, monetizar o seu site.

Leia também: O que é Marketing de Conteúdo?

Como criar um blog de sucesso é uma estratégia do Inbound Marketing!

Mas antes de pensar em como criar blog de sucesso, as pessoas fiquem pensando para que e por que criar um blog?

Em primeiro lugar porque essa é uma das estratégias do Inbound Marketing que te ajuda a ser encontrado no meio virtual, gerar autoridade e no final das contas vender mais.

E aqui devo fazer dar uma pequena pausa para explicar o que é Inbound Marketing: “É um conjunto de estratégias virtuais que têm o objetivo de atrair potenciais clientes voluntariamente e transformá-los em leads, baseado no relacionamento e educação do consumidor.”

Ou seja, tanto se você é uma pessoa física, que quer escrever sobre um determinado tema e quer alcançar o máximo de pessoas possível ou é uma empresa com um nicho segmentado de mercado e quer falar sobre ele, oferecendo informações relevantes ao seu consumidor, o blog é o meio indicado para ouvirem a sua voz.

Considerando que 92% dos clientes de qualquer empresa utilizam a internet como canal de pesquisa, é justamente nesta procura que eles poderão chegar até você por meio de um blog, porque você está lá no universo virtual com algo relevante a dizer e que pode sanar suas dúvidas.

Ou seja, se o seu blog ajuda a sanar as dúvidas do seu público-alvo, ajuda a chegar a uma solução, ensina a fazer alguma coisa ou mesmo oferece possibilidade de chegar a um objetivo, você ganha credibilidade e estabelece conexões com este público.

Como-criar-um-blog-de-sucesso2-1524x1017 Como criar um blog de sucesso?

Além disso, os blogs são uma forma de você ou sua empresa ser conectado com os motores de busca, do Google, por exemplo.

Quando uma pessoa faz uma pesquisa e pergunta: “Como arrasar na make para Ano Novo?”, pode encontrar o seu blog de make e moda, com tutoriais ensinando como solucionar essa dúvida deste ou desta internauta.

Então, por que não pensar em como criar um blog de moda de sucesso se você sabe tudo sobre o assunto? Com certeza, esse blog vai te dar a oportunidade de que muita gente leia o que você sabe com tanta propriedade.

Além disso, nele você poderá associar anúncios, que poderão gerar muitos cliques, e, claro, receitas para o blog.

Outro ponto importante de ter um blog, é correr menos riscos. Esses cenários adversos podem acontecer com a chegada de um concorrente no seu meio ou até situação econômica do país.

Com o blog, você continua falando com seu público-alvo, sente suas necessidades e assim vai saber quem são as pessoas que poderão ser seus clientes.

Assim consegue dirigir seus esforços para eles de maneira mais ordenada, seja por campanhas de anúncios ou de e-mails marketing, redes sociais, etc.

Como criar um blog de sucesso: passo a passo 

Os primeiros passos para entender como criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro com ele passam por ações como escolher um assunto do seu interesse ou tema que já esteja ligado ao seu site, definir se vai usar uma hospedagem paga ou versão gratuita, definir um tema visual e começar a publicar conteúdos relevantes.

Na sequência, para entender como criar um blog de sucesso, é também muito importante definir um nome para ele. Você só não precisa fazer isso se o seu blog já estiver associado ao seu site ou seu e-commerce, porque neste caso, o nome estará ligado à sua marca.

Mas o nome é muito importante, tanto do ponto de vista da comunicação, como do marketing digital.

E agora uma nova pausa para explicar o que é Marketing Digital: “É um conjunto de atividades que as empresas, ou pessoas,  utilizam virtualmente para atrair novos negócios, criar relacionamentos e até desenvolver uma identidade de marca.”

Mas vamos voltar ao nosso passo a passo.

A próxima atitude é definir um domínio, uma sequência de caracteres, que identifica um site específico.

Agora você deve pensar na hospedagem do seu blog, como se fosse a “casa on-line” do seu blog. O ideal mesmo é contratar um serviço especializado, porque boas empresas de hospedagem também cuidam da parte técnica.

Um dos mais usados do mundo é o WordPress, que tem uma infinidade de possibilidades de temas, plugins e extensões. Mas existem outros como Wix, que já tem templates meio prontos, ou o Blogger, que já é em integrado aos aplicativos do Google.

Aliás, quem tem um Gmail, já tem uma conta no Blogger. De qualquer forma, o WordPress é o mais indicado.

Como-criar-um-blog-de-sucesso3-1524x976 Como criar um blog de sucesso?

Como criar um blog de sucesso: tema visual e bons textos 

Ao tentar descobrir como criar um blog de sucesso, outro ponto que merece atenção éo design. Usar vídeos e fotos bonitas também garantem um bom retorno.

Depois que você definiu um segmento de assunto, hospedagem e identidade visual pense que vai ter que postar conteúdos de qualidade, ou seja, os textos precisam ser bem escritos, sem erros de português e com informações importantes.

Para que o seu blog seja encontrado dentro dos mecanismos de busca do Google, é importante saber o que é SEO (Search Engine Optmization), porque é com as regras dele que você vai se colocar em melhores posições nas buscas.

E, claro, todo mundo quer estar na primeira página do Google quando o público-alvo fizer uma pesquisa.

Para isso, vai precisar trabalhar com palavras-chave e volumes de buscas que darão mais possibilidades de visualização.

Mas a resposta para a questão de como criar um blog de sucesso exige outro quesito: dedicação.

Invista nele! Escolha temas do momento, destaques, faça diferente do que o mercado vem fazendo, use enquetes para interagir com seu público, responda sempre aos comentários, use guest posts (que é post de convidados), reotimize seus posts de tempos em tempos.

Ou seja, exige trabalho, mas saiba que vai render frutos. Tenha certeza!