Como-o-vídeo-pode-impactar-positivamente-na-jornada-de-compra-dos-clientes Como o vídeo pode impactar positivamente na jornada de compra dos clientes

Se você está ligado nas últimas tendências do mercado, sabe que os conteúdos em vídeo são o futuro da internet. Acredita-se que, em 2019, os vídeos são responsáveis por mais de 80% de todo o tráfego da web, o que influencia e muito no mercado de vendas online.

De acordo com estudo feito pelo e-Tailing Group, 51% dos compradores se sentem mais confiantes em realizar compras online após visualizar vídeos relacionados a sites de varejo ou fabricantes, enquanto 52% se tornam mais seguros após assistir vídeos sobre o produto antes de sua aquisição, sendo menos propenso a devolver o produto.

Leia e saiba como os vídeos podem impactar positivamente na compra dos seus clientes.

Leia também: Quer vender mais? Entenda como funcionam as principais metodologias de vendas!

Porque usar vídeos na jornada de compra?

Se o fato dos vídeos serem o formato de conteúdo preferido  dos consumidores não for suficiente, veja outros bons motivos para começar a investir nas gravações.

  • Os vídeos são muito atraentes e facilitam a assimilação de informações, por unir pessoalidade, áudio e imagens em um só conteúdo. Este conjunto faz com que a didática desse conteúdo sobressaia na hora de educar seu mercado ou convencê-lo acerca da sua solução;
  • Os conteúdos audiovisuais são responsáveis por estreitar os laços entre as marcas e os consumidores;
  • Dados divulgados pelo YouTube mostram que cada usuário assiste a uma hora e 15 minutos de vídeos todos os dias;
  • 90% dos compradores online afirmam que preferem comprar em lojas que disponibilizam vídeos de seus produtos;
  • De acordo com a Brightcove, empresa fundadora de uma plataforma de vídeos online, conteúdos audiovisuais em redes sociais contam com 1200% a mais de engajamento do que um link;

Como você viu, é muito importante que sua empresa invista em conteúdos audiovisuais. Mas é muito importante conhecer cada etapa de como funciona a jornada de compra de seus clientes.

Como funciona a jornada de compra de seus clientes?

A jornada de compra é o caminho pelo qual todo consumidor passa até adquirir um produto ou serviço. A sua divisão se da em três etapas: descoberta, consideração e decisão.

  • Durante a descoberta, o consumidor começa a perceber que possui uma necessidade. A partir disso, ele começa a pesquisar por informações para entender melhor sobre o teme e identificar corretamente o problema que enfrenta.
  • Após a definição da necessidade, o cliente passa para a fase da consideração. Nessa etapa ele começa a pesquisar por formas de solucionar o seu problema.
  • Após comparar todas as soluções, o comprador analisa as opções disponíveis, bem como os fornecedores das mesmas, para depois definir a sua decisão de compra.

É muito importante entender todos esses passos da jornada de compra de seu cliente para definir os conteúdos em vídeo que deverão ser criados.

Uma pessoa que está na etapa de descoberta precisa de conteúdos diferentes do que quem está na fase de consideração. Ter isso em mente permite guiar todos os compradores pela jornada de compra com eficiência.

Formatos de vídeos ideais para cada etapa

Como em cada uma das etapas o cliente terá informações e necessidades diferentes, os vídeos produzidos também devem ser diferentes. Na hora de produzir o conteúdo, existem alguns formatos que são mais indicados para cada objetivo.

Veja os tipos de vídeos que se enquadram melhor em cada estágio durante o processo de jornada de compra, não significando que um ou outro formato não posso ser utilizado em outras etapas.

Descoberta

Na fase de descoberta, o seu cliente está começando a entender que tem um problema. Por isso, seu vídeo deve atrair a atenção do consumidor para as necessidades que ele talvez nem soubesse que tinha.

Lembrando sempre de não abordar diretamente assuntos sobre a sua empresa ou produto, tampouco tentar vendar. Conheça alguns formatos indicados:

  • Vídeos virais

Esses tipos de vídeos são conhecidos por ganhar sucesso de forma repentina na internet. O marketing viral, se bem feito, é capaz de utilizar a fama desses vídeos para divulgar a marca na mesma rapidez.

O público passa a se interessar pela empresa, seguir suas redes sociais e ler mais sobre o conteúdo.

  • Vídeos Q&A

“Questions and Answers” ou no português “Perguntas e Respostas”. Nesse formato, os usuários enviam uma série de dúvidas sobre os problemas que enfrentam e que sua empresa tem autoridade para responder.

Esse tipo de vídeo ajuda a aumentar o engajamento e a autoridade de sua marca.

  • Vídeos explicativos

Como o próprio nome indica, são conteúdos que possuem o objetivo de ensinar e explicar algo ao usuário.

E já que no topo do funil de vendas os leads estão na fase de descoberta do problema, é a maneira ideal de ajudá-los a caminhar pela jornada de compra.

Explore assuntos que são relacionados às necessidade que seus potenciais clientes possam ter, mas ainda não tente vender seus produtos.

Consideração

Durante essa etapa, os potenciais clientes já sabem da existência de um problema e buscam diferentes soluções para eles. Os vídeos mais adequados para essa etapa são aqueles que buscam educar a audiência sobre as soluções oferecidas por sua empresa.

  • Vídeos de demonstração do produto

Esse tipo de conteúdo serve para demonstrar para o público como o seu produto ou serviço funciona e as suas principais características.

Você pode usar recursos audiovisuais criativos e explicar porque as soluções da sua marca podem ajudar as pessoas a resolverem suas necessidades.

  • Vídeo comercial

Os clássicos vídeos publicitários encontram seu espaço na etapa de consideração.

Esse tipo de conteúdo tem como objetivo mostrar aos potenciais compradores as características de seu produto e como ele se diferencia de seus concorrentes. É uma excelente alternativa para induzir os clientes a comprar.

  • Vídeos DIY

Vídeos “Do it yourself”, ou “Faça você mesmo”, são uma ótima forma de comunicar o valor de seu produto ou serviço.

Nesse formato de conteúdo, você ensina a audiência a resolver algum problema por conta própria, mas deixando claras as desvantagens de não contratar ou comprar as suas soluções já prontas.

Decisão

Esse é o momento de converter potenciais clientes em vendas, por isso o seu conteúdo deve esclarecer todas as possíveis dúvidas que a audiência possua sobre os seus produtos/serviços.

Além disso, é hora de reforçar os diferenciais de sua marca em relação à concorrência e falar sobre preços e condições.

  • Vídeo Institucional

Essa é a sua chance para apresentar a sua empresa para o público.

O ideal é abordar de maneira clara toda a infraestrutura e ares de atuação do negócio.

Conte um pouco da história da marca, mostre os seus produtos, posicionamento da empresa, objetivos e valores. Conhecendo sobre o seu negócio, os usuários ficarão mais confiantes para fechar negócio.

  • Vídeo case

Uma ótima forma de fidelizar clientes e aumentar a confiança em sua marca é mostrar casos de sucesso de sua empresa. Esse tipo de vídeo tem como objetivo contar como a sua empresa resolveu os problemas de algum cliente.

  • FAQ vídeos

Esta é uma ótima maneira de responder as possíveis ansiedades e dúvidas que seus leads possuem momentos antes de finalizarem a compra. Também servem para mostrar como é o pós-venda, responder questões sobre atendimento e garantia dos produtos.

Agora que você já sabe como utilizar vídeos para ajudar em suas vendas, é hora de investir e começar a produzir!