O-que-é-marketing-de-conteúdo-e-por-que-você-precisa-fazer O que é marketing de conteúdo e por que você precisa fazer

Quando você entra no universo do marketing digital um dos termos que vai ouvir muito é marketing de conteúdo.

Mas o que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é levar informações ao seu público-alvo, ajudando-o e preparando-o para um processo de compra que vai levá-lo até a sua empresa de forma muito mais natural e espontânea do que um simples anúncio.

De que forma? Com a criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter essa audiência, que poderá e deverá se tornar lucrativa para as empresas.

Marketing de conteúdo: como isso funciona?

Quando falamos em como fazer marketing digital, que é fazer uso dos canais digitais para atrair novos negócios e criar relacionamentos, vamos ouvir falar também em Inbound Marketing.

E o que seria Inbound Marketing? É justamente um conjunto de ações para ganhar o interesse do público por meio de conteúdos de qualidade, levando-o através de um funil até o momento da compra . E dentro destas ações está previsto o marketing de conteúdo.

As estatísticas apontam que o marketing de conteúdo é uma maneira de se relacionar com os seus leads e convertê-los em clientes, fazendo-os chegar ao seu funil de vendas de forma mais natural.

As empresas mandam todos os tipos de informações aos futuros clientes como forma de gerar vendas, mas disto tudo, o que é importante? O que vai resolver um problema daquele lead?

Por isso, a estratégia do marketing de conteúdo é criar ofertas e conteúdos ricos para o interesse do seu público-alvo, conteúdos que possam ajudar a resolver o problema daquele lead.

E vocês podem me perguntar por que é preciso fazer isso? Porque é por meio da proximidade e melhoria no relacionamento com seus leads, que eles poderão virar clientes. E essa é a função do marketing de conteúdo.

No texto anterior, falamos que atualmente todas as pessoas estão na internet, e se não fazem compras on-line, utilizam a internet para obter informações valiosas sobre o que querem adquirir em lojas físicas ou mesmo on-line.

Ou seja, todos passam pela rede virtual e 70% do processo de compra já foi feito antes da venda em si. As pessoas pesquisam, querem saber, antes de decidir.

Então, o que fazer? Primeiro oferecer algo, como informações sobre assuntos que vão interessá-los, que podem ser distribuídos ao criar um blog de sucesso no seu site. Aliás, criar um blog é ação primordial para a distribuição desse conteúdo.

Por exemplo, em uma empresa de convites de casamento, que os leads são noivas, oferecer mais informações sobre como endereçar convites de casamento, como fazer a lista de convidados, dicas sobre tipos de convites para cada estilo de casamento ou até tipos de papel para os envelopes, serão de profundo interessante de quem está noiva ou pretende ficar.

Com isso, a fidelização e conversão para cliente daquele lead torna-se bem mais fácil porque gera credibilidade, quando mostra que conhece o assunto. Também gera relacionamento a medida que oferece conteúdo que pode ajudar esse lead a solucionar seus problemas.

Além de textos em blogs, o marketing de conteúdo também é feito por meio e-books e outros materiais ricos, aliás, será por meio desses materiais ricos que você conseguirá informações desse “potencial cliente” transformando-o em lead e depois “refinando” as informações desse lead para poder segmentá-lo cada vez mais a ponto de saber exatamente qual é a sua “dor” e o que a sua empresa pode oferecer para ajudá-lo.

O que são conteúdos ou que tipos eles podem ser?

Conteúdo de marketing não são só textos, mas também vídeos interessantes para o seu segmento de público, como um tutoriais. Sabe, são aqueles que ensinam a fazer coisas diversas, de maquiagem a pranchas de surfe? Infográficos, e-books, e outra formas de comunicar também são válidas para distribuir o conteúdo, ou seja, a mensagem que você quer passar para o seu público, a sua comunidade. Aliás, o conteúdo é a informação passada o restante são formas que mudam de tempos em tempos.

via GIPHY

Desde a época das cavernas já se transmitia conteúdo, as latas de leite condensado dos anos 80 também utilizavam o conteúdo no seu marketing, a forma era outra, mas o objetivo o mesmo de hoje em dia. A diferença é que hoje utilizamos os meios digitais.

Uma infinidade de formas de distribuir o conteúdo pode ser utilizada para gerar relacionamento com o lead, cabe um pouco de criatividade e inovação para se diferenciar em uma internet já abarrotada de conteúdo. Hoje em dia o grande diferencial é a qualidade do conteúdo e a criatividade para apresenta-lo de forma criativa e diferente.

Além dos vídeos, blog posts e e-books conteúdos em forma de Quizz, pesquisas e enquetes e infográficos tem boa aceitação na internet.

Marketing: conteúdo para todos os porte

O mais interessante de hoje é que empresas de todos os portes se valem do marketing de conteúdo. Para se ter uma ideia, no final de 2016, 67% das empresas previam um aumento de investimentos em seu marketing de conteúdo para 2017.

E esse aumento no setor já tinha sido de 50% de 2015 para 2016.

Quer alguns exemplos de empresas que têm blogs? A gigante e multinacional Avon, do ramo de beleza, tem um blog para falar mais de perto com seus consumidores.

Ou a Natura, do mesmo setor, que também criou um blog para falar mais pertinho  com suas consultoras com temas como promoções, lançamentos, responsabilidade social, dicas de negócios, entre outros temas.

E assim faz Red Bull, Magazine Luiza, Mc’ Donalds, Walmart, enfim… muitas outras.

E se as grandes corporações não ficaram de fora de uma estratégia que dá certo, porque as pequenas e médias não deveriam aproveitá-la?

Quer ver? Uma empresa que tem um blog e faz mais de 13 postagens no mês pode ter a sua visualização aumentada em 4,2 vezes e obter cinco vezes mais leads, além disso, geram o dobro de tráfego em seus sites.

Além disso, o marketing de conteúdo ajuda também a reduzir o seu custo com aquisição de clientes. Quer motivo mais atraente para investir nesta estratégia?

Mas é preciso ser especialista no que faz, precisa cuidar do seu produto, fazer conteúdo atraente, com boas imagens e bom texto, perguntar o que seu público quer saber e conhecer suas expectativas, além de incentivar os comentários.

Tenha certeza que assim estará muito mais próximo dele.

Por isso, independente de quais táticas que você use, o marketing de conteúdo deverá ser uma delas.

cases-de-sucesso-grupos2-guia-noiva O que é marketing de conteúdo e por que você precisa fazer