fbpx
Escolha uma Página

Google MUM: nova tecnologia para consultas de pesquisa complexas

Nem todas as pesquisas que fazemos na web tem um baixo nível de complexidade.

Muitas vezes nos deparamos com assuntos que são necessários um alto número de buscas para se chegar a aquilo que queremos saber – em média, o Google considera que as pessoas fazem oito pesquisas para se chegar à resposta de tarefas complexas.

Porém, em um futuro muito próximo, isso não será mais necessário! É o que promete a nova ferramenta do Google, o MUM – Multitask Unified Model.

Continue lendo o texto e entenda tudo sobre o assunto!

google-mum-filtro Google MUM: nova tecnologia para consultas de pesquisa complexasO que é MUM?

O MUM (Multitask Unified Model) é a novidade do Google que chegará para substituir o BERT, lançado em 2019.

Como já dito acima, ainda não é possível chegar a respostas de assuntos complexos com uma simples pesquisa, da forma como um especialista no assunto trataria o tópico.

Pelo contrário, são necessárias diversas buscas refinadas para que o usuário consiga (ou chegue perto) da resposta que ele precisa.

Quer um exemplo?

Porém, agora você fará uma prova de outra instituição, diferente da primeira, mas com o mesmo objetivo – a vaga de emprego.

É normal que você queira saber o que fazer de forma diferente para se preparar, afinal esse é um passo muito importante em sua vida. Porém, para pesquisar esse assunto no Google, certamente você precisaria fazer diversas buscas refinadas para chegar à resposta tão almejada.

Porém, com o MUM isso não será mais necessário! Segundo o Google, ele é 1.000 vezes mais poderoso que o BERT.

Ele é treinado em 75 idiomas e consegue executar diferentes tarefas ao mesmo tempo, como ler um texto, entender todo o seu significado, utilizar áudios e vídeos para estudar mais sobre o assunto, além de pesquisar em idiomas diferentes e produzir um conteúdo completo com tudo relacionado ao tema.

Com ele, o exemplo acima poderia ser facilmente resolvido, trazendo indicações de cursos, testes onlines, livros, e muito mais!

Aliás, conectado ao Google Lens, será até mesmo possível tirar foto de algum livro, por exemplo, e perguntar se ele é adequado para se preparar para a prova em questão.

Impressionante a maneira como ele humaniza todo o processo de busca, não é mesmo?!

Qual a diferença entre MUM e BERT?

O grande objetivo do MUM é ajudar os usuários a chegarem nas respostas que procuram com menos pesquisa.

A grande diferença entre o BERT, como mencionado, é que o MUM é 1.000 vezes mais poderoso.

A-grande-diferenca-entre-o-BERT-como-mencionado-e-que-o-MUM-e-1.000-vezes-mais-poderoso. Google MUM: nova tecnologia para consultas de pesquisa complexas

Diferença entre o MUM e BERT do Google

O que esperar do MUM?

O BERT também tinha o objetivo de levar a uma melhor compreensão das consultas e do conteúdo, mas com o auxílio da IA – inteligência artificial – o MUM usará de artifícios audiovisuais para entender e entregar, de forma rápida e eficiente, aquilo que o usuário busca.

O Google deixa claro que a nova ferramenta passará por diversos testes antes de entrar no ar, assim como foi feito com outras atualizações, prestando muita atenção, por exemplo, em padrões que indicam viés/preconceitos no aprendizado de máquina para evitar a introdução desses preconceitos nos sistemas.

Portanto, não há um prazo para o lançamento dessa ferramenta tão aguardada, mas, como sempre, é necessário ir se preparando, e claro, produzindo conteúdo de qualidade que atenda sempre as necessidades do seu público-alvo e da sua persona!

Sua empresa tem se preparado diante das atualizações cada vez mais inteligentes e humanizadas da plataforma?

Conte com a GS2 Marketing Digital nessa missão!