Orçamentos
Marketing de serviços: o que é preciso para vender mais?

Marketing de serviços: o que é preciso para vender mais?

Marketing de serviços, você está usando essa estratégia aí na sua empresa?

Se você quer ter competitividade no mercado, precisa mostrar aos seus clientes que o seu serviço tem mais atributos que o do concorrente. 

Para isso, uma estratégia de marketing de serviços é a opção certeira para ganhar visibilidade e se posicionar no mercado.

Quer saber como aplicar essa estratégia no seu negócio e vender mais? Continue lendo o artigo.

O que é marketing de serviços?

Marketing de serviços é uma estratégia que busca promover, divulgar e gerar vendas para empresas que trabalham com prestação de serviços. 

Ao contrário das estratégias de marketing para promover produtos, no marketing de serviços, a ideia é tornar o seu serviço bem posicionado no mercado ao ponto do cliente escolher a sua empresa, e não a do concorrente.

E mesmo que você já seja uma marca conceituada no mercado, investir em serviços de marketing é fundamental para se manter competitivo.

Para quem é o marketing de serviços?

O marketing de serviços é para toda empresa que presta um serviço e que deseja divulgar as suas soluções para seus clientes potenciais.

Diferença entre marketing de produtos e serviços

O marketing de produtos busca encontrar, atrair e converter clientes ideais para comprar o seu produto. Já o marketing de serviços é uma estratégia que visa mostrar como a sua empresa pode gerar valor para um cliente. 

Por exemplo, imagine que você tem uma escola de ensino médio. Como você vai convencer os pais de que a sua escola é a melhor opção para o seu filho?

Utilizando de estratégias como o branding e o Inbound Marketing, por exemplo, que mostram, por meio de números, avaliações e resultados, como o seu serviço pode gerar valor ao aluno.

Características do marketing de serviços

Características que fazem do marketing de serviços diferente: Intangibilidade: já que se tratar de bens tangíveis; Inseparabilidade: já que o serviço não pode ser separado de seu prestador; Variabilidade: uma vez que é prestado por um indivíduo, não é possível que um serviço seja exatamente igual ao outro; Perecibilidade: já que o serviço não pode ser estocado , diferente de um produto

Qual o objetivo do marketing de serviços?

O principal objetivo do marketing de serviços é a geração de valor por meio do serviço oferecido. Ou seja, mostrar para o cliente que o seu serviço pode agregar valor ao seu negócio, gerando mais vendas.

Quais os benefícios do marketing de serviços?

Quais os benefícios do marketing de serviços?  Mais visibilidade do negócio;  Autoridade da marca;  Aumento nas vendas;  Fidelização de clientes;  Maior credibilidade; Melhora o relacionamento e a retenção de clientes.

Marketing de serviços na prática

O marketing de serviços promove uma série de benefícios, mas será que ele funciona para qualquer empresa? 

Acompanhe o exemplo abaixo e descubra:

Imagine que você está interessado em fazer uma cirurgia plástica. Qual a primeira coisa a se fazer? Pesquisar por um bom profissional, não é mesmo?

Então, você começa a procurar por um especialista na área, lê avaliações, pede indicações a amigos. Enfim, investiga todo o histórico do profissional.

Mas se ele não investe em marketing de serviços, como você o encontrará?

E caso você o encontre, o que te faz escolher entre um cirurgião e não outro? 

Cada um tem seus métodos de escolha, mas precisamos concordar que:

  • Ter uma boa reputação na área;
  • Demonstrar resultados de qualidade;
  • Ter credibilidade;
  • Ser autoridade;
  • Ter experiência comprovada e disposição para esclarecer dúvidas são fatores que nos fazem decidir entre um ou outro, correto?

Os 7 Ps do marketing de serviços + 1 bônus

Agora que você já sabe o que é marketing de serviços, para quem é e quais seus benefícios, vamos conhecer os 8 pilares que sustentam essa estratégia e como implementá-la na sua empresa:

Produto  

Nessa etapa, é preciso fazer uma lista com os principais diferenciais do seu negócio, e deixar bem claro porque o cliente deve escolher o seu serviço e não o do concorrente. 

Perguntas como: “Qual solução só o seu negócio é capaz de fornecer?”, “Quais diferenciais ofereço?” ou “Quais problemas eu resolvo?” ajudam a definir no que o seu serviço é melhor.

Preço

Precificar um serviço é ainda mais difícil do que calcular o preço de um produto, porque muitas coisas estão em jogo: reputação, experiência e preço de mercado. 

Para ajudar a definir seu preço, considere os seguintes itens:

  • Seu tempo de experiência;
  • O quanto investiu em cursos e especializações;
  • O tempo que você leva para efetuar o serviço;
  • Os custos com aluguel, internet, funcionários;
  • O preço médio praticado no mercado;
  • Demanda e oferta de serviços iguais aos seus;
  • Diferenciais do seu serviço.

Entender os custos da sua empresa é primordial para precificar de forma correta e entender qual margem você tem para trabalhar. 

Além disso, avaliar a oferta e demanda são outro fator decisivo para a precificação. Pois se a oferta for muito grande em relação à demanda, sua margem de lucro deverá ser menor. 

Já se a demanda for alta e a oferta pequena, sua margem de lucro poderá ser um pouco maior.  

Praça  

Onde funcionará o seu negócio? Em um espaço físico ou você vai prestar o serviço de casa?

A praça refere-se ao local onde será prestado serviço, e não precisa, necessariamente, ser um espaço físico. 

Após a pandemia de Covid-19, pudemos ver uma onda de negócios digitais e independentemente do formato, a sua empresa precisa estar onde seu cliente está.

Veja a seguir algumas perguntas que ajudam a definir a sua praça:

  • O seu serviço é prestado em uma região específica?
  • Essa região tem demanda pelo seu tipo de serviço? 
  • Como está a oferta deste serviço na região? 

Se o seu serviço puder ser prestado de forma digital, a sua praça também cresce. Por quê? 

Não há limites para o digital e você pode prestar seus serviços para um cliente que está a milhares de quilômetros de distância, se isso fizer parte da sua estratégia. 

Você pode investir mais esforço de marketing em praças onde existe uma carência de oferta do seu serviço, por exemplo. Por isso, é tão importante entender onde seu cliente potencial está.

Promoção

A promoção refere-se à divulgação dos seus serviços. E mais uma vez vimos a importância do marketing em empresas de serviços.

Na hora de divulgar seus serviços, não deixe de considerar no seu planejamento estratégico a sua persona, quais conteúdos são relevantes e em quais canais devem ser divulgados.

Nessa etapa, as ferramentas de marketing digital, ajudam muito a facilitar o processo e otimizar o seu tempo.

Para resumir os 4 Ps do marketing de serviços, veja o nosso infográfico:

Produtos: o que você oferta, Preço o quanto você oferta; Praça onde você oferta; Promoção: como você oferta

Mas no marketing de serviços, temos 8 Ps. Vamos conhecer os outros 4?

Processo 

Um consumidor que entende como funciona todas as etapas do processo fica muito mais inclinado a se tornar um cliente, já que adquire confiança ao contratar o serviço.

Assim, não há nenhuma surpresa no meio do caminho e o cliente enxerga valor no serviço prestado. 

Prova física ou palpabilidade

Como um cliente vai saber o quão bom é o seu serviço se ele nunca o utilizou antes?

 Deixe seus clientes falarem por você.

Ninguém melhor do que seus clientes para comprovarem tudo aquilo que você diz sobre o seu serviço, não é mesmo?

Uma dica é coletar depoimentos de clientes que já utilizaram o seu serviço e usar isso como prova social. 

Você pode estimular comentários no seu Google My Business ou mesmo nas redes sociais, pode também utilizar pesquisas de satisfação para estimular comentários dos seus clientes mais satisfeitos.  

Pessoas

O consumidor 5.0 busca uma experiência, além de um produto ou serviço. Portanto, a forma como as coisas são feitas na sua empresa são importantes pontos de decisão na hora de contratar o seu serviço.

Os funcionários são treinados, atendem bem os clientes e estão satisfeitos com a empresa? Os valores e propósitos da sua marca estão alinhados com a cultura organizacional? 

Uma empresa é feita de pessoas. Portanto, escolha bem aquelas que estarão ao seu lado prestando o serviço.

Um bom exemplo de serviço que coloca as pessoas como foco é a Netflix. O maior serviço de streaming do mercado, com 25% de participação mundial, humaniza a marca ao manter uma comunicação muito estreita com os clientes. Isso cria um sentimento de comunidade que arrasta fãs por todo o mundo.

Produtividade e qualidade

Por fim, os serviços devem ser entregues dentro dos prazos combinados e com a máxima qualidade. Afinal, como já dizia Philip Kotler: “Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual". E você não quer perder um cliente que suou para conquistar, quer?

Marketing e divulgação de serviços: dicas da GS2

Se você tem uma empresa de prestação de serviços e ainda não tem uma estratégia de marketing de serviços, separamos algumas dicas para você começar a aplicar hoje mesmo:

  • Defina seu público-alvo e a sua persona;
  • Faça uma análise do seu nicho de mercado; 
  • Monte a jornada de compra da sua persona; 
  • Planeje quais conteúdos serão produzidos;  
  • Escolha os canais que serão utilizados;  
  • Faça um cronograma das ações; 
  • Acompanhe as métricas. 

Leia mais sobre:

Mas se para você, implementar uma estratégia de marketing de serviços é um pouco complicado, conte com a ajuda de uma Consultoria de marketing digital que é especialista no assunto:

Conheça a GS2 Marketing Digital

Nós já sabemos que o marketing de serviços é essencial para ajudar as empresas a crescerem e se tornarem mais competitivas.

Mas você sabia que uma estratégia de marketing de serviços bem desenhada te ajuda a vender mais?

A GS2 Marketing Digital é prova disso. Nossa estratégia de sucesso é feita com base no desenho da jornada de compra da sua persona. 

Aprendizado e Descoberta: eu tenho um problema, fale-me mais dobre isso; Reconhecimento do problema:  Ok, eu tenho um problema, hora de saber mais sobre ele;  Consideração da Solução:  conheço soluções, mas ainda não sei se é o momento;  Decisão de compra:  ok, mas quais as suas vantagens em relação a solução dos concorrentes?

Nós reunimos dados e analisamos os nossos clientes de sucesso de diversos segmentos para chegar a uma metodologia que vai fazer aumentar as suas vendas. 

Nossa agência conta com as áreas mais estratégicas do marketing digital para te ajudar a vender mais!

Nossos números falam por nós e o crescimento de nossos clientes é o que nos move a fazer cada dia melhor!

Quer saber mais como a GS2 Marketing pode te ajudar a alavancar as suas vendas e te ajudar a implementar uma estratégia de marketing de serviços de resultado?

Fale com a gente!

ebook tudo sobre automação de marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram