fbpx
Escolha uma Página

Engana-se quem pensa que as mesmas estratégias de marketing que são utilizadas para promover produtos, são utilizadas para promover serviços.

Cada empresa tem sua particularidade, que deve ser levada em consideração no momento de montar um planejamento efetivo.

Continue acompanhando o texto e entenda tudo sobre o marketing de serviços!

marketing-de-servicos Marketing de serviços: entenda por que pode impulsionar seu negócio

O que é marketing de serviços?

Assim como existem muitos concorrentes ofertando produtos no digital, também existem muitos concorrentes ofertando serviços – ou bens intangíveis.

Por isso, investir em serviços de marketing é fundamental para que o seu público te encontre e, claro, vire cliente da sua marca. 

Porém, ao se deparar com o tema, muitas pessoas não entendem ao certo do que se trata e como diferenciar uma estratégia voltada para serviços das estratégias voltadas a produtos. 

O marketing de serviços se diferencia do marketing de produtos, no momento em que as estratégias utilizadas são voltadas para gerar valor ao serviço prestado e convencer com todas as letras, e sem brechas para dúvidas, que a sua empresa é a melhor escolha.

O termo se difere do marketing de produtos pois leva em consideração as seguintes variáveis:

gs2_servicos_icones-e-texto_01a-2 Marketing de serviços: entenda por que pode impulsionar seu negócio

Para se ter sucesso, trabalhar o branding e Inbound marketing é de suma importância, afinal o que vai fazer com que aquele cliente em potencial escolha a sua marca, e não a do concorrente, é a geração de valor!

Qual o principal objetivo do marketing de serviços?

O marketing de serviços no brasil e no mundo só cresce!

E, como já dito acima, seu principal objetivo é a geração de valor. E isso implica em muitos benefícios, como:

  • Mais visibilidade;
  • Criação de uma autoridade da marca;
  • Mais conversões em vendas;
  • Fidelização de clientes, entre muitos outros.

Quer um exemplo? Suponha que você está interessado (a) em realizar uma cirurgia plástica. Para isso, é necessário procurar um médico especialista no assunto.  E o que te faz escolher entre um e não outro (a)? Afinal, essa é uma grande decisão, que coloca em jogo sua saúde e seus sonhos. 

Um bom profissional da área, além de entregar resultados, deve demonstrar que realmente entende do que está falando – ou seja, ser uma autoridade na área, deve oferecer uma excelente experiência e estar sempre disposto a tirar dúvidas sobre o assunto.

Esse é apenas um exemplo, que pode facilmente se encaixar em diversas modalidades de serviço. Viu só a importância em se contar com um marketing bem estruturado?

Conheça os 4 Ps do marketing

Muito provavelmente você já ouviu falar dos 4 ps do marketing de serviços, utilizados para explicar os quatro pilares de uma estratégia.

São eles: produto, preço, praça e promoção. Entenda cada um:

1- Produto

Calma! Nessa etapa, não estamos nos referindo necessariamente a um produto físico, podendo também ser um serviço prestado. 

O importante, nessa primeira etapa, é fazer uma lista com os principais diferenciais do seu negócio, e deixar bem claro porque o cliente deve escolher o seu serviço e não o do seu concorrente. Que solução única você oferece? Que problemas você vai resolver com o seu serviço?

2- Preço

O preço ainda é um tabu para muitas pessoas, mas quando se tem um branding bem estruturado e um público-alvo bem definido, o cliente passa a enxergar o valor daquele serviço em sua vida e não somente “quanto custa”.

Mas, logicamente, ele deve ser justo para ambas as partes. Entender os custos da sua empresa é primordial para precificar de forma correta e entender qual margem você tem para trabalhar.

3- Praça

A praça é o ponto comercial da marca, mas não necessariamente um espaço físico.

Hoje em dia, por exemplo, grande parte das empresas estão no digital, não sendo mais uma escolha e sim uma necessidade se você deseja manter o seu negócio.

Afinal, a empresa deve estar presente onde seu público está. O seu serviço é prestado em uma região específica, essa região tem demanda pelo seu tipo de serviço? E como está a oferta na região? Verificar a demanda e a oferta também é importante para a precificação, pois se a oferta for muito grande em relação à demanda, sua margem de lucro deverá ser menor. Já se a demanda for alta e a oferta pequena, sua margem de lucro poderá ser um pouco maior.

Se o seu serviço puder ser prestado de forma digital, a sua praça também cresce, hoje em dia para esses serviços, as barreiras geográficas caíram, e quem vai delimitar a praça será a sua estratégia de marketing, de acordo com os dados levantados até em relação à oferta, ou seja, você pode investir mais esforço de marketing em praças onde existe uma carência de oferta do seu serviço.

4- Promoção

A promoção, nesse caso, ganha a definição de divulgação. 

E mais uma vez batemos na tecla da importância dos serviços de marketing na internet.

O planejamento estratégico deve levar em conta o público-alvo e a persona e quais conteúdos serão produzidos e em que canais serão divulgados.

Nessa etapa, é interessante contar com a ajuda de algumas ferramentas de marketing digital, que irão facilitar e otimizar seu tempo. 

8ps marketing de serviços: novos tempos pedem novas atualizações

É isso mesmo! Além dos 4 ps apresentados acima – produto, preço, praça e promoção, foram acrescentados mais 4!

São eles: processo, prova física, pessoas, produtividade e qualidade. Entenda:

5- Processo

Um consumidor que entende como funciona todas as etapas do processo fica muito mais inclinado a se tornar um cliente, já que adquire mais confiança ao contratar o serviço de uma empresa, não tendo nenhuma “surpresa” no meio do caminho.

6- Prova física

Como um cliente vai saber que o seu serviço é bom e é exatamente o que ele procura, sem ter utilizado antes?

Dê provas a ele!

Uma dica é coletar depoimentos positivos de clientes que já utilizaram o seu serviço, como uma forma de prova social. Isso funciona muito e é um excelente artifício. Você pode estimular comentários no seu Google My Business ou mesmo nas redes sociais, pode também utilizar pesquisas de satisfação para estimular comentários dos seus clientes mais satisfeitos.

7- Pessoas

O consumidor 5.0, muito além do produto ou serviço, busca experiência!

E tudo conta nesse processo: desde funcionários bem treinados, e satisfeitos com a empresa, até mesmo os valores e propósitos da marca, sua cultura organizacional e a qualidade com que tudo é feito. 

Isso aumenta – e muito – as chances de conversão de clientes.

Um excelente exemplo é a Netflix, um dos maiores serviços de streaming do mundo. Se você observar bem, toda a comunicação da empresa é voltada em ser o mais próximo possível do seu cliente, o que humaniza a marca e cria verdadeiros fãs, fiéis à plataforma. Quando você consegue criar essa comunidade ao redor da sua marca, terá defensores fiéis para quando precisar.

8. Produtividade e qualidade

Por fim, mas não mesmo importante, está a produtividade e qualidade, sendo esse tópico auto-explicativo, não é mesmo?

Os serviços devem ser entregues dentro dos prazos combinados e com a melhor qualidade possível. 

Marketing e divulgação de serviços: confira algumas dicas da GS2

Se você tem uma empresa de prestação de serviços, e ainda não investe no marketing, separamos algumas dicas para você colocar em prática o mais rápido possível e não ficar para trás:

  • Defina seu público-alvo e a sua persona;
  • Faça uma análise do seu nicho de mercado;
  • Defina a jornada de compra da sua persona;
  • Defina quais conteúdos serão produzidos; 
  • Defina quais canais serão utilizados; 
  • Faça um cronograma das ações;
  • Acompanhe as métricas.

Conte com a ajuda de uma agência de marketing digital

Contar com especialistas no assunto é fundamental para garantir o seu sucesso no mundo digital, que muda a todo instante!

Ainda não está investindo no marketing digital para o seu serviço? Estamos prontos para te ajudar! Entre em contato com a GS2.