fbpx
Escolha uma Página

GS2-Planejamento-2021-GS2-MARKETING-1-scaled Planejamento Estratégico de Marketing 2021

Quem não quer que sua empresa cresça e venda mais em 2021, não é mesmo? Mas, para atingir esses e outros resultados, é necessário ter um plano com objetivos bem definidos. E fazer um planejamento estratégico de marketing é essencial nesse processo. 

Confira o texto e entenda tudo sobre como fazer o planejamento estratégico de marketing para 2021 de sua empresa!

Planejamento estratégico de marketing: o que é e qual a importância?

Hoje em dia, muito se ouve falar sobre marketing, e o quanto ele é importante para o crescimento das empresas a curto e longo prazo. 

Entretanto, assim como qualquer profissão, é necessário comprometimento para se obter sucesso. Por isso, fazer um planejamento estratégico de marketing é muito importante para não sair dando “tiro no escuro”. Mas, para isso, é importante saber o que é um planejamento estratégico de marketing.

O conceito de planejamento estratégico de marketing consiste na definição de estratégias para alcançar os objetivos da empresa, seja de reconhecimento de marca, crescimento de vendas ou até mesmo relacionamento com seu público alvo. 

Ter um planejamento estratégico de marketing digital irá ajudar em muitas decisões que a empresa precisará tomar naquele período definido. Não fazê-lo é quase como navegar sem uma bússola. Não sabendo para onde ir, ou melhor, o que fazer, pode acarretar em resultados negativos para a marca, já que haverá o desperdício de recursos como tempo e dinheiro em estratégias que podem não dar certo. 

Ou seja: não adianta começar a trabalhar com a geração de leads multicanal ou produzir conteúdos para o TikTok sem objetivos e estratégias pré-definidas para 2021! 

Fundo-do-funil-de-vendas-nao-deixe-o-lead-converter-no-concorrente-3 Planejamento Estratégico de Marketing 2021

Planejamento estratégico de marketing: exemplo de boas práticas

Agora que você já sabe o que é, chegou a hora de conhecer as etapas de um planejamento estratégico de marketing

Não dá para mensurar exatamente em quantos pontos o planejamento estratégico de marketing está baseado mas, para te ajudar a entender como fazer um planejamento estratégico de marketing, separamos alguns pontos fundamentais para você seguir e ter um 2021 de sucesso:

infografico-planejamento-estrategico-2021-gs2-agencia-de-marketing-digital Planejamento Estratégico de Marketing 2021

Defina seus objetivos

icone-simples-para-site-monitore-aperfeiçoe Planejamento Estratégico de Marketing 2021

O que você busca para os próximos meses ou ano? Aumentar sua venda em x reais por mês? Prestar serviços fixos para 10 novos clientes? Ter sua marca reconhecida em nível nacional?

As ideias são muitas, mas é necessário foco para definir um objetivo concreto. Só assim o seu planejamento será montado de maneira eficaz e objetiva. 

Revise seu público-alvo e sua persona 

É necessário saber exatamente com quem sua marca está falando! Revisar seu público-alvo e sua persona te dará informações mais detalhadas sobre os seus clientes. Dessa forma, é mais fácil identificar o tipo de conteúdo que eles querem consumir, bem como a linguagem adequada para falar com eles.

Faça uma análise da sua área de atuação e dos seus concorrentes

Principalmente no período de pandemia, em que muitos nichos tiveram oscilações em seu crescimento, é importante saber se a área de atuação da sua empresa está em queda ou em crescimento e quais as apostas para os próximos meses e ano para o mercado.

Também é fundamental fazer a análise de seus concorrentes, para entender o que eles vêm produzindo de conteúdo nas redes sociais, quais estratégias vêm dando certo e quais aquelas que não foram tão funcionais assim. 

Faça uma análise das suas redes sociais e defina os canais que serão utilizados

Com base em seu público-alvo e sua persona, faça uma análise de suas redes sociais e veja se os canais que vêm sendo utilizados são compatíveis com os seus clientes. 

Não adianta direcionar todo o seu planejamento para produção de conteúdo no Twitter, por exemplo, se o seu cliente não usa essa plataforma.

Também é necessário entender se o conteúdo que você vem produzindo é aquele que o seu cliente quer consumir, isso porque a produção de conteúdo é pilar para a geração de leads!

Defina etapas do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo e coloque a mão na massa para produzir!

Faça uma busca de palavras-chave para saber o que as pessoas estão buscando sobre seu nicho

Quer saber o que os seus clientes em potencial estão buscando sobre a área da sua empresa? Faça uma busca de palavras-chave!

Essa pesquisa é importante pois os sites de buscas irão mostrar, na primeira página, aqueles conteúdos que utilizam exatamente aquelas palavras que são mais procuradas. 

Com a concorrência em alta, é preciso trabalhar para que o site mostrado seja o seu!

Acompanhe as métricas

Para saber se as estratégias estabelecidas e utilizadas estão funcionando, é fundamental acompanhar as métricas. Ah, e não espere chegar o “dia final” para acompanhar isso, hein? 

Se algo estiver dando errado ou não estiver sendo executado, o quanto antes você descobrir, mais rápido você consegue reverter a situação e não deixar isso afetar a sua meta final.

Aqui, vale fazer uma planilha de planejamento estratégico de marketing para acompanhar os resultados. 

Planejamento estratégico de marketing X plano de marketing

Os nomes parecem os mesmos, mas existe diferença entre plano de marketing e planejamento estratégico, apesar de um depender do outro.

O planejamento estratégico de marketing são as estratégias criadas para se alcançar o objetivo final, definido inicialmente. Aqui, entram todas as análises feitas sobre público-alvo, persona, concorrentes, canais digitais e métricas. 

Já o plano de marketing é onde ficarão registradas todas essas estratégias de marketing do planejamento estratégico, para que nenhuma informação seja perdida com o passar do tempo.

Planejamento estratégico de marketing: conte com a ajuda de uma agência de marketing!

O-que-é-Inbound-Marketing-e-como-funcionam-às-suas-etapas4 Planejamento Estratégico de Marketing 2021

Fazer um planejamento estratégico de comunicação e marketing irá demandar da ajuda de profissionais especializados em diferentes áreas do marketing, como produtores de conteúdo, designers, analistas de SEO, gerente de projetos, e muitos outros.

Fazendo as contas dos salários desses profissionais, com uma rápida pesquisa no Google, você verá que o custo para montar uma equipe de marketing interna fica em mais de R$20.000, fora os encargos trabalhistas e os diversos cursos de especialização, já que o digital muda a todo momento.

Por isso, muitas empresas optam pela contratação de uma agência de marketing digital   especializada no assunto e com constante atualização na área para fazer o planejamento e gestão estratégica de marketing, trazendo muito mais benefícios para a marca. 

Precisa de ajuda para planejar o 2021 de sua empresa? Conte com a GS2 Marketing Digital. Teremos o prazer de te ajudar!