'); }); jQuery('#site-menu .oxy-pro-menu-show-dropdown .menu-item:not(.menu-item-has-children) > a', 'body').each(function(){ jQuery(this).append('
'); }); Orçamentos

Técnicas de negociação: saiba quais são as melhores

É claro que toda empresa deseja conquistar mais clientes.

Porém, para que isso aconteça, é necessário dominar o que são chamadas de técnicas de negociação.

Entenda mais sobre o assunto e saiba quais utilizar na hora de fechar um negócio.

Técnicas de negociação: introdução 

Fazendo uma breve introdução ao assunto, é necessário entender, antes de mais nada, o que é técnica de negociação.

Basicamente, são estratégias que devem ser dominadas, seja você do time comercial ou empreendedor, para fechar um negócio e conquistar mais clientes, o que é o foco de qualquer empresa que deseja crescer. 

É claro que o conceito de técnicas de negociação envolve que, ao final, o acordo chegado seja bom para ambos - tanto para empresa, quanto para o cliente. 

Isto é, sempre entregando ao público o que ele precisa e, claro, indo na direção dos interesses da marca. Não vale tentar vender a qualquer custo: você tem que fazer com que o cliente queira comprar de você.

Para isso, é preciso saber como convencer, persuadir e influenciar o cliente para que ele tome a decisão que a empresa espera. Ou seja, o improviso não basta. 

Existem abordagens já estudadas, testadas e comprovadas de técnicas de negociação de vendas que aumentam as chances de a empresa chegar ao seu objetivo final. 

Mas antes de conhecer mais sobre as técnicas avançadas de negociação, é válido entender a importância de utilizá-las.

Importância das técnicas de negociação: saiba por que utilizar

Entendido o conceito de técnica de negociação, fica muito mais claro entender a importância de conhecê-las e dominá-las. 

Isso porque o maior objetivo está em agilizar o processo de saber como atrair clientes, chegando à venda, e fidelizá-los ao longo do tempo, criando um relacionamento deles com a marca. 

Mas como já ressaltamos, o resultado deve ser um consenso, para que a venda se torne benéfica para ambos, e não só para a empresa ou vice e versa. 

O que as técnicas básicas de negociação, ou até mesmo as avançadas, fazem é enfatizar os pontos positivos daquela negociação - mostrando porque o cliente deve comprar o seu produto ou serviço e convencendo-o de que a sua solução é a melhor disponível no mercado. 

Dessa forma, a venda não será forçada, mas sim uma consequência de uma boa argumentação por parte do time comercial ou até mesmo pelo dono do negócio. 

Técnicas de negociação: conheça as 5 melhores

Ficou curioso para saber quais as técnicas de negociação mais utilizadas na hora de fechar um negócio?

Você pode até procurar um curso de técnicas de negociação ou um livro de técnicas de negociação, mas saiba que já existem aquelas que o resultado é certeiro, quando utilizadas da maneira correta.

Confira: 

1- Tenha muito bem em mente por que a sua empresa é a melhor opção para o cliente

Antes de começar a divulgar seu produto ou serviço e tentar atrair novos clientes, é preciso estar muito bem preparado sobre o porquê de a sua empresa ser a melhor opção.

É claro que, se você for o dono, deve ter essa pauta muito bem definida em sua mente.

Porém, será que o time comercial está preparado diante das objeções dos clientes?

Os vendedores devem saber os melhores argumentos para utilizar diante delas, e contornar a situação, convencendo o futuro cliente que a sua marca é a melhor escolha diante dos concorrentes. 

2- Conheça seu público-alvo e a sua persona

Conhecer o seu cliente ideal é fundamental para saber como abordá-lo e convencê-lo a realizar a compra. 

E para isso, informação nunca é demais. Tenha em mente todas as características do seu público-alvo e a sua persona, busque informações sobre as principais dores dela e mostre que a sua empresa está disposta a ajudá-la.

E se você sabe como funciona o inbound marketing, também deve saber que a produção de conteúdo ajuda, e muito, na fase de atração de clientes.

Oferecer conteúdo de qualidade, voltado às dores da sua persona, vai fazer com que ela te veja como autoridade no assunto e estreite os laços de confiança com a sua marca.

Na hora de fechar uma compra, é muito mais provável que os clientes procurem por empresas com que já tenham uma conexão e troca de informações, do que por uma empresa “totalmente desconhecida”.

Nesse processo, pode ser interessante fazer uso de algumas ferramentas de marketing digital, como o Semrush, que auxilia na busca das palavras-chaves mais procuradas pelos clientes de determinado segmento. 

3- Entenda o funil de vendas e a jornada de compra do cliente

Entender como funciona o funil de vendas e a jornada de compra do cliente é importante para qualquer segmento. 

Saber todo o caminho que o cliente em potencial percorre, desde o primeiro contato com a marca até a compra, irá te ajudar a montar estratégias para mostrar a esse visitante porque sua empresa é a melhor solução, além de facilitar o processo de vendas, que visualizará melhor todas as etapas.

4- Tenha um time comercial bem estruturado 

Ter um time de vendas estruturado é um grande desafio para muitas empresas, mas é uma etapa fundamental se você deseja vender mais. 

Isso porque é esse time quem irá conduzir todo o diálogo com o visitante, desde o primeiro contato até o fechamento da venda.  

E para que o objetivo final seja alcançado, é preciso ter todo o processo estruturado, sabendo visualizar e entender o que vem dando certo, e o que não vem dando tão certo assim, para que os maiores gargalos possam ser resolvidos o quanto antes e não prejudiquem ainda mais o processo de vendas da empresa.

Por isso, é sempre válido investir em melhorias e especializações para o time de vendas, além de fazer com que esse setor trabalhe em harmonia com o time de marketing e gere ainda mais resultados.

5- Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são agentes capazes de gerar estímulos que agem diretamente no cérebro e provocam uma reação nas pessoas, fazendo-as tomarem uma decisão por impulso.

Eles são muito utilizados pelas empresas, é uma excelente técnica de negociação, quando utilizados com responsabilidade e ética. 

Essa é uma maneira de levar o consumidor a tomar a decisão que a marca espera dele. Existem diferentes tipos, como o de urgência, de escassez e o de autoridade.

É preciso entender aquilo que mais se encaixa no momento e qual a melhor maneira de incluí-lo no processo.

Com esse resumo de técnicas de negociação, ficou mais fácil estruturar o processo de vendas de maneira muito mais assertiva?

Então, basta utilizá-las da maneira correta na sua empresa.

Diante de qualquer dúvida, entre em contato com a GS2 Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por dentro da
@grupos2mktdigital

Receba
novidades

Siga-nos

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2021- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram