A-quantas-anda-o-marketing-digital-neste-ano-2-1524x764 A quantas anda o marketing digital neste ano?

Não raro, os grande eventos de marketing digital são regados a muita cerveja, animação e conversas, mas também e, principalmente, acontecem discussões sérias sobre os rumos e tendências do marketing digital. Aliás, o pessoal adora falar sobre as tendências, afinal de contas em um segmento pautado pela tecnologia, novidade é o que não falta.

Neste ano, muitos especialistas já apontaram quais seriam as áreas mais destacadas para quem trabalha no segmento. E será que as tendências apontadas já fazem parte do dia a dia dos profissionais de marketing digital?

Já se passou pouco mais de um mês depois do Carnaval, o ano realmente já começou no país, com um  mercado mais maduro e com a competição aumentando, essas tendências já começaram a ser sentidas pelos profissionais da marketing digital.

Vamos conhecer algumas delas:

Marketing 3.0

Há tempos, o marketing digital sabe que usar os mecanismos da psicologia do consumo e estar atento às necessidades e dores do seus clientes é o meio mais certeiro de traçar boas estratégias. Mas ainda assim, isso fez parte dos marketings 1.0 (focado no produto) e 2.0 (focado no público).

Mas agora o marketing 3.0 é uma inovação dos tempos. Ou seja, é focado no ser humano, em criar vínculos emocionais com o seu público.

Conversar com o cliente, permitir que ele confie em você e saiba que os profissionais de marketing digital vão criar cenários para aumentar as condições de sucesso de suas empresas.

Para isso, é preciso conhecer muito bem as necessidades e desejos dos seus clientes, mexer com os cinco sentidos deles para criar novas experiências sensoriais e estabelecer um vínculo, dar espaço para seu público se socializar com sua marca, enxergar e falar além do produto e uma equipe muito bem treinada, trabalhando em colaboração, para acionar todos esses passos.

Enquanto cresce o uso da Inteligência Artificial em alguns setores, há a necessidade cada vez maior também que o marketing digital trabalhe para atingir pessoas, ainda que haja um melhor uso dos dados estruturados juntamente com os dados sociais. É preciso criar conexão.

Além disso, também é preciso atender o cliente no canal que ele se sinta à vontade e não apenas deduzir que o cliente quer utilizar os canais oferecidos como “solução mágica” do marketing.

O que vemos hoje em dia são ótimas plataformas para integrar o atendimento e centralizar a informação, mas ainda sentimos falta do uso de inteligência artificial para organizar as informações e dados para que possamos fazer entregas ainda mais personalizadas.

Inteligência Artificial

A-quantas-anda-o-marketing-digital-neste-ano-1-1524x1050 A quantas anda o marketing digital neste ano?

No ano passado, a Inteligência Artificial dominou boa parte dos fóruns e eventos especializados e foi apontada como umas das tendências do marketing digital no país.

A entrada dessa ferramenta para facilitar a vida dos consumidores e automatização de muitas funções são ações cada vez mais efetivas não só no marketing digital, mas em todos os setores da sociedade. É um verdadeiro caminho sem volta.

Para citar alguns casos já muito bem-sucedidos vale lembrar da Bia, Inteligência Artificial do Bradesco.

A partir desses cases de sucesso, outras empresas já se movimentam para lançar novas plataformas com entendimento muito mais estruturado de como se trabalha com dados, em áreas de saúde, educação, e, claro, marketing digital.  

É possível já citar que algumas startups no mundo inteiro estão preparando novos produtos e serviços ligados à Inteligência Artificial.

Só no começo do ano, a OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) informou que os pedidos de patentes para inovações baseadas em Inteligência Artificial aumentaram exponencialmente.

Segundo a Organização, a partir de 2013 foram registradas mais de 170 mil solicitações de patentes na área da IA por empresas, universidades e organizações públicas de pesquisa.

E é sobre isso que falamos há pouco… ainda não temos no mercado uma plataforma “self service”, que tenha custo acessível e seja de fácil aplicação para pequenas e médias empresa, mas temos certeza de que isso é questão de pouco tempo.

Aumento da busca por voz, automação e chatbots

A busca precisa ser vista como uma extensão dos anúncios da empresa e o crescimento da voz é a grande oportunidade para atingir melhores patamares de resultado.

Os clientes precisam ser atendidos por chatbots que permitam uma conversa mais natural, para que as suas atenções sejam captadas e suas dores possam ser resolvidas.

Além disso, a automação de marketing também vai proporcionar mais tempo para os profissionais da área para tarefas mais criativas, porque nem sempre é preciso o atendimento de um humano para atingir o resultado esperado.

SEO para vídeos e ações personalizadas

A-quantas-anda-o-marketing-digital-neste-ano-3-1524x1128 A quantas anda o marketing digital neste ano?

A tendência do marketing digital que alguns especialistas apontam é a intensificação dos mecanismos de buscas também para os vídeos. Ou seja, o SEO (Search Engine Optimization) vai atingir também o audiovisual.

Essa tendência é apontada a partir do crescimento da busca de informações sobre assuntos diversos no Youtube, além de lives e outras ferramentas.

Esse é um canal muito promissor dentro do marketing digital porque só em meados do ano passado, o Youtube divulgou que alcançou o patamar de mais de 1,8 bilhão de usuários logados mensalmente.

São bilhões de assuntos consultados dentro do Youtube que poderiam ser utilizadas para melhorar o alcance dos negócios.

Para isso, é preciso otimizar os vídeos com bons títulos, tags e descrições, de forma que eles sejam melhor encontrados por meio das buscas. Isso tudo sem esquecer de mecanismos que também geram visualização como os comentários e compartilhamentos.

Além disso, cresce a tendência de que, mesmo com produções massificadas, seja possível criar linguagens mais personalizadas em vídeos para aproximar o cliente da audiência que ele quer atingir.

O vídeo personalizado interativo online é um dos meios de engajar melhor, melhorar a experiência do cliente e gerar oportunidades entre canais.

Conclusão

Sempre é bom lembrar que tudo no marketing digital é muito dinâmico e rápido. Então, é hora de investir nas tendências e tirar resultados, porque quando a nova onda de mudança vier, você já surfou bem na anterior e poderá aprender muito com isso!

De forma geral, temos visto que esse ano muitas empresas estão percebendo que precisam mudar agora e estão começando a investir em marketing digital, pensando em estratégias que alcancem os diversos canais e possam trazer grandes resultados a médio e longo prazo.