Como-preparar-um-Plano-de-Marketing-Digital-para-aumentar-o-faturamento-da-sua-empresa Como preparar um Plano de Marketing Digital para aumentar o faturamento da sua empresaOs negócios não vão bem e você não sabe como aumentar o faturamento de sua empresa e encontrar novos clientes? A solução está bem diante dos seus olhos, exatamente no mesmo lugar em que você está lendo essa matéria. Ela se chama INTERNET.

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE em 2017, o Brasil possui cerca de 126,3 milhões de usuários na internet, o que corresponde a 69,8% da população total do país.

Com essa evolução e hegemonia como maior fonte de comunicação e informação do mundo, principalmente a partir dos anos 2000, as empresas passaram a precisar se adaptar ao meio digital e procurar tirar proveito da sua facilidade de entrar em contato direto com o consumidor.

Assim nascia o chamado Marketing Digital.

Afinal, você sabe o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital utiliza-se de técnicas de comunicação e estratégias para promover produtos e/ou serviços de forma rápida, personalizada e significativa.

Em outras palavras, o Marketing Digital se denomina como o conjunto de atividades de  marketing executadas por uma empresa com o objetivo de atrair mais consumidores, se comunicar com eles e no final das contas vender para eles.

plano-de-marketing-150x150 Como preparar um Plano de Marketing Digital para aumentar o faturamento da sua empresaO que é um plano de Marketing Digital?

A sua definição consiste no planejamento das atividades de marketing que uma empresa deseja realizar no meio digital.

O plano tem como função traçar a estratégia de marketing com base nos objetivos que foram estabelecidos a partir das necessidades da empresa, além de também definir os passos necessários para que os mesmos sejam alcançados.

Qual a importância de se ter um plano de Marketing Digital?

A Internet e as redes sociais deram ao consumidor o poder de encontrar com facilidade informações sobre a sua empresa e marca, além de também poder compartilhar e ler experiências e opiniões de seus produtos e/ou serviços.

Esse contexto faz que um plano de Marketing Digital seja indispensável para qualquer empresa, já que as suas ferramentas ajudam a criar a imagem da marca através da identificação das principais necessidades e preferências do público-alvo, a partir da obtenção de informações valiosas dos perfis dos visitantes, tanto de sites quanto de redes sociais, o que é muito importante para aumentar o engajamento e vendas na empresa em questão.

Além disso, um bom plano de Marketing Digital consegue definir de forma focada e prática quais ações nas redes devem ser desempenhadas de forma contínua para que os objetivos da empresa ou marca sejam alcançados.

Etapas de um plano de Marketing Digital para aumentar o faturamento da sua empresa

A construção e planejamento de um plano de Marketing Digital são feitas por uma agência especializada no assunto e se divide em diversas etapas, desde a análise do cenário da empresa até a criação do conteúdo voltado às informações obtidas do público-alvo.

análise-150x150 Como preparar um Plano de Marketing Digital para aumentar o faturamento da sua empresa

Análise do cenário da empresa

Este momento consiste na análise de como a empresa se posiciona no mercado e no meio digital, identificando  toda a estrutura do site da corporação e as palavras-chaves a serem utilizadas com base no que foi constatado.

Benchmarking Como preparar um Plano de Marketing Digital para aumentar o faturamento da sua empresa

Benchmarking

Esta segunda etapa tem como objetivo a verificação da concorrência direta e indireta. Neste momento, se é verificado  as oportunidades e como a empresa se porta frente aos seus concorrentes (dificuldades para ranquear no Google e competitividade).

Estudo-de-palavras-chaves-150x150 Como preparar um Plano de Marketing Digital para aumentar o faturamento da sua empresa

Estudo de palavras-chaves

Utilizar palavras-chaves corretamente é essencial para o sucesso do seu plano de Marketing Digital. É a partir delas que os seus potenciais clientes encontraram a sua empresa ao realizarem pesquisas em buscadores.

Nesta etapa, é feita a seleção das palavras-chaves com base na quantidade de pesquisas que as tais possuem no Google. Os critérios de escolha são:

  •  Quantidade de buscas mensais;
  •  Oportunidade de cada palavra (quanto menos sites estiverem utilizando a palavra em questão, mais facilmente a sua empresa estará entre os primeiros tópicos do Google);
  • Segmentação (é importante que as palavras-chaves tenham referência com o segmento da corporação).

persona-150x150 Como preparar um Plano de Marketing Digital para aumentar o faturamento da sua empresa

Criação de personas e mapeamento da jornada de compra

A persona é a representação de um cliente baseado em dados reais que as pessoas pesquisam na internet. São traçados seus objetivos, histórias de vida e inclusive suas motivações.

Ela nada mais é do que o seu público-alvo (bem mais aprofundado) e é a partir desses dados coletados que o plano editorial é criado.

A jornada de compra é o caminho que a persona percorre antes de realizar uma compra e geralmente possui 4 etapas: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”.

É preciso mapear os conteúdos e ações que a empresa desenvolverá para cada etapa da jornada, sempre com o objetivo de que o lead deverá ser levado para a próxima etapa. Considerar que as os leads entram em contato com a empresa em diferentes etapas da jornada e que não precisam percorrê-la de forma linear é muito importante.

plano-editoriaç-150x150 Como preparar um Plano de Marketing Digital para aumentar o faturamento da sua empresa

Plano editorial

A partir do que foi estudo anteriormente, é criado o plano editorial. Ele reúne as principais pautas do blog, que serão criadas com o objetivo de responder as principais dúvidas e pesquisas das personas.

Seu blog deve suprir as necessidade de seu público-alvo e conseguir indicar a solução da sua empresa como a mais recomendada.

Além disso, o plano editorial também é responsável por determinar qual conteúdo vai ser explorado em suas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter…). As postagens devem sempre ter como objetivo criar uma comunidade com os consumidores, assim dando uma experiência única ao mesmo.

O objetivo não é mais apenas vender, e sim, fidelizar. Por isso os estudos de persona para o plano editorial são feitos, com o objetivo de criar uma mídia capaz de fazer com que o cliente se identifique com aquilo que a empresa dissemina.

çanding-page-ok-150x150 Como preparar um Plano de Marketing Digital para aumentar o faturamento da sua empresa

Landing pages e Material Rico

 

Os chamados materiais de conversão, ou material rico, são os eBooks (livros digitais), infográficos, guias e outros conteúdos que abordam as necessidades das suas personas, procurando sempre fazer referência a sua empresa como solução ao problema encontrado pelo consumidor.

Esse conteúdo vem acompanhado por um “call to action”, ou seja, um formulário, link para página de contato ou até um endereço de email, para manter contato com o cliente.

Conclusão

Independentemente do porte e do segmento de sua empresa, não deixe de investir tempo para criar uma boa estratégia de Marketing Digital.

Não há dúvidas que um belo planejamento, em conjunto com comprometimento na execução, vai garantir o sucesso para o seu negócio!

➡️➡️➡️Leia também: Quer vender mais? Entenda como funciona as principais metodologias de vendas!