Como-usar-o-Inbound-Marketing-em-sites-de-turismo-e-parar-de-depender-de-sites-de-reserva-3 Como usar o Inbound Marketing em sites de turismo e parar de depender de sites de reserva

Cansou de pagar caro para ter seu hotel divulgado em sites de reserva e não atingir o número esperado de clientes? Já ouviu falar de marketing para turismo? Não?!

Leia e descubra como você pode aumentar os seus hóspedes e parar de depender de outros sites para isso! Entenda de uma vez por todas a importância do marketing digital no turismo.

A Internet é o meio!

De acordo com o Google Trips, mais de 70% dos viajantes utilizam a internet para planejar a sua próxima viagem. Além disso, 83% viajantes se inspiram em novas viagens através do Facebook e 55% pelo Instagram.

Outra pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomércioSP) conclui que 57,2% das pessoas que pesquisam viagens na Internet concluem a compra direto pelo próprio site.

Esses dados afirmam ainda mais o que já é evidente em nosso dia-a-dia: a Internet se tornou a maior aliada das vendas do ramo do turismo.

Por esse motivo, é preciso estar à frente de seus concorrentes, e o Inbound Marketing é a chave!

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing com foco em atrair, converter e encantar os clientes.

Também conhecido como Marketing de Atração, é responsável por aumentar os acessos ao seu site de turismo, seja um hotel, um restaurante ou uma agência de passeios, e produzir conteúdo atrativo para converter acessos em reservas.

Como fazer Inbound Marketing no turismo?

Não adianta saber sobre o processo do Inbound Marketing e não saber como aplicá-lo. O caminho para o sucesso é dividido em quatro etapas:

  • Atração:

Seria vantajoso atrair qualquer pessoa para o seu site, mesmo que ela não tenha interesse em viagens? Ajudaria na divulgação da sua marca, isso é fato… Mas não aumentaria as vendas.

O primeiro passo do Inbound Marketing é descobrir meios de atrair os visitantes certos para os seus canais digitais, o que é chamado de tráfego qualificado, ou seja, aquele que tem chances reais de resultar em uma venda no futuro.

Mas como garantir que as pessoas mais propensas a se tornarem clientes sejam atraídas até a sua plataforma? Por meio de conteúdo interessante e relevante, normalmente vindo dos seguintes canais:

Blog: principal canal de produção de conteúdo que uma empresa pode usar para captar novos visitantes;

Site: enquanto o blog “vende” conteúdo, o site vende o produto real. O objetivo é fazer com que a mensagem passada pelo blog faça com que o possível cliente se sinta atraído a conhecer o seu serviço. Um site precisa ser bem estruturado para que o visitante tenha facilidade em comprar. Para isso, as informações devem promover uma ótima experiência para a compra, com valores bem visíveis e botões de compra acessíveis. Nem precisamos dizer que o seu site precisa ter uma ótima experiência no mobile. Depoimentos de clientes satisfeitos são primordiais para uma estratégia de sucesso.

Mídias sociais: fundamentais para espalhar seu conteúdo por entre as diversas existentes (Facebook, Instagram, Whatsapp…) e fortalecer a imagem de sua marca.

Com todas essas plataformas funcionando, entra o trabalho do SEO (Search Engine Optimization), que é responsável por aplicar técnicas de otimização em suas plataformas, como por exemplo, palavras-chaves, para aumentar as buscas pelo seu conteúdo na web.

As palavras-chaves são definidas com base em um estudo que visa descobrir quais as frases ou palavras que os seus possíveis clientes mais utilizam quando estão procurando sobre turismo e reserva de viagens no Google.

Além do ranqueamento por palavras no Google, a plataforma AdWords também é válida quando o assunto é conseguir mais visitantes para o seu site.  É uma plataforma paga, onde você pode colocar seus anúncios nas primeiras posições do Google, aumentando a visibilidade do seu site e consequentemente, o número de acessos.

➡️➡️➡️Saiba mais em: Ferramentas de SEO.

  • Conversão:

Depois de conseguir novos leitores para o seu blog e seguidores engajados para suas redes sociais, vem a parte mais difícil: converter o máximo possível em clientes em potencial.

A maneira de se conseguir isso é a partir do estreitamento do relacionamento com seu público, utilizando-se ainda da geração de conteúdo, porém com maior poder de persuasão. Para isso, o Inbound Markerting possui as ferramentas certas:

Landing pages ou páginas de conversão e formulários: são feitas para convencer os visitantes a aceitarem algum conteúdo gratuito em troca de informações pessoais, que são preenchidas em um formulário de fácil entendimento;

Esse conteúdo que é disponibilizado, podendo ser um guia exclusivo de alguma viagem ou fotos exclusivas, tem como objetivo deixar o potencial cliente com o desejo de experimentar o local do qual lhe foi apresentado.

E as informações que o mesmo disponibilizou? Você consegue saber exatamente as necessidades que o seu público tem e utilizá-las a seu favor.

  • Vendas:

Depois de atrair o público certo e transformá-los em potencial clientes, o próximo passo é efetivar as vendas. Para isso, é necessário que você utilize dos dados e informações que conseguiu durante o processo de conversão para produzir o conteúdo baseado no interesse de seu público.

Uma das grandes ferramentas utilizadas por grande parte dos sites de turismo é o email marketing, que consiste em utilizar informações do público, e o email já fornecido nos formulários, para nutri-los de informação relevante e que estimulem o interesse pelas viagens em questão. Você pode enviar emails com promoções, tendências e inclusive novos pacotes de reserva. Nesse concorrido segmento vale a máxima – “Quem não é visto não é lembrado”.

  • Encantamento:

Após a efetivação da venda, vem uma das partes mais importantes: o pós-venda.

Agora que você já possui o cliente, o seu desafio é transformá-lo em um fiel promotor  de sua marca. Para isso, você precisa oferecer um serviço de pós-venda de qualidade, para assim fazer com que, quando esse cliente decidir viajar novamente, ele lembre na hora do nome da sua empresa, além de indicá-la a conhecidos e familiares.

Você deve investir nas seguintes práticas:

Sucesso do produto: se o cliente tiver resultados satisfatórios na viagem, seja pelo hotel escolhido ou até pela facilidade da plataforma de pagamento, ele irá indicá-lo para outras pessoas. É importante estimulá-lo a deixar depoimentos nas suas redes sociais, no Google e no seu site;

Relacionamento ativo: mesmo após o término da viagem comprada, a empresa deve manter contato com seus clientes, seja por envio de novas promoções, pacotes de reserva ou até de fotos de possíveis locais de viagem. Não abandone seus clientes!

Conteúdo avançado: a questão agora é criar conteúdo específico para as necessidades apontadas pelos seus clientes, mostrando real preocupação com o seu bem-estar. Você pode enviar formulários após o término da experiência, com o objetivo de corrigir possíveis erros ocorridos durante a viagem.

Agora que você já sabe como funciona, é hora de fazer com que seu site cresça e para de depender de outros sites para efetivarem vendas!

O marketing digital no turismo está sendo cada dia mais utilizado pelas empresas, não deixe seu concorrente sair na sua frente.