fbpx
Escolha uma Página

Quem busca maneiras sobre como gerar leads, com foco em novas oportunidades de venda, deve tomar cuidado para não cometer alguns erros.

Acompanhe o post e descubra!

GS2-Marketing-Digital-como-gerar-leads Como gerar leads: 5 erros que você não deve cometer

Como gerar novos leads: entenda a importância

Muitas empresas buscam maneiras de como gerar leads, mas nem todas entendem a importância de fazer isso estrategicamente.

O lead é todo visitante que fornece para uma empresa dados como e-mail, WhatsApp, localidade, entre outros, em troca de uma oferta, como um e-book, um cupom de desconto ou até mesmo um período trial de uma ferramenta ou aplicativo.

Isso geralmente acontece por meio de formulários ou landing pages, sendo que a relevância dos dados dependerão do quão “valiosa” aquela oferta é para o visitante. O número de telefone, por exemplo, é um dado mais íntimo e, para compartilhá-lo, o material deve ser rico o suficiente para o seu público.

A grande sacada é que esses leads acabam virando uma oportunidade de negócio para a empresa. Ou seja, eles formam um banco de dados de potenciais clientes da marca, que serão abordados no momento certo de suas jornadas de compra.

Esses dados também podem ser utilizados para a marca se posicionar perante aos clientes, produzindo conteúdos mais assertivos e relevantes para as diversas etapas da jornada de compra.

Como gerar leads qualificados?

A geração de leads qualificados acontece quando se utiliza estratégias de marketing corretas. 

Ou seja, a marca deve levar em consideração aspectos como público alvo, persona, canais de consumo e tipos de conteúdo, e produzir conteúdos adequados de acordo com a jornada de compra que ela se encontra.

A verdade é que não adianta ter uma base enorme de leads, se nenhum deles é qualificado o bastante para se tornar um possível cliente. 

Que fique bem claro que isso não quer dizer que todos os leads que entrarem no funil serão qualificados! Mas é possível traçar estratégias de como gerar leads na internet para atingir o objetivo do número de vendas.

tirinha-ebook-sucesso-na-internet Como gerar leads: 5 erros que você não deve cometer

Como gerar leads: 5 erros para não cometer

Para te ajudar no assunto como gerar mais leads, trouxemos 5 erros comuns para você não cometer, seja gerando leads nas redes sociais ou em outros canais.

1- Não produzir conteúdos focados na dor da persona

Produzir conteúdos é fundamental nas estratégias de geração de leads. Mas de nada adiantarão se eles não forem aquilo que a sua persona deseja consumir. 

Conhecendo bem a sua persona, você entenderá todas as “dores” e necessidades dela e conseguirá produzir um conteúdo assertivo. Foque nisso!

2- Não entender as etapas do funil de vendas

Não entender como funciona o funil de vendas é outro erro muito comum. Ele é todo o processo que o consumidor percorre a partir do primeiro contato com a empresa.

Caso você não entenda o seu funcionamento, a venda pode parecer forçada e aquele cliente deixará de ver valor no seu produto ou serviço.

Aliás, esse tópico também é muito importante na produção de conteúdo, já que cada etapa deve entregar um tipo de conteúdo diferente, de acordo com a jornada de compras daquele cliente.

3- Não utilizar CTA (Call to Action)

As chamadas para ação (CTA) são um convite para que o usuário tome a ação que você deseja – seja um clique no link ou a conversão de um material.

Não utilizá-las, ou não usá-las corretamente, pode fazer com que você perca diversas oportunidades de geração de leads.

Seja em suas postagens ou em landing pages, use-as com sabedoria.

4- Não otimizar seus textos

Utilizar técnicas de SEO fará toda a diferença para que seus conteúdos sejam encontrados, ganhando destaque nos resultados de busca, de maneira orgânica. O tráfego orgânico é um ativo construído a médio e longo prazo, mas que te garante um canal a mais para a sua estratégia, que não dependa só do tráfego gerado nas mídias pagas.

Para isso, faça uma pesquisa de palavras-chave com os conteúdos mais procurados pelo seu público-alvo e use-as em seus textos, títulos, urls da página, nas imagens (nome da imagem e texto alternativo) e na meta descrição. 

5- Não utilizar o e-mail marketing

Ao contrário do que dizem, o e-mail ainda é sim uma ferramenta muito utilizada pelas pessoas. Se você ignora-o em sua produção de conteúdo, saiba que está cometendo um grande erro e perdendo muitas chances de gerar leads. Apesar desses leads já estarem na sua base, a oferta de outras “iscas digitais”, ajuda no processo da jornada de compra, fazendo com que eles dêem um passo a mais em direção a compra. Outra dica importante é aproveitar para colher outros dados desses leads que servirão para a qualificação do time de vendas.

Você pode enviar newsletters, e-mails promocionais, conteúdos ricos – ou seja, pode ser usado em todas as etapas do funil de vendas, estreitando o relacionamento com o seu cliente.

Lembre-se de enviar e-mails somente para quem te deu permissão, nunca comprar listas prontas, criar um título atrativo e ter um layout responsivo para diversos dispositivos.

Como gerar leads no Instagram 

O Instagram é uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários ativos, muito utilizada pelos usuários em busca de uma distração e divertimento. 

Por esse motivo, já dá para imaginar que não basta apenas criar um perfil e publicar apenas fotos dos produtos ou serviços achando que isso vai gerar leads e vendas, não é mesmo?

A geração de leads no Instagram passa pela autoridade da sua marca, por isso é muito importante construir ao seu perfil pautado em conteúdo de qualidade e autoridade. Só dessa forma será possível gerar leads vindos através do Instagram.

Então, anota essas dicas:

Crie um perfil comercial

Se o seu foco no Instagram é nos negócios, será necessário transformar o perfil em uma conta comercial.

Com ela, você consegue acessar métricas e fazer análise das suas publicações, seja no feed ou stories, ver informações dos seus seguidores e, um ponto importantíssimo – adicionar informações da sua empresa, como horário de funcionamento, localização e número para contato. 

Tenha constância nas publicações

Para conquistar a confiança do público e, claro, agradar o algoritmo do Instagram, você deve ter constância em suas postagens. 

A consequência é mais engajamento e uma geração de leads contínua dependendo da sua estratégia.

Coloque um link em sua bio

Estruturar o perfil corretamente é fundamental na estratégia de gerar mais leads. 

Portanto, escreva suas informações na BIO corretamente, de maneira que chame atenção e seja esclarecedor.

E, em “site”, coloque um link para que o visitante possa entrar em contato com o seu negócio. É nesse link que você colocará os materiais que vão gerar leads.

Algumas ferramentas de marketing digital, como o Linktree, permite que você coloque vários links em apenas um e consiga um melhor resultado.

Humanize seu perfil

Não transforme o perfil da marca em uma vitrine de produtos. É necessário humanizá-lo, sendo a venda apenas uma consequência do bom relacionamento com o visitante.

Mostre quem você é de verdade e também que você se importa com os seus seguidores!

Você pode fazer isso no feed – com uma postagem no reels ou igtv – e nos stories – com esquetes, vídeos curtos, caixinha de perguntas, e muitas outras possibilidades.

Use tags de preços nas fotos dos produtos

Utilizando tags nas fotos dos produtos, você deixa o impulso de compra do visitante mais aguçado!

Utilize as hashtags corretamente

O uso das hashtags corretas ajudam a espalhar o seu conteúdo para outros usuários. 

Pesquise o seu nicho de mercado no aplicativo e escolha as que mais fazem sentido conforme você for postando seus conteúdos.

A dica é não usar mais de 4 hashtags por postagem e tomar cuidado com as hashtags proibidas pelo Instagram (existe uma lista disponível no Google, após uma rápida pesquisa).

Como gerar leads no Facebook

Em janeiro de 2021, o Facebook se destacou como a rede social mais utilizada do mundo – com 2,740 milhões de usuários. Portanto, ele deve ser considerado na sua geração de leads.

Não é uma regra, mas o público acima de 45 anos ainda utiliza muito o facebook, e nossa experiência mostra que é um excelente canal para a geração de leads.

Assim como o Instagram, é possível selecionar o público que você deseja atingir, utilizando a plataforma de anúncios conhecida como Facebook ADS. O Facebook ADS é a forma para se fazer anúncios tanto para o Facebook como para o Instagram ok?

Também trouxemos algumas dicas sobre como gerar leads qualificados no facebook:

Crie campanhas otimizadas

Para fazer isso, você deve saber exatamente quem é a sua persona, conhecendo as características do consumidor que você deseja atingir, como interesses e comportamentos. 

Você deve se atentar também ao formato de post e a qualidade do criativo, que deve chamar atenção. 

Segmente corretamente

Se você deseja atingir um público x, você deve segmentar a sua campanha corretamente. 

Você pode fazer isso utilizando dados como demografia, interesses, comportamentos, entre outros. 

Essa etapa é importante para que você não desperdice tempo e nem dinheiro, além de atingir o objetivo esperado.

Faça uma oferta atraente 

O objetivo aqui é fazer uma oferta atraente em troca dos dados do visitante, que se tornará um lead.

Portanto, ela deve ser atraente o suficiente e gerar necessidade de conversão, como por exemplo um e-book sobre o seu nicho ou uma aula grátis. E isso dependerá, claramente, do seu tipo de negócio. 

Como gerar leads B2B?

A geração de leads B2B (business to business) pode ser mais trabalhosa, já que as soluções direcionadas para empresas tendem a ser mais específicas. Mas nunca se esqueça que mesmo o objetivo sendo B2B, você ainda está se relacionando com uma pessoa.

Entretanto algumas dicas podem ajudar também. Além de eventos e da prospecção ativa, o Inbound Marketing aparece como um grande aliado no tema.

Crie conteúdos valiosos, como e-books e newsletters, que toque diretamente na dor da sua persona, ajudando-a. 

Se a empresa tiver um blog, por exemplo, ela pode exibir uma pop-up quando o visitante movimentar o cursor.

Nessa pop-up, você pode oferecer um e-book, um infográfico, ou outro tipo de material rico.

Para o público B2B você também deve investir um tempo em como aprender a gerar leads no Linkedin, essa mídia social é muito utilizada em diversos segmentos.

Como anda a geração de leads da sua empresa? Agora que você já entendeu como ela é fundamental, que tal investir mais tempo nisso? Use as dicas e mãos na massa!

Leia também: marketing de relacionamento