Orçamentos
CRM vendas: entenda como a ferramenta auxilia no inbound marketing 

CRM vendas: entenda como a ferramenta auxilia no inbound marketing 

É provável que todo mundo que tenha algum envolvimento com o marketing digital já tenha ouvido, pelo menos uma vez, sobre CRM Vendas. Mas, apesar de já ter ouvido falar sobre, muitas pessoas não sabem exatamente para que serve, como utilizá-lo e como essa ferramenta ajuda no dia a dia. 

Entenda mais sobre o CRM de vendas online no texto abaixo.

O que é CRM de Vendas?

De acordo com o Hubspot, CRM é a sigla para Customer Relationship Manager que, em português, é ‘Gestão de Relacionamento com o Cliente’. Se refere a um conjunto de práticas para melhorar a experiência e o relacionamento com o cliente. 

As plataformas de CRM para vendas permitem registrar dados e informações sobre cada cliente da empresa, como meios de contato, histórico de compras, visitas ao site, conteúdos consumidos, etc. Essas informações são atualizadas em tempo real e, além disso, o software também gera relatórios para que os profissionais tenham insights para otimizar as vendas. 

O CRM faz controle de vendas e permite ao vendedor construir uma relação com o cliente, oferecendo a eles um atendimento personalizado e uma melhora na experiência de compra e venda. 

CRM Vendas no Inbound Marketing

Antes de entender como o CRM de Vendas pode ser uma extensão do inbound, é preciso entender como funciona o inbound marketing.

O Inbound Marketing se caracteriza pelas estratégias que visam atrair os potenciais clientes para o site/blog, por meio de conteúdos relevantes para o público-alvo. Nesse caso, a empresa não vai atrás do cliente, mas cria meios para que ele chegue até a marca, utilizando os mecanismos de busca, blogs, redes sociais e outros canais disponíveis para ser encontrada pelo seu público.

O objetivo é se tornar autoridade no assunto para que, quando as pessoas precisem do que a empresa oferece, já pensem nela diretamente.

ebook quer aprender como gerar leads sem dor de cabeçã

O CRM em vendas pode ser adotado como continuidade dos processos de inbound marketing, pois com os dados armazenados e relatórios gerados pelo software, é possível ter bons conhecimentos sobre o público-alvo e o que eles mais consomem, conseguindo então criar estratégias melhores para atingir exatamente quem irá converter. 

Atrair apenas os clientes certos e não só qualquer cliente é o grande objetivo do inbound marketing, e o CRM de vendas pode ajudar com isso. 

A equipe de marketing deve inserir no CRM todas as informações possíveis para que o time de vendas conheça o máximo desse lead. Os conteúdos que consumiu, quando entrou no fluxo, em que momento a conversão em lead ocorreu, etc. Quanto mais dados disponíveis, mais o vendedor poderá personalizar seu atendimento e cativar o cliente. 

Os times de marketing e vendas devem trabalhar de forma integrada e não como dois times separados, dessa forma, conseguirão gerar mais leads e converter ainda mais com conteúdo de qualidade e atendimento personalizado para os clientes. 

Leia mais:

CRM Vendas: como escolher um?

Depois de entender o que é CRM, é provável que as pessoas se perguntem como escolher um bom software CRM para conseguir tirar o maior proveito. 

Existem sistemas pagos, com diversas funcionalidades, mas também existem plataformas gratuitas, que são realmente boas e ajudam bastante no começo. 

Mas qual o melhor CRM de vendas gratuito? 

Não existe uma plataforma gratuita que seja melhor do que a outra. Cada uma possui suas funcionalidades e se encaixa melhor para um nicho ou segmento específico. 

Abaixo listamos 3 exemplos de CRM gratuitos para que as pessoas escolham qual o melhor CRM de vendas para suas empresas. 

RD Station CRM

O sistema de CRM da RD Station não possui limitação de usuários e oferece muitas soluções comerciais. 

Possui um plano pago, mas o gratuito já é bastante completo, pois permite criar funil de vendas CRM, gerenciar a equipe de vendas, acessar relatórios e possibilidade de utilizar WhatsApp, ter telefone integrado e envio de e-mails pela plataforma. 

HubSpot CRM

A HubSpot também possui um sistema de CRM gratuito e bastante completo. Possui recursos como relatórios detalhados sobre atividade de vendas, produtividade e desempenho individual, rastreamento e notificações de e-mail, rastreamento de prospects, agendamento de reuniões e chat ao vivo.

Bitrix24

O CRM da Bitrix24 possui diversas funcionalidades como pagamentos online, automação de vendas, contact center, sales intelligence e mais.

Possui versões pagas, mas a gratuita permite ter usuários ilimitados e 5 GB de dados armazenados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram