Orçamentos
Podcast: entenda por que utilizar nas suas estratégias

Podcast: entenda por que utilizar nas suas estratégias

De tempos em tempos surgem novas ferramentas e formatos para a criação de conteúdo, como o podcast, que vem ganhando bastante espaço no Brasil. 

De acordo do o Jornal Meio e Mensagem, uma pesquisa do Ibope, revelou que 40% dos internautas, o que equivale a aproximadamente 84 milhões de pessoas, já ouviram algum podcast. Veja nesse texto, como essa opção agrega à sua estratégia de marketing.

O que é podcast?

O podcast é um produto em áudio, semelhante a um programa de rádio. É feito sob demanda, como uma conversa entre o(s) apresentador(es) e o(s) convidado(s), e fica disponível nas plataformas para que o público ouça quando quiser. 

Os temas são variados, é possível encontrar podcast sobre política, finanças, educação, cinema, crimes, música, esportes, sexualidade e outros. 

No país, há mais de 2 mil podcasts ativos, segundo a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod). Em 2019, o Spotify Brasil divulgou uma pesquisa sobre o consumo de podcasts no mundo e o Brasil ficou atrás apenas do Estados Unidos, sendo classificado como ‘o país do podcast’. 

ebook Como estruturara a sua empresa para ter sucesso no Marketing Digital

O que significa podcast?

Podcast é a junção de pod (personal on demand, traduzindo, pessoal sob demanda), que veio de iPod, com broadcast (radiodifusão). O conceito é atribuído ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que em 2004 criou o primeiro agregador de podcasts.

Leia mais:

Por que utilizar o podcast nas estratégias de marketing?

O podcast pode e deve ser utilizado nas estratégias de marketing para atingir cada vez mais o público-alvo de uma marca. Mas, além disso, existem outras razões para utilizar o podcast nas estratégias, entenda melhor abaixo:

Diversificação de conteúdo

Cada pessoa consome conteúdo de uma forma diferente. Alguns preferem ler textos maiores, outros preferem mais imagens com pouco texto, há quem goste de assistir vídeos e os que preferem consumir conteúdo em formato de áudio. E também existem os momentos em que as pessoas consomem conteúdos em canais específicos, o podcast é extremamente utilizado por pessoas em trânsito.

Portanto, as marcas precisam diversificar o seu conteúdo para atingir a todos os públicos. Tendo conteúdos feitos em diversos formatos, é possível atingir e engajar mais pessoas. 

Traz autoridade sobre o assunto 

Um podcast bem estruturado, que trata de temas importantes para o público-alvo de uma forma inteligente e profunda, gera autoridade para a marca. Isso porque as pessoas passam a associá-la com o conhecimento sobre aquele assunto.

Quanto mais profundo e relevante para o público forem os conteúdos, maior será a identificação com a marca.

Humanização da marca

Diferente de um texto em blog ou nas redes sociais, o podcast traz a voz da pessoa que está apresentando. Isso faz com que os consumidores a associem com a marca, o que gera humanização. 

Ajuda muito no estímulo de confiança e proximidade entre marca e público. 

Aumenta o público atingido

Cada canal em que uma empresa realiza a publicação de seus conteúdos atinge uma parcela do público. Existem canais que acabam ‘excluindo’ certa parte do público em determinados momentos. 

Por exemplo, quem vai dirigindo para o trabalho não pode ler um texto de blog ou do Instagram, portanto, naquele momento não consegue atingir essa parcela do público. 

Já o podcast é em áudio, por isso, é possível escutá-lo enquanto se está dirigindo, o que aumenta a parcela de público que o conteúdo pode atingir. 

É possível concluir que o podcast é um formato versátil, que pode ajudar as empresas e marcas a atingirem uma parte dos consumidores que outros formatos não podem. Sendo assim, é uma ótima opção para as estratégias de marketing, podendo ser usado nos sites e redes sociais.  

Por que o podcast faz tanto sucesso?

Cerca de 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia, é o que mostra um estudo realizado pela Globo, em parceria com o Ibope.

Esse novo formato vem ganhando cada vez mais espaço no país, mas por que cresceu tanto?

Por que o Podcast cresce tanto? Pode ouvir onde quiser: como fica gravado, a pessoa pode ouvir quando quiser e onde quiser. Seja voltando do trabalho, indo para a escola etc.; Variedade de temas: com tantas opções de temas, cada um pode encontrar o que lhe agrada mais; Permite o multitasking: podcasts não possuem imagem, portanto, é possível colocar o áudio para tocar e fazer outra coisa, como lavar a louça, limpar a casa etc.; Uma maneira diferente de se informar: os podcasts informativos são mais interessantes do que ler um jornal e a pessoa consegue se informar de uma forma diferente e legal; É divertido: o podcast é divertido, fala de temas que a pessoa quer escutar e entretêm.

Como fazer um podcast?

Como criar um podcast’ é uma dúvida que algumas pessoas podem ter ao se familiarizar com o termo. 

Leia abaixo 7 dicas de como fazer um podcast:

Escolha o tema

Se planejar é o primeiro passo para ter um podcast e a escolha do tema é muito importante, pois precisa ser um assunto que a pessoa saiba falar com propriedade, que goste e se interesse. 

No caso de marcas ou empresas, é preciso pensar em um tema que tenha relação com o seu nicho e interesse ao público alvo. 

Defina o formato

Entrevista, bate-papo, mesa redonda, informativo e educativo são alguns dos formatos de podcasts. Depois de escolher o tema, é preciso entender como irá trabalhá-lo. Vai levar um especialista no assunto para entrevistá-lo? Ou vai ser uma conversa com ele? Vai apenas estudar o tema e fazer as próprias considerações?

É preciso entender qual formato agrada mais para poder trabalhar em cima dele. 

Escolha o canal de publicação

Defina o canal onde o seu podcast será publicado. Existem diversas plataformas disponíveis como Spotify, SoundCloud, WeCast, Deezer, entre outros. Escolha o que o seu público-alvo mais tem acesso ou o que mais se identifica. 

Estruture e planeje o conteúdo 

Chegou o momento de estruturar o podcast de acordo com o tema e formato escolhidos. Antes de começar a gravar é preciso de bastante planejamento por trás. 

Qual desdobramento do tema será abordado? Se escolheu formato de entrevista, quem vai ser o entrevistado? Quanto tempo de duração vai ter o programa?

No caso dos convidados, é preciso escolher quem tem propriedade no tema e que saiba se expressar. Pessoas muito tímidas podem não render como o apresentador pretende, mas como o podcast não é ao vivo, sempre dá para fazer uma pausa e recomeçar. 

Adquira os equipamentos necessários

Sempre é possível começar no improviso, porém, se tiver condições de ter os equipamentos para facilitar a produção, é melhor ainda. 

Os equipamentos aumentarão a qualidade do produto final, o que conta bastante para o público. 

Invista em microfones, gravadores de áudio, fones de ouvido (de preferência os headphones), um estúdio acústico e programas de gravação e edição.

Grave o podcast

Depois de tudo planejado, estruturado e com os equipamentos prontos, é o momento de gravar. Tente ser o mais natural possível, demonstrando o conhecimento e segurança em relação ao tema. 

Publique e divulgue

Com o podcast gravado e editado, publique no canal que escolheu e faça a divulgação do conteúdo. 

Invista em ferramentas de marketing digital, anúncios, crie contas em redes sociais, uma hashtag no twitter e o que mais combinar com o público.

Leia também:

Indicações de podcasts

Depois de saber o que é um podcast, pode ser que tenha ficado com vontade de ouvir algum para entender melhor sobre esse produto. Por isso, separamos alguns dos melhores podcasts. Confira:

Café da Manhã 

É um podcast informativo, do jornal Folha de São Paulo, apresentado pelos jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian. Os episódios falam de pautas do dia a dia e assuntos do momento no Brasil e no mundo. 

Modus Operandi

O ‘Modus Operandi’ é um podcast que aborda crimes reais, serial killers e casos sobrenaturais. É apresentado por Carol Moreira e Mabê Bonafé.

Não Inviabilize

O ‘Não Inviabilize’ é um podcast individual, apresentado por Déia Freitas. Nos episódios ela conta histórias reais que o público envia para ela por e-mail. 

Os episódios são divididos por quadros como:

  • Amor nas redes: episódios onde ela conta histórias de amor, afeto e saudade;
  • Picolé de limão: episódios com histórias do cotidiano, ciladas e trapaças;
  • Luz acesa: episódios que contam histórias de terror, suspense e mistério;
  • Ficção da realidade: episódios com histórias ficcionais interativas;
  • Mico meu: episódios onde ela conta histórias engraçadas;
  • Alarme: episódios com histórias que servem de alerta e que contêm gatilhos emocionais.

Além do Meme

O ‘Além do Meme’ é um podcast investigativo, apresentado por Chico Felitti. Ele investiga e procura por pessoas que protagonizaram memes da internet e conta as histórias nos episódios. Às vezes, as investigações chegam a durar meses. 

Vamos Falar Sobre Música

É um podcast sobre o mundo musical apresentado por Cleber Facchi, Dora Almeida, Renan Guerra e Nik Silva. Os episódios falam sobre cultura pop e contam com músicos convidados falando sobre seu trabalho e lançamentos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram