Orçamentos
Marketing de influência: por que as marcas gostam tanto?

Marketing de influência: por que as marcas gostam tanto?

Na era dos influenciadores digitais, o marketing de influência vem ganhando cada vez mais espaço entre as empresas, marcas e times de marketing. 

A ideia de atingir um público engajado é bastante interessante e, por isso, tem empresa que anda gastando um bom dinheiro com essa estratégia. 

Entenda mais sobre o marketing de influência e por que as marcas estão investindo tanto. 

O que é marketing de influência?

Antes de entender o que é o marketing de influência, é preciso saber quem são os influenciadores digitais, parte fundamental desse tipo de estratégia. 

A denominação ‘influenciadores digitais’ é mais recente, mas eles existem e atuam na internet há tempos. São produtores de conteúdo digital nas mais diversas redes sociais, seja Twitter, Instagram, Tik Tok, Youtube etc. 

Cada um tem seu estilo de conteúdo e conversam de uma forma ‘próxima’ com sua audiência, por isso, costumam ter um público bastante engajado. Há influenciadores de beleza, livros, filmes, viagens, entre outros. Tem espaço para os mais variados conteúdos. 

Além de criarem conteúdos, muitos deles também mostram o seu dia a dia nas redes, geralmente, pelos Stories do Instagram. Poder acompanhar o café da manhã, saber o que a pessoa fez no dia, os looks que utilizou e tudo mais que é mostrado, acaba gerando bastante identificação com os influenciadores e, consequentemente, bastante engajamento por parte do público. 

É esse engajamento que enche os olhos das marcas e o marketing de influencers consiste em trabalhar com esses influenciadores para atingir o seu público. Ele(a) recebe o produto ou utiliza o serviço da marca interessada e depois faz alguns posts sobre em sua rede. 

Leia mais:

Marketing de influência funciona de verdade?

Em um primeiro momento, é possível ficar um pouco relutante e sem entender se o marketing de influência funciona de verdade, mas os dados não mente. Quando bem-feito, com um influenciador alinhado com a empresa, funciona sim. 

Uma prova disso são os dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest com mais de 2.000 pessoas. 

Dos entrevistados, 71% disseram que seguem algum influenciador, 86% afirmaram que já descobriram produtos por influenciadores e 73% adquiriram algo por conta da indicação de algum criador de conteúdo.

Um exemplo de como o marketing influencia na compra de um produto é que 55% dos entrevistados disseram que pesquisam a opinião de influenciadores antes de realizar alguma compra importante.

Ou seja, o público é engajado e o marketing de influência funciona, mas é preciso que as marcas conheçam bem o seu público-alvo para contratar influenciadores que atinjam exatamente esse público. 

Por exemplo, uma influenciadora que fala e cria conteúdo para adolescentes não pode ser contratada para fazer publicidade de um produto antirrugas, pois não haverá nenhuma identificação  e não será proveitoso para nenhum dos lados. 

Contratar influenciadores para campanha de marketing: 4 dicas

O marketing de influência pode ser utilizado para os mais diversos segmentos, afinal, há criadores de conteúdo de todos os tipos.

É possível utilizar marketing de influenciadores para e-commerce, marcas e para quem vende o seu serviço. 

Confira abaixo 4 dicas para fazer uma boa escolha de influencers de marketing digital.

Entender o público alvo da marca

O primeiro passo para criar estratégias de marketing, não só relacionada a influenciadores, é conhecer o público-alvo da empresa, pois só assim será possível criar um conteúdo que esteja alinhado com eles e que irá impactar. 

Analisar os influenciadores que têm ligação com o público-alvo

Depois de ter o público-alvo bem definido, é o momento de começar a analisar influenciadores que tenham a ver com o produto ou serviço oferecido pela marca. 

Não adianta escolher um influenciador com milhões de seguidores se ele falar para um público que não irá gerar vendas para a marca. 

Pedir o mídia kit dos influenciadores

O mídia kit é um documento de apresentação onde o influenciador irá colocar dados como taxa de engajamento, visualizações, perfil do público, taxa de entrega dos conteúdos, etc. É por meio desses dados que a marca poderá entender se o influenciador possui alcance com o público. Portanto, não escolha o influenciador apenas pelo número de seguidores! Uma dica é acompanhar o influenciador por um tempo, analisar comentários nas postagens do feed e a forma como ele trabalha os “publis” - propagandas das marcas. Alguns, conseguem encaixar de forma tão natural o produto ou serviço que está vendendo que realmente passa credibilidade e acaba vendendo e engajando mais.

Dar chance aos microinfluenciadores

Quando se fala em influenciadores, é comum que as pessoas pensem naqueles que possuem milhões de seguidores, mas existem influenciadores menores, que possuem 10/15/20 mil seguidores e que às vezes podem gerar um resultado melhor do que o influenciador com seguidores na casa dos milhões. 

Cada tipo de influenciador é importante para uma etapa do funil de marketing. Podemos dizer que grandes influenciadores, com milhões de seguidores, são importantes na fase de awareness de uma marca ou produto. ele vai dar visibilidade, vai conseguir com que um grande número de pessoas saibam do seu produto, mas normalmente o engajamento deles é menor do que os microinfluenciadores.

Os microinfluenciadores, especialistas em algum assunto, vão trazer mais credibilidade para um público mais engajado e consequentemente conseguem trabalhar no meio e no fundo do funil.

Por esse motivo, é importante ter uma estratégia de marketing bem definida para trabalhar o conteúdo certo, na etapa certa e com o influenciador correto para os objetivos de marketing.

Marketing de influência: Onde encontrar os influenciadores?

Os locais mais comuns para encontrar os influenciadores são as redes sociais. É lá onde eles criam conteúdo e o público geral está. Mas também existem plataformas de marketing para influenciadores, como a Squidy e a Influency.me, inclusive sendo possível fazer a contratação por lá. 

Conclusão

Utilizar o marketing de influências nas estratégias de uma marca/empresa é uma ótima maneira de atingir o público-alvo de maneiras diferentes. 

Essa estratégia faz com que a autoridade do influenciador passe para a marca e mais pessoas queiram adquirir o produto ou serviço. 

Mas apesar de ser uma ótima estratégia, não deve ser a única utilizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba
novidades

Siga-nos

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

Parceiro Gold RD Station
Certificado em Inbound Marketing - RD Station
Certificados RD Station

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram