O marketing digital teve grande ascensão nos últimos tempos e continua como uma forte promessa para os próximos anos.
Seja para empresas de pequeno, médio ou grande porte, o digital marketing é um investimento e não um gasto. Continue lendo e descubra as melhores estratégias para ter sucesso no ambiente digital.
O que é digital marketing?
É impossível negar que, hoje, grande parte da população está conectada na internet.
Segundo um relatório divulgado pela Hootsuite e We Are Social em 2020, o Brasil conta com 150.4 milhões de usuários na internet – 71% da população, sendo 66% da população brasileira ativa em redes sociais.
Por isso, o modo de fazer marketing vem mudando ao longo dos anos. Daí,surgiu o termo marketing digital, que traduz todos os esforços e estratégias de marketing desenvolvidas no ambiente digital.
Por que investir no marketing digital?
O marketing digital teve um grande crescimento em 2020, por conta da pandemia causada pela Covid-19.
Em um ano onde muitas empresas precisaram fechar as portas de seus comércios físicos, os esforços voltados para o marketing digital, visando a venda online, foram cruciais para que elas continuassem existindo.
E olha, deu muito certo: dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram, por exemplo, que o faturamento do e-commerce brasileiro ultrapassou R$100 bilhões de reais no último ano, tudo isso graças às estratégias de marketing digital.
As empresas que não se adequaram a essa nova realidade e não investiram no ambiente digital, muito provavelmente acabaram ficando para trás dos concorrentes.
Mas, como começar a investir no digital marketing?
Se você quer começar a investir no marketing digital da sua empresa em 2021, saiba que nunca é tarde para isso!
Hoje, é possível achar uma infinidade de cursos de marketing digital na internet, que podem até te dar uma base do que deve ser feito. Mas, diante de tantas informações, é fácil ficar perdido e acabar largando mão dessa estratégia tão importante.
Por isso, separamos trouxemos dicas de marketing digital e as melhores estratégias para você começar hoje mesmo:
Estude o seu nicho de mercado
Entenda como está o seu nicho de mercado, quais estratégias os seus concorrentes têm utilizado e o que de positivo você pode aproveitar delas.
Também é necessário entender o que os seus clientes buscam – descobrindo quem é o seu público-alvo e sua persona.
Caso você não saiba o que é persona, ela nada mais é do que o seu cliente ideal, e com ela será muito mais fácil entender toda a jornada de compra do seu cliente em potencial.
Defina seus objetivos
Agora que você já entendeu um pouco mais do mercado o qual o seu segmento está inserido, é hora de definir os seus objetivos ao utilizar estratégias de marketing digital.
Lembrando, claro, que seus objetivos devem ser realistas e mensuráveis. Por exemplo, onde você quer chegar nos próximos meses? No próximo ano, ou até mesmo daqui a 5 anos? Talvez conquistar mais 5 clientes nesse mês, ou aumentar suas vendas em 70% esse ano.
Tudo isso podem ser objetivos que, com as estratégias corretas, podem ser alcançados. É por esse motivo que o estudo de mercado é o primeiro passo, pois dessa forma você saberá o tamanho do seu mercado e poderá mensurar melhor os seus objetivos.
Defina um planejamento estratégico e de conteúdo e siga-o
Sabendo quem é a sua persona e quais seus objetivos, chegou a hora de montar um planejamento para o ano e colocá-lo em prática.
Veja quais canais serão utilizados, de acordo com a compatibilidade com o seu público-alvo e a estratégia desenhada com o plano de marketing.
Além disso, descubra que tipos de conteúdo o seu cliente gosta de consumir, e coloque a mão na massa para produzi-los.
A frequência nas postagens nos mais diversos canais também é muito importante, fazendo com que o usuário se conecte com aquela marca e sempre esteja à espera de um conteúdo que possa ajudá-lo.
Utilize ferramentas para te ajudar nesse processo
Algumas ferramentas de marketing digital podem te ajudar – e muito – em todo esse processo que envolve desde a produção de conteúdo, até a automação do marketing e o entendimento das métricas.
O RD Station, por exemplo, é uma ótima ferramenta de automação, que auxilia na captação de leads, conversões, vendas, entre outros.
Já o MLabs é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais, com recursos para agendar posts, responder usuários e gerar relatórios personalizados.
Agora, se você precisa de uma ferramenta de SEO para te auxiliar na pesquisa de palavras-chave, que te ajudarão a rankear seus conteúdos, o SEMRush é muito recomendado.
Utilize a análise swot
Traduzindo para o português, a análise swot analisará os seguintes pontos de um projeto:
- Strengths = forças;
- Oportunities = oportunidades;
- Weaknesses = fraquezas;
- Threats = ameaças.
Estes pontos te ajudarão a criar um planejamento de marketing mais estratégico, seus pontos positivos e negativos na hora de analisar as métricas, além de tomadas de decisões mais eficientes e rápidas, afinal o digital muda a todo momento.
Defina um plano de marketing
Apesar de se assemelhar muito com o termo “planejamento estratégico”, eles não são a mesma coisa!
Como o nome já diz, o primeiro diz respeito às estratégias criadas para alcançar aquele objetivo definido, enquanto o plano de marketing é o agrupamento de todas essas estratégias, para que nada se perca ao longo do tempo.
Nele, ficarão registradas informações sobre persona, público-alvo, canais utilizados, calendário de conteúdo, além das métricas analisadas.
Conte com uma agência de marketing digital nesse processo!
Diante de tantos processos, contar com uma agência de marketing digital é muito importante!
Com uma equipe diversificada e qualificada, todo o processo será feito de maneira muito mais assertiva.
Está precisando de ajuda e não sabe por onde começar? Entre em contato conosco! Estamos prontos para te ajudar!
Leia também: Branding e Inbound Marketing