Orçamentos
Inbound marketing: exemplos de estratégias bem-sucedidas

Inbound marketing: exemplos de estratégias bem-sucedidas

Todo empreendedor que tem o seu negócio online já se deparou com os desafios de atrair clientes para a sua empresa, investir em estratégias de inbound marketing é importante para se destacar em um mercado competitivo. 

Neste artigo, vamos mostrar por meio do inbound marketing e exemplos de estratégias bem sucedidas para você aplicar em sua empresa. 

Boa leitura! 

O que é inbound marketing?

Inbound marketing é uma verdadeira arma do marketing digital para atrair leads (possíveis clientes) para a sua empresa. O objetivo é que o cliente venha até o seu negócio a partir do interesse despertado pelos materiais fornecidos por meios diversos. Resumindo: é o marketing de atração.

Esse processo ocorre por meio de conteúdos que variam de acordo com a necessidade e interesse do cliente, podem ser artigos de blog, mídia paga, redes sociais, e-mail marketing, e-books, entre outros. 

Portanto, o inbound marketing é responsável por criar ações com entregas de conteúdos para cada fase do funil de vendas, desde a busca pelo seu produto ou serviço até a decisão de fechar o negócio.  

A seguir, veja exemplos de inbound marketing que são um sucesso no mercado digital. 

Inbound Marketing: exemplos de grandes marcas para seguir

Se você quer entender a força do inbound marketing, exemplos de negócios que usufruem das melhores estratégias não faltam. Se inspire nelas: 

  1. RD Station Marketing

O RD Station Marketing é uma ferramenta de automação de marketing digital que reúne funções para atrair, converter e se relacionar com um contato em um só lugar, também é possível acompanhar de perto os resultados e extrair relatórios completos das ações. É referência quando falamos em empresas que fazem conteúdos voltados para a resolução de problemas e fidelização de clientes por meio do Inbound Marketing. 

A empresa, que surgiu quando o Inbound Marketing era praticamente desconhecido, precisou educar o mercado, produzindo muito conteúdo de qualidade, para alavancar as vendas da empresa. Hoje é um dos maiores cases do Brasil.

  1. Rock Content 

Fundada em 2013, a Rock Content cria produtos e serviços de marketing inovadores, projetados para construir experiências de conteúdo em escala, além de cultivar relacionamentos de sucesso com os clientes, parceiros e funcionários enquanto impulsiona a competitividade global. Seus conteúdos em sites e blogs têm mais de 8 milhões de sessões por mês, e os cursos online têm mais de 360 mil alunos inscritos. 

  1.  XP Investimentos / Infomoney 

Em 2011, a XP Investimentos adquiriu o portal de notícias financeiras Infomoney com o intuito de reforçar o poder do Inbound Marketing. Após a aquisição, a XP investiu cerca de R$5 milhões de reais na modernização do portal, com a finalidade de converter consumidores para seus cursos, palestras e webinars promovidos pela plataforma. Investir na educação do seu público e potenciais clientes por meio do Inbound Marketing trouxe resultados expressivos para o negócio.

Fique por dentro: 

Como ter estratégias bem sucedidas no inbound marketing?

Vamos conhecer algumas estratégias bem sucedidas e que são as mais recomendadas para as marcas que buscam implantar o inbound marketing. Siga o passo a passo:

  1. Defina o público-alvo

A primeira estratégia a ser realizada dentro do inbound marketing é definir o público alvo. É a partir dessa iniciativa que a sua empresa conseguirá produzir conteúdos que atraiam consumidores para o seu produto ou serviço. 

Vale ressaltar que dentro do inbound existe o buyer persona, espécie de personagem criado para auxiliar o negócio a entender melhor quem são seus clientes reais e quais são as suas necessidades, por meio de detalhes como nome, idade, profissão, renda mensal, gostos pessoais e entre outros.

Feito isso, é possível montar uma estratégia de sucesso, pois fica mais fácil de saber quais canais de comunicação, os tipos de conteúdos e qual linguagem deve ser usada para cada público.

  1. Faça marketing de conteúdo

É exemplo de inbound marketing o investimento em conteúdos como blogposts, postagens em redes sociais, e-mail marketing e e-books. A produção de conteúdo é o pilar fundamental de toda a estratégia de inbound marketing. Sendo o inbound marketing , marketing de atração, o conteúdo é o responsável por fazer essa atração.

A estratégia de marketing de conteúdo é voltada para atrair futuros clientes por meio de assuntos que sejam relevantes para eles. Sempre levando em consideração as preferências e necessidades do público-alvo. 

  1. Percorra a jornada de compra do cliente

Para ser assertivo na atração do cliente ideal é importante desenhar a jornada de compra da sua persona. Ela tem cincos passos e tem como meta criar conteúdos diferentes para cada etapa, sempre priorizando o buyer persona.

Ao criar conteúdos com base nos interesses do seu público alvo, você estará levando o usuário a efetuar a compra, através de uma jornada de atração e educação. Confira as fases da jornada de compra:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema / oportunidade;
  • Consolidação da solução;
  • Avaliação e compra;
  • Atendimento e suporte. 
  1. Foque na divulgação

Com todas outras estratégias bem definidas, chegou o momento de focar na divulgação, a escolha dos canais por onde o conteúdo será distribuído para a sua persona. 

Utilize os canais mais aproveitados pela persona da sua empresa. Por exemplo, se ela está mais presente no Instagram, construa conteúdos que podem ser usados por essa rede social por meio de suas ferramentas.  

  1. Pense na possibilidade de fazer co-marketing 

O co-marketing, conhecido como marketing colaborativo, acontece quando dois negócios do mesmo ramo se juntam para potencializar os seus resultados.  

Por exemplo: você tem um e-commerce especializado em produtos higiênicos naturais, ao invés de criar conteúdos sozinho, você pode fazer uma parceria com uma plataforma de cursos de saboaria natural, que tenha o mesmo conhecimento da audiência que deseja atingir. 

É uma ótima ideia, né? Afinal, o co-marketing ajuda a economizar os custos. 

Transforme seu negócio em uma potência com o inbound marketing e, para isso, conte com a GS2 Marketing Digital. 

Leia mais:

GS2 Marketing Digital 

Somos uma agência de marketing digital, especializada em inbound marketing, com foco em resultados. 

Com ações criativas e inusitadas, utilizamos as melhores estratégias de marketing

para produzir um diferencial factível para os nossos clientes com mais performance, promovendo o acompanhamento e resultados diferenciados.

Nossa agência conta com as áreas mais estratégicas do marketing digital para fazer o seu negócio crescer e te ajudar a vender mais!

Somos especialistas em estratégias de marketing digital e vamos te ajudar a construir o seu plano ideal para atingir ótimos resultados.

Fale com a gente!

E se quiser conferir um material exclusivo sobre como estruturar a sua empresa para ter sucesso com o marketing digital, baixe nosso material gratuito e comece hoje mesmo:

ebook Como estruturara a sua empresa para ter sucesso no Marketing Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram