'); }); jQuery('#site-menu .oxy-pro-menu-show-dropdown .menu-item:not(.menu-item-has-children) > a', 'body').each(function(){ jQuery(this).append('
'); }); Orçamentos

Marketing de conteúdo no mundo pós pandemia: passo a passo para ter sucesso

A geração Z, ou os novos consumidores, além de extremamente conectados, buscam por experiências personalizadas e pelo consumo consciente! 

Nesse aspecto, o marketing de conteúdo pode ajudar - e muito - a sua empresa a conquistar e fidelizar esses e outros consumidores. Entenda como!

Marketing de conteúdo: o que é?

Antes de entender a fundo sua importância, é preciso relembrar o que é marketing de conteúdo.

Basicamente, ele consiste na criação de conteúdos relevantes voltados ao interesse do seu cliente ideal, ou seja, sua persona.

O grande diferencial da sua estratégia é você falar da sua marca, produto ou serviço, mas sem fazer isso de forma direta. Afinal, ninguém gosta de ser bombardeado com propagandas de vendas a todo momento, não é mesmo? Isso é coisa do passado e quando utilizamos a oferta do produto ou serviço de forma direta, é no momento certo da jornada de compra do cliente.

Mas então, como fazer isso? O marketing de conteúdo será voltado para criação de materiais como e-books, textos no blog, vídeos, infográficos, manuais e até mesmo postagens nas redes sociais. 

E todo esse material, como já dito acima, falará de temas que têm ligação com seu produto ou serviço, mas sem necessariamente citá-los. Você demonstrará que a sua empresa é autoridade no assunto e está disposta a ajudar aquele cliente em sua “dor”. 

Engana-se quem acredita que o marketing de conteúdo surgiu na era digital. Quando as latas de leite condensado exibiam receitas deliciosas no verso do rótulo já estavam fazendo marketing de conteúdo. E muito bem feito.

O que mudou ao longo do tempo foram os canais e a possibilidade de novos formatos, mas o conceito e o objetivo é o mesmo.

Vamos a alguns exemplos!

Marketing de conteúdo: exemplos

Se você é um cirurgião plástico, por exemplo, além de oferecer agendamentos de consultas, que tal produzir materiais que tirem as principais dúvidas das suas possíveis pacientes - por exemplo: tipos de próteses, cuidados pré e pós cirúrgicos, tipos de cicatriz e muito mais!

Basta entender quais canais seu público-alvo está e colocar a mão na massa!

Algumas ferramentas de marketing de conteúdo como o Similarweb, SemRush ou o próprio Google Trends são muito interessantes para saber os assuntos que estão em alta e as perguntas que seu público faz na internet. É um bom caminho começar respondendo essas dúvidas.

Marketing de conteúdo: como isso funciona?

Quando falamos em como fazer marketing digital, que é fazer uso dos canais digitais para atrair novos negócios e criar relacionamentos, vamos ouvir falar também em Inbound Marketing.

E o que seria Inbound Marketing? É justamente um conjunto de ações para ganhar o interesse do público por meio de conteúdos de qualidade, levando-o através de um funil até o momento da compra . E dentro destas ações está previsto o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma maneira de se relacionar com os seus leads e convertê-los em clientes, fazendo-os chegar ao seu funil de vendas de forma mais natural.

As empresas mandam todos os tipos de informações aos futuros clientes como forma de gerar vendas, mas disto tudo, o que é importante? O que vai resolver um problema daquele lead?

Por isso, a estratégia do marketing de conteúdo é criar ofertas e conteúdos ricos para o interesse do seu público-alvo, conteúdos que possam ajudar a resolver o problema daquele lead.

E vocês podem me perguntar por que é preciso fazer isso? Porque é por meio da proximidade e melhoria no relacionamento com seus leads, que eles poderão virar clientes e sua empresa poderá vender mais. E essa é a função do marketing de conteúdo.

Atualmente, grande parte da população está presente na internet, e se não fazem compras on-line, utilizam a internet para obter informações valiosas sobre o que querem adquirir em lojas físicas ou mesmo on-line.

Ou seja, todos passam pela rede virtual e 70% do processo de compra já foi feito antes da venda em si. As pessoas pesquisam, querem saber, antes de decidir.

Então, o que fazer? Primeiro oferecer algo, como informações sobre assuntos que vão interessá-los, que podem ser distribuídos ao criar um blog de sucesso no seu site. Aliás, criar um blog é uma ação primordial para a distribuição desse conteúdo.

Por exemplo, em uma empresa de convites de casamento, que os leads são noivas, oferecer mais informações sobre como endereçar convites de casamento, como fazer a lista de convidados, dicas sobre tipos de convites para cada estilo de casamento ou até tipos de papel para os envelopes, serão de profundo interessante de quem está noiva ou pretende ficar.

Com isso, a fidelização e conversão para cliente daquele lead torna-se bem mais fácil porque gera credibilidade, quando sua empresa mostra que conhece o assunto. Também gera relacionamento à medida que oferece conteúdo que pode ajudar esse lead a solucionar seus problemas.

Além de textos em blogs, o marketing de conteúdo também é feito por meio e-books e outros materiais ricos, aliás, será por meio desses materiais ricos que você conseguirá informações desse “potencial cliente” transformando-o em lead e depois “refinando” as informações desse lead para poder segmentá-lo cada vez mais a ponto de saber exatamente qual é a sua “dor” e o que a sua empresa pode oferecer para ajudá-lo.

Estratégia de marketing de conteúdo: por onde começar?

Tanta informação assim pode assustar um pouco no começo. Por isso, resolvemos separar algumas dicas para você saber por onde começar a utilizar o marketing de conteúdo para empresas:

  • Descubra quem é a sua persona

Você sabe o que é persona? Resumidamente, ela representa seu cliente ideal. Ela vai reunir todas as características dos principais compradores do seu produto ou serviço. 

E, sabendo quem é o seu cliente, fica mais fácil criar uma conexão com ele e atribuir valor ao que você está oferecendo.

  • Planeje-se e crie conteúdo de qualidade

Seja autêntico e mostre que você é uma autoridade no assunto! Mostre de que forma sua empresa pode ajudá-lo e crie uma relação com ele. 

Isso será fundamental na geração de leads.

A organização também é uma aliada, pois através de um cronograma de conteúdo, será mais fácil planejar que tipo de conteúdo será distribuído em qual formato em cada um dos canais que a sua marca atua.

  • Otimize seu conteúdo

Utilizar técnicas de SEO fará com que mais pessoas achem o seu conteúdo na vastidão conhecida como internet. 

Isso irá ajudar o algoritmo a rankear seu conteúdo e colocá-lo entre os melhores resultados quando alguém procurar pelo assunto que você escreveu. 

O que são conteúdos ou que tipos eles podem ser?

Conteúdo de marketing não são só textos, mas também vídeos interessantes para o seu segmento de público, como um tutorial por exemplo. Sabe, são aqueles que ensinam a fazer coisas diversas, de maquiagem a pranchas de surfe? 

Infográficos, e-books, podcasts, posts nas redes sociais, pesquisas e até mesmo conteúdos em forma de Quizz são formatos válidos para distribuir o conteúdo, ou seja, a mensagem que você quer passar para o seu público, a sua comunidade.

Uma infinidade de formas de distribuir o conteúdo pode ser utilizada para gerar relacionamento com o lead, cabe um pouco de criatividade e inovação para se diferenciar em uma internet já abarrotada de conteúdo. 

Hoje em dia o grande diferencial é a qualidade do conteúdo e a criatividade para apresentá-lo de forma criativa e diferente.

Marketing: conteúdo para todos os portes

O mais interessante de hoje é que empresas de todos os portes se valem do marketing de conteúdo. 

Para se ter uma ideia, um dado do E-commerce Trends mostrou que e-commerces que adotam Marketing de Conteúdo apresentam 2 vezes mais visitantes e 4,9 vezes mais clientes quando comparados aos que não adotam. 

Quer alguns exemplos de empresas que têm blogs? A gigante e multinacional Avon, do ramo de beleza, tem um blog para falar mais de perto com seus consumidores.

Ou a Natura, do mesmo setor, que também criou um blog para falar mais pertinho  com suas consultoras com temas como promoções, lançamentos, responsabilidade social, dicas de negócios, entre outros temas.

E assim faz Red Bull, Magazine Luiza, Mc’ Donalds, Walmart, enfim… muitas outras.

E se as grandes corporações não ficaram de fora de uma estratégia que dá certo, porque as pequenas e médias não deveriam aproveitá-la?

Quer ver? Uma empresa que tem um blog e faz mais de 13 postagens no mês pode ter a sua visualização aumentada em 4,2 vezes e obter cinco vezes mais leads, além disso, geram o dobro de tráfego em seus sites.

Além disso, o marketing de conteúdo ajuda também a reduzir o seu custo com aquisição de clientes. Quer um motivo mais atraente para investir nesta estratégia?

Mas é preciso ser especialista no que faz, precisa cuidar do seu produto, fazer conteúdo atraente, com boas imagens e bom texto, perguntar o que seu público quer saber e conhecer suas expectativas, além de incentivar os comentários.

Tenha certeza que assim estará muito mais próximo dele.

Por isso, independente de quais táticas que você use, o marketing de conteúdo deverá ser uma delas.

Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI

Já deu para ver que quem não investir em Inbound Marketing e, consequentemente, no marketing de conteúdo, será deixado para trás, em meio a tantos concorrentes. 

Se você está precisando de ajuda nas estratégias de marketing de conteúdo no marketing digital, entre em contato com a GS2 Marketing Digital e alavanque suas vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por dentro da
@grupos2mktdigital

Receba
novidades

Siga-nos

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2021- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram