'); }); jQuery('#site-menu .oxy-pro-menu-show-dropdown .menu-item:not(.menu-item-has-children) > a', 'body').each(function(){ jQuery(this).append('
'); }); Orçamentos

O que o marketing pode fazer pela sua empresa?

Sem dúvidas, a palavra marketing vem sendo uma das mais comentadas atualmente.

Utilizado com as estratégias corretas no ambiente digital, ele pode ajudar a sua empresa a prosperar e ganhar notoriedade no mercado, em meio a tantos concorrentes. Continue lendo para entender mais!

O que é marketing?

Ao pé da letra, você já parou para pensar no significado da palavra marketing? 

Ele vem da palavra market - que significa mercado, em inglês. Logo, já dá para se imaginar que se trata de estratégias voltadas ao comercial da empresa. 

Com ele, é possível estudar o mercado e entender não só como vender, mas para quem vender e como criar um relacionamento a longo prazo com o consumidor, para que ele passe a ser seu cliente.

Afinal, muita gente não sabe, mas consumidor não é a mesma coisa que cliente! 

O primeiro busca bons preços e agilidade, já o segundo cria uma conexão com a sua empresa e, mesmo que ele não esteja a procura do seu produto ou serviço no momento, ele certamente se lembrará da sua marca no momento adequado de compra.

Porque, mais do que comercializar, você deve buscar maneiras de fidelizar seus clientes, para que eles se tornem fãs da sua marca e propaguem, de maneira orgânica, o quanto ela é boa no que faz.

E o marketing será primordial nesse processo, já que com ele você pode contar com ferramentas que comunicam e atribuem valor à sua marca.

Mas, e quanto ao marketing digital, será que existe diferença? 

O que é marketing digital?

Após toda essa explicação, você deve estar se perguntando - o que é marketing digital e qual sua diferença com o marketing offline? 

O digital marketing, como o nome já diz, traz ações e estratégias totalmente voltadas ao ambiente digital, atraindo novos negócios, e também criando relacionamento com os clientes. Os fundamentos do marketing são os mesmos, o que muda é o ambiente, que traz uma dinâmica diferente em relação à plataformas e canais de comunicação. E também o consumidor, mais conectado e com uma jornada de compra diferente do consumidor que só tinha os meios offline para percorrer o seu caminho até o momento da compra.

As estratégias de marketing digital devem fazer parte do dia a dia da sua empresa, se você deseja que ela continue existindo em meio a tantas marcas. Isso porque, como você já deve saber, a maioria das pessoas está conectada na internet atualmente. 

Basta ter um aparelho celular na mão, conectado a uma rede de internet, para acessar inúmeros conteúdos e serviços disponíveis no meio online. 

Aliás, uma pesquisa realizada em 2019 realizada pela NZN Intelligence mostrou que 74% dos consumidores preferem a modalidade online em relação às compras realizadas em lojas físicas. E isso antes da pandemia! Outras diversas pesquisas pós pandemia, mostram que um grande número de consumidores experimentou a compra online durante a pandemia e esse é um hábito que será mantido, mesmo depois de voltarmos à normalidade.

Vantagens do marketing digital para a empresa

Dá uma olhada nas vantagens que o marketing feito no ambiente digital vem trazendo para as empresas: 

  • Você conhecerá quem é o seu público-alvo e a sua persona

 

Uma das vantagens do marketing digital é que ele é mensurável. E, com base nesses dados, é possível que você entenda quem é o seu público-alvo e sua persona (cliente ideal). 

Essa segmentação fará com que suas ações sejam muito mais assertivas, poupando tempo e dinheiro, uma vez que o seu marketing de conteúdo será voltado para quem realmente quer consumi-lo. 

No marketing tradicional, também conhecido como outbound marketing, isso não é possível. Isso porque não se dá para saber quem pegou aquele flyer da sua marca ou quem passou pelo outdoor que continha a sua propaganda, por exemplo.

  • Gera conexão com o cliente

 

O consumidor 5.0, nativo digital, mais do que a compra, busca experiência e geração de valor.

O marketing de relacionamento é uma excelente maneira de entregar isso ao seu cliente, priorizando uma boa experiência com a marca e entendendo a dor daquela persona

E essa experiência única pode ser exatamente o que faltava para o seu cliente finalizar a compra. 

Que tal realizar uma pesquisa de satisfação com o seu cliente, para conhecê-lo melhor, e a partir disso investir em ações de relacionamento?

Usando o e-mail marketing, você pode parabenizar seu cliente em datas comemorativas e mandar ofertas de produtos que você sabe que tem a ver com ele, além de outros conteúdos que você saber ser do interesse dele.

  • Gera mais oportunidades para a empresa

Você sabe como funciona o inbound marketing? Ele também é conhecido como marketing de atração, e esse nome não é à toa, já que tem o objetivo de atrair mais clientes, transformando-os em leads e educando-os ao longo da jornada de compra. 

E isso gera mais oportunidade para as empresas, já que no ambiente digital não existe a barreira de cidade, estado ou país. 

É importante ressaltar que, quando falamos sobre oportunidades no inbound marketing, estamos falando sobre as qualificadas! E isso só é possível graças aos dados que nos permitem conhecer melhor o perfil dos nossos clientes. 

Com as ferramentas de marketing digital, você atingirá a pessoa certa, no momento certo, de acordo com a etapa do funil que ela se encontra, não queimando nenhuma oportunidade de compra por abordar aquele possível cliente cedo demais. 

Isso gera um ótimo custo-benefício para as empresas, inclusive as pequenas, já que o investimento não é feito “as escuras”, como no marketing offline. E, através da mensuração dos dados é possível identificar os pontos que podem ser otimizados e melhorados, para gerar mais resultados.

Para começar a implementar na sua empresa, com tanta informação, pode parecer complicado, mas com planejamento é possível seguir adiante com ótimos resultados.

Vamos te ajudar!

Plano de marketing: planejamento das etapas determinará o sucesso

Se você quer saber como trabalhar com marketing digital na sua empresa, já adiantamos que um bom planejamento determinará o sucesso das estratégias utilizadas. 

Até porque, não adianta sair disparando e-mail marketing ou produzindo textos no blog sem saber onde você quer chegar. 

Confira um passo a passo:

Estude o seu nicho de mercado

Pesquise como está o nicho de mercado que sua empresa está inserida e o que se espera para os próximos meses e anos na atual situação do mercado. 

Defina um objetivo

Depois de entender o mercado, é necessário definir qual é o objetivo que você espera alcançar com o marketing digital. 

Você gostaria de aumentar as vendas da sua empresa em x%? Fazer com que sua marca seja mais reconhecida no mercado? Melhorar o relacionamento com o seu público? 

Defina esse objetivo e comece a planejar!

Entenda quem é o seu público-alvo e sua persona 

Como já foi dito, para fazer um planejamento eficiente, é necessário saber com quem sua marca está falando, para que a partir disso você entenda qual o tipo de conteúdo produzir e em quais canais disseminar esse conteúdo. 

Nesse processo, algumas técnicas de SEO podem te ajudar, já que com uma rápida pesquisa você entenderá o que o seu público-alvo anda procurando sobre o assunto relacionado ao seu nicho, e até mesmo a maneira como ele procura. 

Na hora de produzir o conteúdo, o uso dessas palavras-chave te ajudarão a rankear o site, diante de tantos outros disponíveis no mercado. 

Defina um planejamento 

Sabendo quem é o seu público, e o que ele quer consumir, chegou a hora de montar um planejamento para o seu mês e para o seu ano. 

Defina o que será produzido e quando será produzido. E o mais importante: siga-o corretamente. A constância fará com que a conexão com os seus seguidores seja muito maior, já que estarão sempre à espera de um conteúdo da marca. 

Analise as métricas

O marketing digital gera dados dia após dia. Com uma análise detalhada, você conseguirá mudar a sua estratégia a tempo, se necessário, para que seu objetivo final seja concretizado. 

Por que devo contratar uma agência? 

Contar com uma agência de marketing digital é muito importante nesse processo, já que nem sempre você terá especialistas no assunto em sua empresa, como um analista de marketing, de mídias sociais, de tráfego pago, SEO, entre outros profissionais extremamente necessários para que a estratégia seja abrangente o suficiente para funcionar.

A agência, a partir do seu objetivo, definirá quais caminhos devem ser seguidos, com um planejamento eficiente e com profissionais qualificados no assunto, que constantemente buscam se atualizar, pois no digital tudo muda muito rápido! 

Precisa de ajuda para começar ou dar continuidade no marketing digital da sua empresa? Entre em contato com a gente e entenda na prática as vantagens dessas estratégias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por dentro da
@grupos2mktdigital

Receba
novidades

Siga-nos

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2021- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram