Escolha uma Página

Pesquisa-aponta-mudança-no-comportamento-das-gerações-X-e-Y-pós-pandemia-1524x856 Pesquisa aponta mudança no comportamento das gerações X e Y pós-quarentena

É um fato que a crise instaurada pela pandemia do novo coronavírus está acarretando em diversas alterações no mundo dos negócios, principalmente por conta da transformação digital não planejada pela qual as corporações estão tendo que passar para sobreviver durante esse período.

Porém, se engana quem acha que o que está acontecendo agora é provisório. A tendência é que as formas como os negócios se desenrolam não seja mais a mesma quando a quarentena acabar, envolvendo, inclusive, mudanças no comportamento de compra das pessoas, principalmente as mais jovens.

Vamos entender tudo isso? Leia o texto abaixo!

O Marketing Tradicional não será mais tão efetivo

Já estamos percebendo que a pandemia da Covid-19 não está só causando efeitos na economia mundial, mas também um “baque cultural” que deve impactar na forma como as pessoas consomem diferentes mercadorias. A tendência é de que, após o fim do isolamento social,os jovens tenham uma percepção diferente a cerca das suas necessidades, passem a consumir somente o que realmente precisam e, ainda por cima, exijam muito mais do que o Marketing Tradicional pode oferecer.

Segundo um estudo realizado pelo portal alemão de moda, Highsnobiety, após passar por tudo que a pandemia está impondo ao mercado, as gerações X e Y, que já vinham de uma mudança na forma de consumo, principalmente pela exigência da compra por experiências, serão imunes à cultura da “moda de produtos”, também conhecida como hype. Ou seja, por conta do isolamento social, serão capazes de perceber que certos produtos e serviços não são necessários para a sua vida, mudando suas concepções sobre o que realmente deve investir o seu dinheiro.

Pesquisa-aponta-mudança-no-comportamento-das-gerações-X-e-Y-pós-pandemia-1524x498 Pesquisa aponta mudança no comportamento das gerações X e Y pós-quarentena

Se antes eles consideravam, por exemplo, bares, restaurantes e lojas de roupas necessários, o distanciamento e a crise econômica instaurada mostraram que é possível viver bem sem gastar nesses estabelecimentos. O mesmo vale para produtos que eram muito desejados no meio desse público.Pesquisa-aponta-mudança-no-comportamento-das-gerações-X-e-Y-pós-pandemia3 Pesquisa aponta mudança no comportamento das gerações X e Y pós-quarentena

Dessa forma, empresas que vinham direcionando esforços nos seus departamentos de comunicação para transformar produtos caros em “moda”, devem ter a ciência de que o “novo mundo” exigirá muito mais do que isso.  A máxima “compre menos, mas compre melhor” passará a ser o divisor de águas nas escolhas de consumo dos indivíduos.

Ações do presente terão grande impacto no futuro

Provavelmente, você já deve ter percebido que não adianta mais só divulgar o seu produto/serviço para as pessoas e esperar que elas sejam impactadas e se tornem fiéis à marca.

Nesse momento, os consumidores desejam que as marcas não coloquem o lucro acima de tudo, mas que tenham um propósito e que ajudem as pessoas de alguma forma, seja através de ações concretas ou da maneira como se comunicam.

Isso pode ser comprovado através de um estudo conhecido como “Confiança nas Marcas e a Pandemia do Coronavírus”, que foi realizado pela agência global de comunicação Edelman, em que foram ouvidos 12 mil indivíduos, de 12 países diferentes, incluindo o Brasil.

Pesquisa-aponta-mudança-no-comportamento-das-gerações-X-e-Y-pós-pandemia2 Pesquisa aponta mudança no comportamento das gerações X e Y pós-quarentena

Para 94% dos brasileiros, a expectativa é de que as marcas façam de tudo para proteger o bem-estar e a segurança financeira de seus funcionários e fornecedores, mesmo que isso signifique perdas financeiras até o fim da pandemia. Além disso, esse mesmo número de pessoas também solicita que as corporações invistam na produção de artigos que sejam úteis para ajudar os consumidores a enfrentar os desafios atuais e que ofereçam produtos gratuitos ou com preços reduzidos aos profissionais da área da saúde, pessoas com alto risco de contaminação e pessoas que tiveram o seu emprego afetado pela crise.

O Flamengo, por exemplo, um dos times com maior influência do futebol brasileiro e que possui também uma marca muito valiosa, investiu na produção e disponibilizou em seu e-commerce máscaras e álcool gel com a sua logo estampada para auxiliar as pessoas durante esse momento. Outro exemplo é a Coca-Cola Brasil que, em conjunto com a Brasal Refrigerantes, doou cerca de 24 mil litros de água mineral para ajudar os profissionais da saúde do país.

Pesquisa-aponta-mudança-no-comportamento-das-gerações-X-e-Y-pós-pandemia4 Pesquisa aponta mudança no comportamento das gerações X e Y pós-quarentena

A pesquisa também demonstrou que 68% dos brasileiros estão recorrendo à marcas que já possuíam uma afetividade e confiança durante a quarentena,  enquanto 46% experimentaram uma marca nova por conta da forma como ela está lidando com a situação da pandemia.

Pesquisa-aponta-mudança-no-comportamento-das-gerações-X-e-Y-pós-pandemia5 Pesquisa aponta mudança no comportamento das gerações X e Y pós-quarentena

Como resultado, o estudo mostrou que a qualidade de resposta à crise de uma corporação terá um enorme impacto na escolha de compra de 76% dos brasileiros, descartando as empresas que colocam o lucro acima das pessoas, possivelmente para sempre.

O Marketing Digital pode ser um grande aliado para garantir o sucesso no futuro mercado que nos espera

Como você pôde perceber, a tendência é que as mudanças sejam permanentes, portanto, não é hora de ficar parado. Os jovens estão exigindo que as empresas, como dito anteriormente, vendam uma experiência completa, ou seja, não tenham um relacionamento pautado apenas pelo momento da compra, mas que impactem de diversas formas positivas na vida dos consumidores.

Leia: Customer Success x Customer Experience: saiba as diferenças

Portanto, saiba que o investimento em estratégias de Marketing Digital, como o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing, são de extrema importância, já que são capazes de fazer com que a sua empresa se torne visível e atraia um maior número de pessoas do seu público-alvo a partir da disponibilização de conteúdos interessantes e que sejam relevantes para melhorar a vida de cada um (lembra o que falamos sobre a experiência?) para plataformas que vão muito além das redes sociais.

Leia também:Marketing em tempos de pandemia