'); }); jQuery('#site-menu .oxy-pro-menu-show-dropdown .menu-item:not(.menu-item-has-children) > a', 'body').each(function(){ jQuery(this).append('
'); }); Orçamentos

Captação de clientes: 7 dicas para ter sucesso

A captação de clientes é um fator essencial para que a empresa continue crescendo e venda mais. Muitos especialistas vivem repetindo que “vendas é o oxigênio das empresas” e que a empresa que não cresce está morrendo.

Por isso, trouxemos 7 dicas para você ter sucesso na sua estratégia de captação de novos clientes!

O que é captação de clientes?

Entender o que é a captação de novos clientes não é muito difícil.

Afinal, a palavra explica por si só: é a busca por pessoas que estejam dispostas a comprar ou consumir o seu produto ou serviço. 

O objetivo desse processo é que o time de vendas, que deve ser bem estruturado, entre em contato com essas pessoas, sempre respeitando o estágio que elas se encontram no funil de vendas. 

Hoje em dia, com os conceitos  de Inbound Marketing e Inbound Sales e com todas as mudanças que ocorreram com o perfil do consumidor, o time de vendas deve ser treinado para uma abordagem mais consultiva. Uma vez que os potenciais clientes já chegam até o vendedor muito mais maduros e com informações relevantes sobre o problema que ele precisa resolver e a solução que sua empresa oferece.

No momento atual, não cabe mais vendedor que quer “empurrar” um produto ou serviço. O vendedor precisa conhecer bem a solução que está oferecendo, o perfil do cliente e o momento da jornada de compra em que o prospect está. 

Conheça a sua persona

Para que isso aconteça, é importante que você saiba o que é persona e, a partir disso, defina quem é a persona e o público-alvo da sua marca. 

Isso porque, para a captação ser feita de maneira assertiva, os potenciais clientes devem ter o perfil que você está buscando. Ao contrário, essa estratégia não terá o sucesso almejado, pois será muito difícil vender para quem não precisa da sua solução e mesmo que você consiga fazer isso, pode gerar prejuízo, uma vez que a retenção do cliente será muito difícil e o esforço gerado na venda não valerá a pena a médio e longo prazo.

Entre em contato

O contato pode ser feito tanto pelo telefone, como por e-mail, WhatsApp, ou até mesmo pessoalmente. 

Cabe à empresa entender qual a melhor forma ou quais as melhores formas de abordar o usuário para não perder essa oportunidade, uma vez que o contato pode ser tentado através de diversos canais.

Diversas pesquisas apontam que o tempo de resposta a um lead que "levantou a mão", ou seja, pediu um contato para saber mais sobre um produto ou serviço é diretamente proporcional à taxa de conversão. Os dados não são exatamente os mesmos nas mais diversas pesquisas, mas em todas elas as taxas caem exponencialmente a cada hora passada. Isso confirma que quanto antes você fizer o contato, maiores são as chances de captação do cliente.

Como fazer captação de novos clientes? Confira 7 dicas

A captação de clientes para contabilidade, para corretora de seguros ou até mesmo para um clínica veterinária não vai mudar tanto no conceito em si, por isso,  trouxemos 7 dicas que podem ser usadas em qualquer segmento de negócio. 

Confira como atrair a captar mais clientes para o seu negócio.

1- Conheça sua persona e o seu público-alvo

O primeiro passo para um bom sistema de captação de clientes é conhecer a sua persona e o seu público-alvo, como falamos acima. 

A persona é o seu cliente ideal. Conhecer as características desse cliente, bem como as dores que ele busca solucionar, é fundamental para que você faça uma comunicação assertiva e atraia novos clientes. 

2- Use o marketing de conteúdo ao seu favor

Também é preciso apostar em ideias criativas para captação de clientes. E nada melhor do que usar o marketing de conteúdo para isso.

Uma vez que você conhece sua persona e os problemas que ela busca solucionar, essa etapa torna-se muito mais fácil.

Investir em conteúdo de qualidade, seja ele e-books, infográficos e postagens em mídias sociais de maneira criativa e assertiva, respeitando a jornada de compra, é o caminho certo para o sucesso. O conteúdo é capaz de te mostrar como um especialista no assunto e fazer com que os clientes cheguem muito mais maduros para realizar a compra do seu produto ou serviço.

3- Entenda e respeite as etapas do funil de vendas

Falando em jornada de compra, é muito importante entender como funciona o funil de vendas.

O funil de vendas está dividido em topo, meio e fundo. No topo, os seus potenciais clientes começam como visitantes, e vão avançando até se tornarem um cliente de fato, no fundo do funil.

O entendimento da jornada de compra, passa por saber exatamente qual a dor do lead em cada momento da jornada e quais os pontos e canais de contato com a sua marca, dessa forma você deverá estar presente com o conteúdo correto para o momento. 

Contar com ferramentas de marketing digital nesse processo, como plataformas de automação de marketing para ganhar escala nas ações, além de um plano de marketing bem feito, ajuda a passar por essa etapa de forma muito mais eficiente.

4- Crie um fluxo de e-mails

Voltando ao assunto marketing de conteúdo, porque não investir em um fluxo de e-mails segmentado para divulgar seus materiais? 

Dessa forma, você faz com que esses leads vão avançando no funil de vendas, tornando muito mais simples que eles se tornem clientes. A estratégia de e-mail marketing é uma forma muito eficiente de gerar vendas escalando o processo.

5- Use o Google meu Negócio ao seu favor

Estar presente no Google meu negócio é uma das técnicas de captação de clientes, já que novas pessoas podem descobrir sua marca por ele, além de ser uma plataforma muito eficaz para gerar confiança e valor aos leads que já estão quase no momento de compra.

Afinal, o Google é o buscador de serviço mais acessado (99,48%) no mundo e no Brasil, e se sua empresa não estiver nele, a captação de clientes pode ser bem mais difícil. 

Isso porque ele é uma ferramenta de atração orgânica, o que pode facilitar muito o seu negócio a vender mais.

6- Não esqueça da mídia paga

Dentre as estratégias de captação de clientes, temos a mídia paga, que são os anúncios pagos em sites e redes sociais. Uma forma muito eficaz de captar novos clientes, uma vez que o tráfego orgânico através das redes sociais é quase inexistente e através do Google, engloba uma estratégia de SEO, que apesar de muito eficiente, dá resultados a médio e longo prazo.

7- Invista na indicação de clientes atuais

Nada melhor do que usar a prova social para conseguir novos clientes.

Muitas empresas usam o que chamam de “programa de indicação”, oferecendo benefícios para aqueles que indicam a marca para outras pessoas.

Saiba que se você vendeu para o cliente certo, entregou o que ele estava precisando e proporcionou uma experiência de compra excelente, ele te indicará praticamente de forma espontânea, gerando novos clientes com um custo de aquisição muito menor e tornando a sua empresa ainda mais lucrativa.

Entendeu porque o processo de captação de novos clientes é tão importante para a sua empresa? E deve ser feito de forma estruturada e planejada?

Agora que você já sabe como fazer captação de clientes, é hora de começar a montar a sua estratégia para que isso aconteça. 

Entre em contato com a gente e leve ainda mais sucesso para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por dentro da
@grupos2mktdigital

Receba
novidades

Siga-nos

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2021- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram