Escolha uma Página

Dicas-para-dar-um-UP-no-seu-time-para-vender-a-distância Dicas para dar um UP no seu time para vender a distância

Com todas as dificuldades acarretadas pela pandemia do novo coronavírus, como à queda da produtividade e a desaceleração da economia, muitas empresas estão enfrentando o desafio de manter um processo de vendas minimamente saudável, com vendedores trabalhando home office e, na grande maioria dos casos, tendo que se acostumar a essa nova rotina.

Para corporações que já possuíam um time acostumado com vendas a distância, os impactos podem ser reduzidos. Porém, quem está entrando nesse meio agora, pode sentir algumas dificuldades.

Leia e confira algumas dicas para ajudar a sua equipe a performar também nos processos de vendas à distância e, consequentemente, melhorar o panorama da sua empresa!

Se você ainda não está vendendo a distância, comece o quanto antes! Não é hora de ficar parado e esperar a tempestade passar!

É fato que, desde o início da pandemia do novo coronavírus, empresas do mundo inteiro estão sofrendo com os impactos ocasionados por ela, principalmente por conta da recomendação do isolamento social, o que frustrou os planos de quase todos os empresários que possuíam pontos de venda presenciais.

Diante dessa situação, a saída para quem deseja continuar ativo no mercado está sendo procurar pela inovação que, neste caso, significa arrumar maneiras de chegar ao cliente, já que ele não pode ir até a corporação. Para isso, optar por formas de fazer negócios a distância é extremamente importante e está sendo a salvação para a grande maioria.

No caso, a adaptação ao “novo mercado” pode ser realizada de diversas formas, como:

  • Monte um esquema de entrega à domicílio

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sistema de “delivery” não é exclusivo para restaurantes. Esse é um mercado muito diversificado e da oportunidade para todo tipo de estabelecimento, desde pet shops, lavanderias, farmácias, lojas de roupas, entre diversos outros segmentos.

No caso do atual momento, a ideia de buscar essa nova forma é ganhar espaço em um mercado que antes não existia para a sua empresa e, dessa forma, se manter ativo no mercado.

  • Utilize o meio digital para se comunicar com os seus clientes

A crise está mostrando o quão importante é o Marketing em tempos de pandemia, principalmente para instruir às empresas a como adaptar a sua comunicação ao momento do qual estamos vivendo. Afinal, com essa nova realidade, mostrar empatia e evitar o oportunismo está sendo o segredo para agregar valor às marcas.

E tudo isso está relacionado com a boa presença nas redes sociais, principalmente para continuar próximo do seu consumidor durante esse momento de isolamento social e, dessa forma, evitar que a empresa caia no ostracismo.

  • Crie forças tarefas digitais e expanda o seu público!

Se você é um varejista de roupas/acessórios e beleza, por exemplo, oriente seus funcionários a agirem como “consultores” da sua marca/empresa no ambiente online, eles se tornarão influenciadores da sua marca nos ambientes digitais (Facebook, Instagram, WhatsApp) , eles irão impulsionar suas vendas online e offline além de poderem até fazer a entrega, dependendo do raio de ação de cada negócio!

Existem diversas outras ações que podem ser realizadas durante esse momento tão delicado para continuar vendendo, mesmo que a distância, como por exemplo, investir no e-commerce, uma das formas que mais vem sendo adotadas pelas empresas durante a pandemia. A ideia é usar a criatividade e ter em mente que não é possível dizer não a essas mudanças!

Dicas-para-dar-um-UP-no-seu-time-para-vender-a-distância-1 Dicas para dar um UP no seu time para vender a distância

Vender a distância pode até ser uma emergência no momento, mas tudo indica que será uma tendência no mundo pós-pandemia

O mundo está diante de um processo de intensa transformação. A pandemia tem sido uma grande impulsionadora para adoção e a utilização de novos recursos por parte das empresas, principalmente os que dizem respeito a vendas a distância, como você pôde ver anteriormente. E engana-se quem pensa que essa medidas só serão efetivas até o fim da quarentena.

De acordo com um estudo da KPMG, os novos modelos de negócio, tendo como base as vendas a distância e, principalmente, o e-commerce, serão essenciais para o sucesso de qualquer organização.

Isso porque muitas pessoas, que antes nunca haviam feito uma compra online ou através do telefone, estão sendo obrigadas a optar por esse tipo de serviço e percebendo o quanto pode ser mais fácil do que ter que se deslocar até o estabelecimento para consumir certo produto ou serviço.

Portanto, quem conseguir ter bons resultados com esse “novo” modelo de venda durante a quarentena, pode ter certeza que estará muito bem preparado para o futuro! Por outro lado, quem se recusar a se inserir nesse mundo, estará bem atrás da concorrência!

As mudanças são significativas, mas é muito importante que a adaptação do time de vendas de sua empresa seja rápida e da melhor forma possível

Sabemos que a crise instaurada pelo novo coronavírus impactou de vez o seu planejamento comercial e que isso não era esperado. Muitos dos seus vendedores, provavelmente, nunca haviam trabalhado home office e nem possuíam experiência com inside sales. Porém, apesar de todas as dificuldades, essa mudança deve acontecer da melhor e mais rápida forma possível, visando o pronto atendimento ao seu consumidor.

Você deve ter o seguinte pensamento: enquanto a sua empresa não está conseguindo colocar esse novo modelo para funcionar adequadamente, existe um concorrente que pode já estar habituado para atender o seu mesmo público.

Portanto, confira algumas dicas para ajudar o seu time comercial a se adaptar às vendas a distância:

  • Lembre-se de que a saúde de seu time de vendas é muito importante nesse momento

Procure oferecer tudo que for possível para preservar a saúde do seu time de seus clientes. Opte por respeitar o isolamento social, marcando reuniões por videoconferência através de plataformas como Google Meet, Zoom, Skype, entre outras.

Além disso, também é preciso ter cuidado com a saúde mental, por isso faça contato regularmente para saber como os integrantes da sua equipe estão lidando com o isolamento, solidão, convívio com a família, etc. Isso é muito importante para mantê-los bem para trabalhar da melhor forma possível.

  • Alinhe-se com o seu time sempre que possível

Durante esse momento, as reuniões por videoconferência devem ser as principais aliadas para manter o time comercial engajado e motivado. Portanto, marque conversas regulares com a sua equipe e busque maneiras criativas de manter todos bem mentalmente para enfrentarem juntos esse desafio.

  • Faça adaptações em seu discurso de vendas

O famoso pitch (ou discurso) de vendas necessita de adaptações para as vendas a distância. Isso por que, quando o vendedor está frente a frente com o cliente, é muito mais fácil envolvê-lo na conversa e induzi-lo a consumir o seu produto ou serviço.

Sem ter a proximidade física como vantagem, o grande desafio é fazer com que a pessoa da qual o seu time de vendas está tentando convencer a comprar não se distraia e nem sinta que está perdendo tempo com aquele contato. Para isso, é necessário que o discurso seja mais atrativo e ignore informações desnecessárias.

Além disso, treine os seus vendedores para escutarem observações e queixas passadas pelos consumidores e utilizem dessas informações para melhorarem o processo de venda!

Dicas-para-dar-um-UP-no-seu-time-para-vender-a-distância2-1524x1016 Dicas para dar um UP no seu time para vender a distância

  • Use e abuse da tecnologia ao seu favor

Deve-se ter em mente que, ao vender a distância, é muito mais importante gerar relacionamento e proximidade do que quando o contato é presencial. Portanto, procure utilizar ferramentas, além de chamadas de videoconferências, para te ajudar com isso, como:

Emails marketing automatizados e personalizados;

– Fazer anotações no CRM durante todos os contatos;

– Acessar o histórico completo das oportunidades, com todas as interações registradas desde as etapas de Marketing e prospecção.

Além disso, também é importante aperfeiçoar a agenda e ferramentas como o Calendly facilitam o agendamento de reuniões com clientes e tornam o dia de seu time de vendas muito mais produtivo!

O Linkedin pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar nas vendas remotas

É claramente visível que todas as redes sociais possuem muita importância para as empresas, ainda mais no contexto atual do mercado, em que são a principal forma de divulgação de produtos/serviços e de ter uma aproximidade com o consumidor. Porém, quando o assunto é vendas remotas durante a quarentena, nenhuma rede possui tanta importância quanto o Linkedin.

Dicas-para-dar-um-UP-no-seu-time-para-vender-a-distância3-1524x857 Dicas para dar um UP no seu time para vender a distância

Segundo Renata Centurion, sócia e diretora da Winning By Design, uma das maiores empresas de coaching de vendas de toda a América Latina, a famosa “rede social do trabalho”, que já conta com quase 347 milhões de usuários cadastrados no mundo todo, está funcionando como “cartão de visitas” para os vendedores.

Afinal, em um tempo em que o isolamento social é necessário e as vendas estão sendo realizadas por telefone ou por plataformas de vídeo, se torna muito mais difícil conseguir a confiança do consumidor que, como forma de se sentir mais seguro, está utilizando o Linkedin para conhecer um pouco sobre quem está do outro lado.

Portanto, além de utilizar todas as dicas citadas acima, também instrua a sua equipe sobre a importância de se manter ativo nessa rede social que, por muitas vezes é esquecida. No caso, a recomendação é sempre postar conteúdo interessante e impactante sobre o seu trabalho e as metas atingidas pela empresa, como forma de mostrar ao cliente a sua competência e fazer com que ele se sinta mais confiante quando a realização da compra!

E ai, como está sendo a sua experiência com o trabalho remoto e as vendas a distância?!

Como o seu time anda se saindo? Utilize essas dicas e veja os resultados aparecerem!