Escolha uma Página

Como-o-conteudo-pode-estar-alinhado-as-expectativas-do-seu-cliente2-1524x1016 Como o conteúdo pode estar alinhado às expectativas do seu cliente?

Se a sua empresa está com dificuldades para atrair e reter leads qualificados, saiba que investir em Marketing de Conteúdo pode ser uma excelente maneira de solucionar esse problema e aumentar ainda o mais o poder de conversão e fidelização de clientes da sua empresa.

Para isso, como você já deve saber, ter um blog e mantê-lo abastecido com conteúdo interessante e relevante é essencial. Porém, é importante saber que os conteúdos e materiais que serão publicados não devem ser de “qualquer tipo”, mas sim serem direcionados para suprir necessidades dos seus potenciais consumidores.

Leia o texto e entenda!

Antes de tudo, no que consiste o Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo nada mais é do que uma estratégia de Marketing Digital focada em engajar o público-alvo de uma empresa e, dessa forma, aumentar a sua rede de clientes e potenciais clientes a partir da criação de conteúdo relevante e valioso, como dito anteriormente. 

A partir deles, a corporação consegue atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, de modo a criar uma percepção extremamente positiva a respeito da marca e, dessa maneira, alavancar os negócios.

Porém, é importante ter em mente que o conteúdo deve ser pensado de forma especial…

Primeiramente, é necessário entender que já se foi aquele tempo em que as pessoas eram obrigadas a assistir comerciais de televisão de forma passiva, sem ter como trocar aquilo que estava passando. Nos dias de hoje, com o avanço da internet e a transformação digital, o público possui muito mais poder para decidir o que quer consumir.

Porém, ao mesmo tempo, a empresa também possui o poder, as ferramentas necessárias e o conhecimento para produzir exatamente o conteúdo que o seu público-alvo deseja. 

Mas, ao mesmo tempo que os poderes aumentaram, muitos profissionais ainda possuem dificuldades em parar de falar de seus produtos e passar a focar totalmente no desejo do público, o que é um grande erro.

Atualmente, essa ideia de “propaganda descarada” não funciona mais. O bom conteúdo, na realidade, não deve ser focado em vender, mas sim em trazer benefícios para quem está lendo, ou seja, ensinar algo, resolver um problema ou, simplesmente, esclarecer uma dúvida.

Como-o-conteudo-pode-estar-alinhado-as-expectativas-do-seu-cliente Como o conteúdo pode estar alinhado às expectativas do seu cliente?

O conteúdo precisa estar alinhado com a jornada do cliente através do funil de vendas

Se você conhece bem o processo do funil de vendas da sua empresa, sabe que, para uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso, é muito importante trabalhar em cada etapa com propósito e maneira diferente. Confira:

  • Topo de funil: deve conter conteúdos para pessoas que ainda não sabem que possuem um problema, ou seja, assuntos mais abrangentes sobre o segmento de atuação da empresa. Essa etapa dentro da jornada do cliente é conhecida como aprendizado e descoberta e reconhecimento do problema;
  • Meio de funil: aqui, as pessoas já entendem que possuem um problema, portanto, os conteúdos devem se aprofundar nele e mostrar soluções das quais o produto e/ou serviço que a corporação pode oferecer. Na jornada de compra, nesse momento, o lead está fazendo a consideração da solução.
  • Fundo de funil: nessa etapa, os assuntos devem mostrar ao cliente que a solução da sua empresa é a melhor, já que ele já sabe que possui um problema e já está atrás de um produto e/ou serviço para satisfazê-lo. Aqui, é interessante postar cases de sucesso, depoimentos de outros consumidores e outros assuntos que reforcem como o seu produto/serviço já resolveu o problema de muitas outras pessoas e também pode resolver do lead em questão. Nessa etapa da jornada do consumidor, ele já está tomando a decisão de compra e é importante tirar qualquer objeção que tenha “sobrado” para que ele opte pela sua empresa.

Como-funciona-o-funil-de-vendas-3 Como o conteúdo pode estar alinhado às expectativas do seu cliente?

Dessa maneira, o conteúdo não será apenas útil, mas também passará a mensagem certa no momento certo que aquela pessoa precisa. Assim, a empresa consegue superar as expectativas e faz com que os seus consumidores se tornem fiéis e propagadores da marca!

Quais os benefícios de produzir conteúdo alinhado às expectativas dos clientes?

Atualmente, de acordo com a Rock Content, no Content Trend, cerca de 70% das empresas brasileiras já utilizam dessa metodologia como forma de fazer a atração e aquisição de novos clientes para o seu negócio. Mas, por que será que esse número é tão alto? Bom, a resposta está nos inúmeros benefícios que essa estratégia traz. Confira os três principais:

1- Aumenta o tráfego do site do negócio

Não é uma surpresa para ninguém que o Google é uma plataforma de busca que é utilizada por quase todas as pessoas no mundo, não é mesmo? Portanto, tendo isso em mente, é importante saber que ele é um caminho muito importante que as pessoas farão para chegar até o site do seu negócio.

Sendo assim, produzir conteúdo relevante e com uma excelente estratégia de SEO, é a melhor forma de fazer com que o seu site se mantenha nas primeiras páginas e posições da plataforma, fazendo com que seja mais facilmente encontrado pelos seus potenciais consumidores.

2- Educa o seu mercado

Como dito anteriormente, os conteúdos devem ser focados em resolver problemas das pessoas, portanto, acabam tendo um papel educativo na vida desses indivíduos, fazendo com que quebrem objeções e aumente a satisfação do cliente com a empresa. 

3- Gera vendas

Por fim, o item que mais chama atenção. Produzir conteúdo alinhado às expectativas dos potenciais clientes gera MUITAS vendas. Nos dias de hoje, é um dos principais meios de atrair o público e transformá-los em clientes fiéis.

Portanto, não desista e invista na produção de conteúdos de qualidade e que, de fato, faça com que as pessoas acreditem no seu negócio e o coloque como solução para os seus problemas!