Com o online em alta, as buscas por dicas de marketing digital também cresceram.
Mas será que todas são efetivas? Para te ajudar, separamos alguns truques para você não errar na sua estratégia. Confira!
Marketing digital: quais os benefícios de investir nessa estratégia?
Se você chegou até aqui, muito provavelmente já sabe o que é marketing digital.
Porém, você sabe quais os benefícios esse recurso pode trazer para a sua empresa quando utilizada as estratégias corretas?
Além de aumentar a visibilidade da sua marca e a autoridade da sua empresa, essa ferramenta ajuda na construção de uma audiência qualificada e um estreitamento com o público.
Outro ponto importante é a possibilidade de analisar dados com alta precisão. Vamos te dar um exemplo: ao fazer um outdoor com a sua marca, você sabe ao certo quantas pessoas passaram no local? Provavelmente não.
Mas com o marketing digital é diferente!
É possível mensurar os dados das campanhas, saber quantas pessoas abriram o e-mail, clicaram no link, visitaram seu site e até mesmo efetuaram uma compra, além de ser possível ajustar o que não vem dando tão certo antes da campanha terminar.
Viu só quanta oportunidade você pode estar deixando passar por ainda não investir da forma correta no marketing digital?
Para te ajudar, separamos algumas dicas rápidas de marketing digital. Confira abaixo.
Dicas de marketing digital: conheça as melhores
Sabemos que, fazendo uma rápida pesquisa, você encontrará diversas dicas na internet. Porém, nem todas são realmente efetivas.
Por isso, não trouxemos apenas 3 dicas de marketing digital ou 5 dicas de marketing digital, mas sim separamos 10 dicas de marketing digital para você arrasar e não errar nas estratégias!
1- Defina sua persona e o seu público-alvo
Definir a sua persona (cliente ideal) e o seu público-alvo é fundamental para produzir conteúdos mais assertivos e acertar na distribuição deles em canais específicos.
Afinal, você precisa estar onde os seus potenciais clientes estão, e produzir aquilo que eles querem consumir.
2- Invista no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias dentro do Inbound Marketing.
Ele consiste na criação de conteúdos relevantes voltados ao interesse do seu cliente ideal, ou seja, sua persona, que podem ser desde textos para o blog, quanto e-books e até mesmo podcasts.
A grande sacada é você falar da sua marca, produto ou serviço, mas sem fazer isso de forma direta, demonstrando a autoridade da sua empresa sobre o assunto, além de ajudar aquele cliente a solucionar sua “dor”.
3- Otimize o seu site
Investir em SEO é fundamental para que mais pessoas encontrem sua marca na vastidão que é a internet.
Afinal, dados do próprio Google afirmam que aproximadamente 75% dos usuários que fazem uma pesquisa não passam da primeira página de busca.
Logo é necessário utilizar estratégias que ajudem a rankear seu conteúdo e colocá-lo entre os melhores resultados, para assim ser achado por potenciais clientes.
4- Tenha um blog
Além de posicionar sua marca no Google, um blog ajuda sua persona a solucionar suas dores e problemas, avançando para a próxima etapa do funil de vendas.
5- Invista nas redes sociais que sua persona está presente
As redes sociais já dominaram a vida da população ao redor do mundo todo.
Então, não estar presente lá é, praticamente, dar um “tiro no pé”.
Só lembre-se de fazer uma análise e descobrir quais os canais a sua persona está presente, para não fazer conteúdos sem propósito.
6- Utilize o e-mail marketing
Está perdendo tempo e dinheiro quem pensa que o e-mail marketing morreu.
Uma pesquisa realizada pela Statista (2019), empresa internacional que apresenta dados de mercado, revelou que o número de pessoas que possuem contas de e-mail no mundo inteiro atingiu a marca de 3,9 bilhões. E, segundo projeções, em 2024, esse número terá aumentado para 4,48 bilhões.
O e-mail continua forte e presente na vida de muitas pessoas e, quando bem utilizado, é uma excelente estratégia de marketing digital.
7- Humanize seu perfil
Não seja aquela marca que bombardeia seus clientes a todo momento com propagandas.
A venda deve ser vista como consequência do bom relacionamento que você tem com o visitante ou cliente, mostrando que ele pode contar com a sua marca para solucionar os problemas.
Afinal, ninguém compra um produto, mas sim a solução que ele traz para nossas vidas.
Mostre quem é sua marca, os propósitos e valores, e também que você se importa com os seus seguidores.
Invista em vídeos, enquetes, Reels, stories, e tudo que aproxime a marca do cliente.
8- Utilize o CTA
O call to action, ou chamada para ação, é fundamental para incentivar o visitante a tomar uma determinada ação que você espera dele. Deve estar presente em todos os seus conteúdos.
Alguns exemplos são:
- Salve esse post;
- Deixe o seu like;
- Deixe seu comentário;
- Baixe agora;
- Inscreva-se no canal, entre muitos outros;
- Clique para comprar
Claro, tudo irá depender do seu objetivo e do momento da jornada de compra que aquele cliente se encontra.
9- Tenha um calendário de postagem
Não basta postar uma vez a cada duas semanas e sumir, viu?
É preciso ter uma frequência concreta, já que os seguidores passam a esperar pelo seu conteúdo.
Por isso, ter um calendário de postagens é uma excelente pedida, já que essa é uma ferramenta para otimizar o seu tempo e faz com que você tenha sempre um conteúdo na manga.
10- Não esqueça do mobile
Segundo o relatório Webshoppers 43, da E-bit/Nielsen e do banco Bexs, foram registradas 194 milhões de vendas online em 2020, só as compras pelo celular representaram 55,1% das transações realizadas.
Ou seja, todo o seu conteúdo deve ser otimizado para o mobile o mais rápido possível.
Dicas de marketing digital: Instagram
As dicas apresentadas acima valem para o Instagram, como humanizar o perfil, ter um calendário de postagens, utilizar CTA e, claro, conhecer sua persona.
Porém, existem outras dicas de marketing digital no Instagram que devem ser consideradas:
- Mude seu perfil para uma conta comercial, caso ainda não seja. Para fazer isso, vá em configurações e clique em “alternar para perfil de negócios”;
- Use as ferramentas mais recentes que o aplicativo disponibiliza, como o Reels;
- Use os stories para interagir com os seus seguidores, com enquetes e caixinhas de perguntas;
- Analise as métricas: o próprio Instagram disponibiliza diversos dados como taxa de crescimento e taxa de engajamento;
- Faça lives e vídeos para o IGTV;
- Escreva suas informações na sua BIO corretamente, de maneira que chame atenção e seja esclarecedor. No site, coloque um link para que o visitante possa entrar em contato com o seu negócio;
- Utilize hashtags que tenham a ver com o seu conteúdo.
Dicas de marketing digital para pequenas empresas
O marketing digital para pequenas empresas também é fundamental, até porque muitos negócios locais foram afetados com a pandemia.
Além das estratégias já citadas, é muito interessante firmar parcerias com influenciadores locais, que tenham a ver com o seu negócio, e investir no marketing de relacionamento, como, por exemplo, os programas de fidelidade, em que o cliente ganha uma bonificação após um determinado número de compras.
E você, tem investido em estratégias de marketing para o seu negócio? Conte com a gente nesse processo!
Leia também: Como funciona o Inbound Marketing?