Orçamentos
Grupos no Linkedin: como podem ajudar na sua estratégia?

Grupos no Linkedin: como podem ajudar na sua estratégia?

Os grupos no Linkedin são uma estratégia importante para as organizações que querem criar relacionamento e se aproximar do seu público-alvo.

Veja nesse texto, como ter uma estratégia de branding ao participar desses grupos para  conhecer clientes em potencial, fazer conexões e formar parcerias. Afinal, já são mais de 30 milhões de empresas no mundo que usam o Linkedin para fazer negócios.

O que são e como participar de grupos no Linkedin?

Os grupos do Linkedin são fóruns fechados, que representam um caminho importante para chegar mais perto do público que interessa para uma marca, porque neles estão pessoas com interesses comuns, trocando experiências, buscando conselhos, expandindo suas conexões e compartilhando ideias, ou seja, é possível construir relacionamentos significativos lá.

São mais de 1,5 milhão de grupos registrados no Linkedin, alguns estritamente comerciais e outros mais restritos a certos interesses. Com um leque desses é muito possível que encontre uma boa quantidade de grupos que pode ser importante para os seus negócios. 

Além disso, pense que as pessoas que frequentam essa rede social  já estão com foco no trabalho, portanto, estão mais propensas à venda social. Por isso, pode ser um importante canal para o branding e o inbound marketing.

São inúmeros os benefícios de participar desses grupos no Linkedin.Para o marketing de conteúdo, por exemplo, é uma ferramenta significativa para aumentar o alcance dos seus posts e também publicar artigos no Linkedin Pulse.

Além disso, também é possível obter uma segmentação importante para o seu negócio. Para isso, há diversos filtros demográficos que vão ajudar a falar com as pessoas ideais para o seu negócio. É possível também pesquisar por títulos, palavras-chave ou frases relevantes.

Outro ponto importante ao usar os grupos no Linkedin é saber que essa pode ser uma ferramenta importante para se diferenciar dos seus concorrentes, mantendo esse canal de relacionamento mais estreito com seu público.

Então, veja as dicas abaixo e mãos à obra.

Grupo Linkedin:  procure grupos relevantes para o seu negócio

Então a primeira medida para aproveitar esse potencial é encontrar os grupos que sejam relevantes para o seu negócio e reservar um tempo para entender como funcionam. Ao participar desses grupos, terá uma espécie de raio-X que vai revelar como o seu público-alvo se comporta, do que gosta ou não gosta.

Para encontrar esses grupos, pode começar com uma pesquisa no diretório de grupos, que está na página inicial. 

Mas, avalie bem o grupo, veja se essa comunidade pode gerar oportunidades de vendas para a sua empresa. 

Outro ponto interessante de avaliação é a frequência das postagens, se os membros são ativos e se gera engajamento. Além disso, observe se há pessoas que já façam parte da sua rede.

Então, se você quer saber como entrar em grupos no Linkedin, comece digitando um termo de pesquisa relacionado ao grupo que pretende entrar. Quando você começar a participar dos grupos, o próprio Linkedin irá indicar outros semelhantes.

Você pode participar do maior número de grupos possível para ter a chance de encontrar os clientes potenciais, porém, não se esqueça que a qualidade quase invariavelmente pode ser mais eficaz do que a quantidade. Grupos com conteúdos de qualidade são muito mais relevantes para os negócios de qualquer empresa.

Por isso, tenha um certo cuidado com grupos abertos, onde pode encontrar muitas autopromoções e links.

Grupo Linkedin:  procure grupos relevantes para o seu negócio Então a primeira medida para aproveitar esse potencial é encontrar os grupos que sejam relevantes para o seu negócio e reservar um tempo para entender como funcionam. Ao participar desses grupos, terá uma espécie de raio-X que vai revelar como o seu público-alvo se comporta, do que gosta ou não gosta. Para encontrar esses grupos, pode começar com uma pesquisa no diretório de grupos, que está na página inicial.  Mas, avalie bem o grupo, veja se essa comunidade pode gerar oportunidades de vendas para a sua empresa.  Outro ponto interessante de avaliação é a frequência das postagens, se os membros são ativos e se gera engajamento. Além disso, observe se há pessoas que já façam parte da sua rede. Então, se você quer saber como entrar em grupos no Linkedin, comece digitando um termo de pesquisa relacionado ao grupo que pretende entrar. Quando você começar a participar dos grupos, o próprio Linkedin irá indicar outros semelhantes. Você pode participar do maior número de grupos possível para ter a chance de encontrar os clientes potenciais, porém, não se esqueça que a qualidade quase invariavelmente pode ser mais eficaz do que a quantidade. Grupos com conteúdos de qualidade são muito mais relevantes para os negócios de qualquer empresa. Por isso, tenha um certo cuidado com grupos abertos, onde pode encontrar muitas autopromoções e links.

Seja ativo nas atividades e grupos Linkedin onde ingressou

Uma das maneiras de aumentar a visibilidade do seu negócio nos grupos é se engajar. Por isso, é importante ser ativo.

Mas,  primeiro ouça o que está sendo dito lá, então, reserve um tempo para contribuir com o grupo, apresentando o que for relevante, mas não exagere nas postagens. Como foi dito mais acima, no Linkedin tudo se refere muito mais à qualidade.

É possível criar o próprio grupo no Linkedin

Além de participar de outros grupos, também é possível criar o seu próprio grupo para engajar mais pessoas. A dica aqui é pensar em um tema que seja interessante para o seu público-alvo.

Se você não sabe como criar grupo no Linkedin, basta seguir esse passo a passo:

  • Acesse a página de grupo do Linkedin;
  • Clique em “Criar Grupo”;
  • Forneça as informações e configurações, como título, descrição, localidade, setor (até 3), regras do grupo, visibilidade e permissão do grupo;
  • Salve as alterações;
  • Convide seus contatos.

Convidar os contatos é uma etapa bastante relevante porque é a partir dela que o grupo poderá se expandir,   porque ao convidar pessoas interessadas no tema específico vai ampliar suas chances de vender mais.

Para isso, pode ir no perfil da pessoa e procurar pela lista de grupos que ela participa, então já terá como saber se pode gerar um interesse em participar do seu. 

Outra dica importante na hora de preencher a descrição do grupo é pesquisar o que está descrito em grupos semelhantes, para se inspirar e fazer melhor. 

Aqui, a dica também é deixar o grupo sempre ativo, pronto para receber visitas, porque assim gera mais tráfego. Para estabelecer uma conexão logo de início, crie uma mensagem de boas-vindas e promova discussões para incentivar o engajamento.

Leia também:

Colete dados nos grupos

Depois de entender como entrar em grupos no Linkedin e criar a própria comunidade, outro ponto interessante para suas estratégias de marketing é poder realizar pesquisas com seu público.

Para isso, faça perguntas sobre hábitos e comportamentos, colete opiniões e faça enquetes sobre lançamentos, além de buscar outras informações relacionadas ao seu negócio ou nicho.

A coleta desses dados vai ajudar muito a conhecer melhor o seu público e promover o seu negócio.

Garanta mais leads qualificados

Uma das grandes vantagens dos grupos no Linkedin é a geração de leads qualificados, porque permite criar uma lista com potenciais clientes a partir dos filtros de pesquisa.

Localização geográfica, cargos e empresas são dados que ajudam a montar a sua estratégia de relacionamento, com ações para gerar mais interação.

Conclusão

Se quer aumentar suas vendas no Linkedin, não abra mão dos grupos. Existem comunidades para todos os tipos de segmentos e perfis de usuário, portanto, é uma ferramenta importante na geração de leads e conversão.

Comece entrando em um ou 2 grupos do seu segmento, depois vá expandindo o número, observe as conversas e encontre maneiras de contribuir.

É muito possível que a sua empresa encontre o cliente ideal lá!

ebook como estruturar a sua empresa para ter sucesso com o marketing digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por dentro da
@grupos2mktdigital

Receba
novidades

Siga-nos
Parceiro Gold RD Station
Certificado em Inbound Marketing - RD Station
Certificados RD Station

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2021- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram