fbpx
Escolha uma Página

Apesar de todo mundo precisar frequentar o supermercado, esse é um segmento que, sem dúvida, possui muita competitividade.

Por isso, investir em estratégias de marketing digital para supermercados é essencial para a marca se destacar frente aos concorrentes. Continue lendo e conheça 6 ações certeiras para colocar em prática ainda esse mês!

GS2-Marketing-Digital-Marketing-digital-para-supermercados Marketing digital para supermercados: 6 ações certeiras

Marketing digital: qual a vantagem?

Um relatório apresentado pelo We Are Social e Hootsuite de janeiro de 2021 apontam para a existência de 4,66 bilhões de usuários na rede.

Já uma pesquisa de 2021, realizada pela GWI (Global Web Index), mostrou que o brasileiro passa mais tempo nas mídias sociais do que em qualquer outro meio – como a TV e o rádio.

Ou seja, utilizar estratégias de marketing digital é imprescindível para que a marca não fique para trás diante de tantos concorrentes, principalmente quando o assunto é marketing para supermercados, pois sabemos que esse nicho só cresce no mundo, sendo que os clientes contam com uma gama muito alta de escolhas e querem cada vez mais facilidades e boa experiência no segmento.

Diante disso, alguns passos são fundamentais para garantir o sucesso na área. Entenda!

Plano de marketing: supermercado

Nesse caso, as ações de marketing buscam melhorar a presença online da marca, divulgando o supermercado e estreitando o relacionamento com o consumidor. 

A consequência disso são novas pessoas conhecendo a marca a cada dia e o aumento no número de clientes e a manutenção dos atuais clientes para que continuem fiel a marca.

Porém, antes de sair produzindo conteúdo, é necessário pensar em toda uma estratégia para que isso funcione e você não perca tempo nem dinheiro.

Trouxemos alguns passos fundamentais para você montar um planejamento estratégico de marketing no supermercado: 

Estude seu nicho e os seus concorrentes

Estudar o seu nicho de mercado é importante para saber o que esperar para os próximos meses e ano.

Além disso, observar o que os seus concorrentes andam fazendo em termos de marketing também te dará um norte do que funciona e daquilo que não vale repetir.

Conheça seu público-alvo e a sua persona

Essa etapa é muito importante! Conhecer quem consumirá o seu conteúdo e, posteriormente, seus produtos, tornará suas ações muito mais assertivas. 

Aliás, conhecer a persona do seu negócio – o cliente ideal – te trará muitas informações, como: qual linguagem utilizar, quais os canais e tipos de conteúdo que ela consome e, o principal: qual a “dor”/necessidade dessa persona e os caminhos que ela percorre até o momento de compra, o qual damos o nome de jornada de compra do cliente.

Defina seus objetivos

O que você deseja, nesse momento, alcançar com o marketing digital? Você quer que sua marca seja mais conhecida? Quer atrair novos clientes? Fidelizar aqueles que você já tem? Quais serão as métricas analisadas?

Defina um alvo e trabalhe para isso!

Faça um calendário de postagens e siga-o com constância

Definindo quais canais serão utilizados, é importante lembrar da importância da constância nas publicações.

Não vale produzir conteúdo uma vez a cada duas semanas, viu?

Para isso, um calendário de postagens pode te ajudar. Defina quais os temas e as datas que eles serão produzidos, e tenha sempre o seu conteúdo em dia.

Estratégias de supermercados para vender: conheça 6 ações certeiras

Agora que você já sabe como começar, trouxemos algumas dicas de 6 ações certeiras que vão te ajudar a vender mais. Confira:

1- Trabalhe o Branding e o Inbound Marketing da marca

Por que o cliente deve comprar do seu supermercado e não do concorrente? 

Para essa pergunta ser respondida, é fundamental trabalhar o branding da marca, levando em conta tudo o que gera valor à marca – seja o seu posicionamento, o que a marca acredita, e a experiência diferenciada que a sua proporcionará ao cliente.

Para isso, o Inbound Marketing entra em ação, no que diz respeito a produção de conteúdo. Você deve deixar bem claro os seus diferenciais nos conteúdos que você produz.

Alguns exemplos que podem ser bons diferenciais: opções de delivery; Produtos importados; Feira com produtos orgânicos; Programa de fidelidade e muitos outros.

2- Divulgue suas ofertas diariamente

A maioria dos supermercados possuem ofertas diárias, geralmente feitas em panfletos. 

Porém, a divulgação desses preços podem e devem ser feitas pelas redes sociais, alcançando um público muito maior.

3- Invista em anúncios patrocinados

Investir em anúncios patrocinados pode trazer excelentes resultados para a empresa, feitos corretamente.

Você pode fazer ofertas para a cidade toda ou até mesmo para um público específico. Tudo isso dependerá, mais uma vez, dos objetivos que você deseja alcançar. 

4- Aposte no marketing de relacionamento

No quesito fidelização de clientes, apostar no marketing de relacionamento é uma excelente pedida. 

Ofereça uma experiência única ao seu cliente, para que ela queira sempre voltar a consumir da sua empresa.

Você pode apostar em programas de fidelidade ou até mesmo e-mails promocionais em determinadas épocas do ano, como aniversários. 

5- Aproveite as datas comemorativas

As datas comemorativas, como Natal, Páscoa, e até mesmo o dia dos namorados são uma excelente oportunidade para criar campanhas e promoções. 

6- Conte com a ajuda de uma agência de marketing digital

Contar com a ajuda de profissionais especializados na área, como uma agência de marketing digital, com certeza potencializará os resultados das ações de marketing da empresa.

Isso porque no digital tudo muda muito rápido, portanto é necessário estar sempre por dentro e aproveitar as oportunidades.

O marketing do seu supermercado está meio parado? Entre em contato com a gente e vamos bater um papo!