Escolha uma Página

Marketing-Medico-torne-se-uma-autoridade-digital-1524x857 Marketing Médico: torne-se uma autoridade digital!

Nos últimos tempos, o setor da saúde vem sofrendo diversas mudanças. Se antes era ótimo estar entre as primeiras páginas dos famosos e antigos livros de recomendação de serviços, que todo mundo tinha em casa, hoje, com o crescimento e instauração da internet na vida das pessoas, isso já não faz muito sentido.

A busca pelo conhecimento, ocasionada pelo fenômeno de revolução digital, traz ainda mais informação aos pacientes que, por sua vez, estão ficando muito mais criteriosos, utilizando dos meios de comunicação digitais para buscar informações sobre seus sintomas e, muitas vezes, recomendações sobre especialistas.

Se você é um médico e tem conhecimento sobre todos esses fatores, deve estar se perguntando agora: mas como destacar o meu trabalho, em meio a toda essa concorrência? Bom, é exatamente para isso que existe o Marketing Digital, mais precisamente, o Marketing Médico.

Leia o texto abaixo e entenda!

Afinal, o que é Marketing Médico?

Diferente do que a maioria pensa, o Marketing Digital para Médicos vai muito além de fazer propagandas sobre clínicas.

Philip Kotler, considerado o pai da área, define Marketing como um processo social em que pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. Ou seja, o Marketing na área da saúde possui como princípio mostrar o serviço aos pacientes, destacando os diferenciais e oferecendo a melhor experiência possível, com a finalidade de atraí-los para o seu consultório.

Qual é a verdadeira importância do Marketing Digitalpara quem trabalha na área de saúde?

De forma simples, a importância de se investir em Marketing Digital está na possibilidade de atração de novos pacientes, através da geração de conteúdo e presença nas plataformas digitais. Porém, se engana quem pensa que o necessário é só ter redes sociais e fazer postagens de vez em quando nelas.

O verdadeiro objetivo do Marketing Digital, através das estratégias de conteúdo, é criar autoridade no assunto, ou seja, fazer com que ele se torne respeitado, valorizado e, principalmente, requisitado.

Mas, de fato, o que é ser uma autoridade? Bom, segundo o dicionário Michaelis Online, a autoridade é uma “pessoa de reconhecido mérito ou saber em algum ramo de atividade, o que lhe granjeia respeito e credibilidade”. Ou seja, ser autoridade no mundo médico significa ser reconhecido pelo conhecimento na área de atuação, o que faz com que as pessoas sempre o procurem quando tiverem algum problema. Essa é a real essência do Marketing Digital na área médica!

Ok. Mas, como isso acontece?

  • Inbound Marketing

O Inbound Marketing é também conhecido como marketing de atração, que faz com que, ao invés de você ir até o cliente (no caso, é paciente!), eles o encontrem através de mecanismos de buscas, redes sociais e diversos outros canais digitais.

Nessa estratégia, há uma interação aberta e constante entre o médico e o potencial paciente, o que faz com que aquele processo humanizado do qual falamos anteriormente aconteça, de fato. Além disso, o Inbound também faz com que a mensagem chegue até a pessoa no momento mais oportuno, ou seja, no momento em que a pessoa precisa daquele conteúdo, seja quando ainda não sabe que possui uma doença ou quando já está atrás da solução (tratamento), por exemplo.

  • Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é o principal pilar dentro de uma estratégia de Inbound Marketing bem sucedida e é importantíssimo para criar a tão almejada figura de autoridade digital.

Ele consiste em criar conteúdo interessante, relevante e que solucione eventuais dúvidas de pessoas que possam estar com problemas de saúde relacionados à área de atuação do médico em questão.

Dessa forma, através de conteúdos educativos, é possível atrair visitantes para o seu site, que consomem esse conteúdo e, a médio prazo, podem se tornar novos pacientes. Essa estratégia, além de ajudar o profissional de saúde a atrair novos pacientes, também contribui para o compartilhamento de informações úteis e seguras no ambiente digital.

Principais canais de distribuição do conteúdo

Marketing-Medico-torne-se-uma-autoridade-digital-1-1524x918 Marketing Médico: torne-se uma autoridade digital!

  • Posts em blog

É uma forma muito eficiente de gerar conteúdo de forma escrita, sem contar que se for utilizado em conjunto com uma estratégia de SEO, o resultado pode ser a geração de tráfego orgânico, ou seja, vindo através de mecanismos de busca como o Google, sem a necessidade de investimento em anúncio.

Aprenda como criar um blog de sucesso!

  • Produção de materiais ricos

Através de ebooks, por exemplo, é possível gerar conteúdos mais profundos e oferecer esse material “em troca” de dados, como email. Quando o seu potencial paciente deixa esses dados para você, nós o consideramos um lead e poderemos continuar o relacionamento com ele.

  • Redes sociais

Além dos posts em blog, investir nas redes sociais também é uma excelente estratégia para atrair um maior número de pacientes, já que é onde a maioria dos usuários da internet se concentra.

Nelas, é possível fazer postagens que desenvolvam interações mais próximas, além de também utilizá-las para divulgar os novos posts no blog!

  • YouTube

Apesar de ser considerada uma rede social, colocamos ela a parte, devido ao grande potencial dessa rede nas estratégias de marketing para médicos.  Assim como o Google, a maior plataforma de vídeos em demanda também recebe inúmeras pesquisas relacionadas à área médica. Estar presente, postando vídeos informativos e interessantes de forma constante, é uma excelente oportunidade para alcançar um público ainda maior!

  • Podcast

O queridinho do momento pode render ótimos frutos, ou leads! Disponibilizar conteúdo também em áudio, atende a uma grande e crescente demanda que existe. As pessoas querem ouvir algo relevante enquanto estão no trânsito, na academia ou mesmo no mercado.

  • Email Marketing

Muitas vezes esquecido, o email marketing ainda é uma ferramenta extremamente poderosa para os médicos. A partir dele, é possível manter um relacionamento constante com o lead, fornecendo conteúdo relevante para o paciente, como informações sobre prevenções de doenças e promoções de saúde relacionadas à área trabalhada.

Com essa estratégia, assim como nas redes sociais, a ideia é criar um relacionamento ainda mais próximo com o potencial paciente.

Por fim, existem restrições para o Marketing na área médica?

É muito importante saber que existem certas restrições impostas pelo Conselho Federal de Medicina ao Marketing Médico. Confira algumas restrições:

  • É proibido anunciar de forma direta, ou indireta, alguma especialidade que o médico não possua;
  • É proibido fazer propaganda de aparelhos possuídos pelo consultório;
  • É proibido postar fotos de pacientes fazendo comparativos (o famoso “antes e depois”);
  • Por fim, as redes sociais não devem ser utilizadas para aplicar medicina, mas sim para informar e levar as pessoas ao consultório.

Se você ainda tem alguma dúvida de como utilizar as estratégias de Marketing Digital para a sua área de atuação especificamente, entre em contato e solicite um diagnóstico digital com nossos especialistas!

Marketing-Medico-torne-se-uma-autoridade-digital-2 Marketing Médico: torne-se uma autoridade digital!