Escolha uma Página

O-que-os-consumidores-estão-procurando-na-internet-1524x857 O que os consumidores estão procurando na internet?

Por todo o mundo, a necessidade do distanciamento social mudou de maneira muito profunda a vida das pessoas.

Com todas essas mudanças em suas rotinas, os indivíduos também sofreram modificações na maneira como consomem conteúdos, produtos e outras formas de mídia, como alguns índices de pesquisas no Google vêm mostrando.

Leia o texto abaixo e entenda!

Aumento nas pesquisas no Google de certos termos indicam mudanças nos hábitos das pessoas por conta do tempo em casa

Para muitas pessoas, a rotina normal dos dias e das semanas deu lugar a uma mesmice sem fim, um contínuo que embaralha as fronteiras entre as atividades domésticas e do trabalho. Dessa forma, as pesquisas em plataformas de busca mudaram drasticamente desde o início da quarentena, seguindo a linha do “novo normal”, como aponta alguns levantamentos.

Essas pesquisas estão sendo realizadas das mais variadas formas e com as mais variadas motivações. Segundo um índice do Google, a maior plataforma de buscas do mundo, a busca por palavras como “cadeira de trabalho”, “cadeira de escritório” e “mesa para computador”, por exemplo, cresceu consideravelmente desde o início da quarentena, muito por conta da necessidade repentina de se ter um escritório para trabalhar home office, do qual a maioria das pessoas não estavam preparadas.

Além disso, com academias, parques e clubes fechados, também há dados que comprovam que as pessoas estão procurando por opções para manter-se em movimento enquanto permanecem em ambientes fechados. O interesse de pesquisa no YouTube, por exemplo, teve um crescimento de quase 50% em todo o mundo para “alongamentos em casa” e “vídeos de exercícios em casa, além de também ter acontecido com outras atividades e em outras plataformas.

As pesquisas por “filmes”, “séries”, “filmes para a família”, além de outras formas de entretenimento, como “visita virtual em museus” e “zoológico ao vivo”, também aumentaram consideravelmente desde o início da quarentena no Google, mostrando como o isolamento social também está proporcionando, acima de tudo, uma mudança muito grande nos hábitos de consumo de conteúdos on-line, fazendo com que as pessoas busquem por essa prática dia e noite.

O tédio pode ser a explicação para essa mudança de hábitos!

Segundo o Google, a pesquisa pelo termo “entediado” também teve um salto enorme globalmente desde quando começou a quarentena. Isso por que, seja por não poder sair de casa, seja pela dificuldade de se adaptar a esse “novo normal”, o isolamento social está propiciando mais possibilidades de as pessoas sentirem tédio, ansiedade e, de certa forma, incerteza.

Isso acontece muito por conta do tempo, que antes parecia escasso, hoje está muito mais fluído, além do fato de que grande parte dos indivíduos está passando boa parte do tempo que possuem durante os dias sozinhos ou com a companhia somente de seus entes queridos.Esse contexto está fazendo com que as pessoas busquem por novas formas de se manterem ocupadas, produtivas e, de certa forma, “fugirem” um pouco da realidade e do que está acontecendo no mundo!

Se os hábitos e as pesquisas mudaram, como o Marketing de sua empresa pode se adaptar a essa nova realidade?

Unidas, todas as mudanças na rotina levaram as pessoas a fazerem, conforme visto anteriormente, uma repriorização dinâmica de como, quando, onde e por que consumir, criando uma necessidade das empresas repensarem as suas estratégias de Marketing, visando se inserir nesse novo contexto de buscas.

O-que-os-consumidores-estão-procurando-na-internet2 O que os consumidores estão procurando na internet?

Dessa forma, o Marketing em tempos de pandemia, antes do que qualquer coisa, deve ter como foco ajudar os consumidores com problemas, mesmo que esses não tenham tanto a ver com a área da empresa. Como as informações de pesquisa mostraram, a busca por termos que ajudam no dia a dia, tanto no trabalho quanto na saúde, cresceu consideravelmente, reforçando ainda mais essa tese. Portanto, investir em Marketing de Conteúdo e em Inbound Marketing com temas nesse sentido pode ser uma boa estratégia.

O-que-os-consumidores-estão-procurando-na-internet O que os consumidores estão procurando na internet?

Além disso, pensar em formas de lidar com esse tédio também podem ser muito benéficas para aumentar a visibilidade da marca e também continuar em relacionamento com os seus clientes durante a quarentena. Utilizar o entretenimento como aliado e disponibilizar conteúdos informativos e interessantes, como e-books, vídeos, artigos, newsletters e podcasts são boas opções para manter a empresa longe do ostracismo e se adaptar a esse novo conceito de consumo.

Você consegue entender a importância de se fazer presente nessas novas pesquisas, mesmo que não tenham muito a ver com a sua área de atuação?

Como diz aquele famoso ditado popular, quem não é visto não é lembrado, portanto, é muito importante entender que isso deve ser a sua prioridade número um durante a pandemia. Marcas que forem esquecidas durante a crise possuem menos chances de garantirem a preferência do cliente quando tudo voltar ao normal.

O-que-os-consumidores-estão-procurando-na-internet3 O que os consumidores estão procurando na internet?

Por isso, não deixe de produzir conteúdos e soluções que se encaixem nesse volumes de busca e que sanem problemas de seus consumidores, a fim de fazer parte de suas vidas durante esse momento tão difícil!

Como a sua empresa está se portando quanto a isso? Entre em contato conosco e nos conte suas idéias!