OGA5IQ0-1524x1016 Planejamento estratégico 2020: seja notado com o marketing digital

Muitas vezes, no mundo profissional e em nossa vida pessoal, nos acostumamos a fazer o que aparece para ser feito, sem ter um planejamento previamente definido. E assim vamos levando, até percebermos que a única forma de chegar a um determinado objetivo é com um planejamento. Por isso, para o ano que vem, não deixe de pensar em um planejamento estratégico 2020 para a sua empresa, definindo todos os passos e objetivos que você quer atingir até o fim do ano!

Lembre-se: aceitar “qualquer caminho” raramente fará a sua empresa alcançar algum sucesso!

Agora, saiba que o marketing digital pode ser muito importante nesse seu planejamento para o ano que vem, ajudando (e muito!) na notabilidade e alcance do seu negócio!

Leia e saiba como montar um planejamento estratégico, incluindo-se no mundo digital!

Por que todas as empresas devem fazer um planejamento estratégico para 2020?

Planejar se define por criar um plano para conseguir alcançar determinado objetivo, ou seja, é um roteiro para nos mostrar o melhor caminho. Já a estratégia, por sua vez, é a parte criativa, onde decidimos como explorar as melhores condições para alcançar aquele determinado objetivo.

Logo, o planejamento estratégico é a junção do processo de criação com o de execução de uma estratégia para alcançar o que determinado pela empresa.

O seu planejamento empresarial 2020 deve começar na definição das metas e ir até a tomada de decisão para estabelecer o que é preciso para chegar até elas. E, claro, pensando sempre nas mudanças que podem ser requeridas no meio do caminho para alcançar o sucesso do negócio.

Essas três perguntas podem te ajudar a iniciar o seu planejamento para o ano que vem:

  • Onde sua empresa está?
  • Onde você quer chegar?
  • Como faço para chegar lá?

Com elas, você pode ir determinando as suas etapas e saber exatamente qual o patamar que deseja chegar no final do ano.

Como fazer um planejamento de marketing digital para 2020 e por que ele é importante?

Assim como no planejamento geral de sua empresa, ter uma noção de como está funcionando os seus projetos atualmente e de onde quer chegar também é o pontapé inicial para definir um planejamento estratégico de marketing digital.

Saiba que, em plena sociedade digital e do Consumidor 4.0, sua empresa encontrará muitas dificuldades se não estiver inserida no meio com uma estratégia bem montada, personalizada e de muita qualidade.

Se você ainda possui dúvidas quanto a investir ou não no digital, confira alguns benefícios de se ter um bom planejamento estratégico de marketing digital:

  • Garante sua presença online, fazendo com que você seja mais facilmente encontrado pelo seu público-alvo;
  • Estuda os seus clientes, define a persona e trabalha com base no que foi determinado;
  • Gera engajamento com a sua persona;
  • Conquista a fidelização de clientes;
  • Mensura todos os resultados.

Viu como o marketing digital pode auxiliar na obtenção do seu sucesso profissional em 2020? Não deixe de inseri-lo no seu planejamento estratégico 2020!

Quais são as tendências para o planejamento de marketing digital para 2020?

Agora que você já sabe que, para montar um plano empresarial para o ano que vem, a presença de estratégias no meio digital é muito importante, é hora de conhecer as principais tendências para 2020.

Saiba que, no ano que vem, o meio digital continuará sendo o principal canal de aquisição para a maioria das empresas, fazendo com que você tenha uma enorme concorrência no Internet. Por isso, como todo bom soldado, você deve estar preparado para a guerra.

Portanto, foque no médio/longo prazo e diversifique as suas ações nos canais de aquisição, como:

  • SEO (estratégias para inserir seus conteúdos entre os primeiros nas buscas do Google);
  • Blog e Landing Pages com materiais ricos;
  • Vídeos informativos nas redes sociais;
  • Transmitir Webnars (eventos ou palestras para conseguir a captação de leads).

Porém, você não deve abandonar as estratégias de curto prazo e continuar investindo em:

  • Facebook ADS;
  • Instagram ADS;
  • Google ADS;
  • Linkedin ADS
  • Banners e propagandas em portais que tenham grande fluxo do seu público-alvo.

Além disso, não produza qualquer conteúdo que possa passar por irrelevante para a sua persona. O conteúdo deve agregar valor e transmitir conhecimento prático para todos.

O marketing de conteúdo, em 2020, continuará sendo essencial em sua estratégia de marketing digital. Procure pensar em conteúdos cada vez mais profundos e que respondam todas as dúvidas de seu público-alvo sobre um determinado tema.

Gostou das dicas? Comece agora mesmo a se planejar para 2020!

Lembre-se: quanto mais cedo começar, melhor serão os seus resultados!